A Revolução Industrial teve início na Inglaterra, e possibilitou um grande avanço tecnológico, para todas as faixas etárias. Entretanto, ainda se faz presente a exclusão da terceira idade na era digital. Isso se dá, em função da falta de apoio das famílias, e pela complexidade dos aparelhos digitais.
De acordo com o TIC de domicílio, em 2019 cerca de 58% obteve acesso à internet, um número bastante elevado comparado com 2017, que apenas 27% usufluia deste meio. Sendo assim a problemática teve um grande avanço ao longo dos anos, no entanto, ainda existe idosos que desconhece os meios digitais. Visto que não possui um apoio familiar, para incentivar e repassar o conhecimento necessário.
Outrossim, é válido ressaltar que, não há aparelhos destinados ao público com mais de 60 anos, dificultando a inclusão desse grupo. Um exemplo, são os celulares que possuem diversas funções e que são apresentadas de uma forma complexa. Vale ressaltar que, a maioria dos idosos não possui um ensino completo, e que precisão de formas mais didáticas para entender.
Em suma, são necessárias medidas que atenuem, para a inclusão da terceira idade na tecnologia. Logo, a fim de solucionar tal problema, cabe as famílias, por meio de formas divertidas, ensinar a importância dos aparelhos e suas funções. Ademais, as empresas deverão modificar o formato dos aparelhos, deixando mais práticos. A partir destas ações, todas as tecnologias que foram criadas a partir da Revolução Industrial, passaram a ser usadas de uma forma benéfica a todos os grupos.
robelima
A sua introdução está boa, foi clara, objetiva, usou repertório para contextualizar e ainda expôs os argumentos que seriam desenvolvidos no desenvolvimento
Na primeira parte do seu desenvolvimento(D1) a utilização de dados é sempre bem vinda mas acredito que tenha ficado a desejar mais essa parte do desenvolvimento, principalmente os dados no D1 em que certo trecho diz “58% obteve acesso à internet, um número bastante elevado comparado com 2017, que apenas 27% usufluia deste meio. Sendo assim a problemática teve um grande avanço ao longo dos anos”. E então fica a dúvida, quem são os 58%? Faz referência a todas as pessoas de diversas faixas etárias? Ou somente aos idosos? E os 27%? Faz referência a idosos ? Ou a todos no geral? Acho que tudo deve ficar claro ao leitor, principalmente tratando-se de dados…. mas em suma, o D1 está bem estruturado
Agora o D2, os argumentos são bem sólidos trouxe fatos e exemplos sobre como os aparelhos são complexos para a terceira idade, dessa forma está bem desenvolvida e enriquecida essa parte
E enfim, a proposta de intervenção que possui o agente, a forma como o agente irá intervir mas sobre a parte das empresas modificarem seus aparelhos acredito que ficou a desejar o desenvolvimento dessa solução pois fica a questão: as empresas iriam mudar seus aparelhos do dia para noite? E quem garante que isso iria acontecer de forma eficiente? Acho que neste momento poderia ter a intervenção do Estado para auxiliar as empresas, através de incentivou ou de leis que obriguem elas a dedicar certa quantidade de aparelhos para os idosos e assim, facilitar a inclusão digital! Mas mesmo com esses detalhes, gostei da sua proposta
Em geral, é um texto dissertativo argumentativo bom, bem estruturado, demonstra domínio na norma culta, apresenta repertório, tem uma proposta que respeita os direitos humanos, enfim é uma redação boa. Apresenta poucos deslizes comuns como em relação ao emprego da vírgula, deixar mais claro alguns pontos, desenvolver melhor algumas partes, mas isso é comum!
Nota: 760
Polar
A introdução ficou boa mas faltou uma datazinha da revolução, sempre faça a utilização de datas para o seu corredor não achar que aquela informação foi apenas decorada ou apenas invetada. Parabéns por ter utilizado a antecipação argumentativa.
Na D1 senti falta de um tópico frasal, apresentando seu argumento.
Na D2 senti falta de uma fundamentação do seu ponto de vista, pois é muito importante para aprimorar o seu ponto de vista para o corretor ver que aquele seu ponto de vista é coerente
Na conclusão faltou um detalhamento do agente e eu fiquei um pouco confuso nas ações feita pelo agente.
Em geral, precisa da uma melhorada em virgulas e pontuação para deixa sua redação com coesão, mais nada que um treino não resolva.
Nota: 680
jullia cardoso Fernandes
Joyce, sua redação ficou apresentada de forma muito clara. No entanto, sinto falta de repertório sociocultural, voce so usou repertório no primeiro paragrafo ( revoluciona industrial) e utilizou dados no 2 paragrafo e bons exemplos no 3 paragrafo. Também vejo, indices de autoria, mas cuidado é preciso expor citações ou conceitos explica-los e depois complementa-los, fazer o pacote completo. Além disso nao esquece dos conectivos interparagrafos.
vou te dar a nota baseada nas competências.
I- 160
II- 100 ( REPERTORIO SC- use no minima 3 )
III- 120
IV- 160
V-120 (2 PROPOSTAS, MAS SO 3 ELEMENTOS VALIDOS )
Lucas_Santos
Sua Redação merece maior atenção, o tema que você escolheu foi bom, porém você cometeu alguns erros de português e no uso da vírgula, são erros que são possíveis de ser modificados, com 2 a 3 horas de estudos e práticas.
Durante a sua introdução, você deve expor o tema que você vai argumentar, a introdução é uma apresentação.
O desenvolvimento esta ótimo, as citações utilizadas foram bem colocadas, porém o uso da vírgula e do português “estragaram” a sua redação.
Na conclusão você deveria voltar ao tema, ou seja, expor o tema novamente. Primeiro usaria um conectivo e depois voltaria a expor o tema, seguindo com uma solução.