Corrijo de volta, dê nota pfv

  • 3

Tema : Entre a saúde e o preconceito : o problema da obesidade e do sobrepeso no Brasil

A Revolução Industrial, com o advento de diversas fábricas, foi fundamental para o aumento da carga horária no ramo trabalhístico e, assim, contribuiu para que os funcionários criassem novos hábitos alimentares, já que haviam pouco tempo para se preocuparem com uma boa alimentação. Analogamente, esses fatores não divergem da contemporaneidade, tendo em vista que o alimento, na maioria das vezes, no Brasil, não recebe a devida importância. Nesse sentido, na atualidade, o sobrepeso e a obesidade são fatores habituais e ligados à má refeição, que causam graves problemas, como : um alto índice de preconceito e, na saúde, um agravamento e o aparecimento de males.

A princípio, convém ressaltar que diversas pessoas passam por situações de bullying apenas por não possuírem o corpo que é imposto pela sociedade. Isso é retratado na série “This is Us”, disponível na plataforma de entretenimento Netflix, que menciona a história de uma menina que enfrenta desafios devido ao sobrepeso, desde a sua infância, de modo que era julgada e excluída de brincadeiras pelos seus colegas de classe. Dessa forma, essas situações demonstram um grave caso, por fazer com que as pessoas com excesso de peso possuam uma menor convivência com outros infantes e não sejam acolhidas em situações do cotidiano, podendo causar negativas consequências na saúde mental e no bem-estar.

Outrossim, cabe avaliar que a obesidade pode contribuir, de forma significativa, para o aparecimento de disfunções, como a diabete, as doenças cardiovasculares e respiratórias. Nesse sentido, o documentário “Muito Além do Peso”, que reflete sobre um consumo excessivo de produtos industrializados por crianças, retrata como essa má alimentação infantil atrapalha na realização, inclusive, de exercícios físicos. Dessarte, a saúde, que é um direito de todas as pessoas, não está sendo plenamente evidenciada, conforme assegura a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), por muitas crianças desenvolverem problemas causados pelo alto peso, já que não possuem boas práticas alimentares.

Destarte, medidas são necessárias para a resolução dos empecilhos. Nesse âmbito, compete ao Ministério da Saúde, que possui como função social garantir os direitos nessa área, promover campanhas cujo tema seria “Diga não aos dilemas advindos da obesidade e do sobrepeso“. Isso deve ser feito por meio das salas de aula, especificamente de biologia. Essa ação possui como finalidade combater uma alimentação baseada em alimentos industrializados e previnir futuros desafios na saúde da sociedade. Outrossim, as instituições de ensino devem fazer rodas de conversas com os alunos, com objetivo de combater os numerosos casos de discriminação nas escolas. Assim, espera-se que esses impasses sejam solucionados e que além de diminuir o preconceito o direito à saúde seja plenamente evidenciado, conforme afirma a DUDH.

Compartilhar

4 Correções

  1. Sua redação está muito boa!
    Começou com uma alusão histórica, citou a série e o documentário o que deixou o texto bem embasado e o corretor percebe que você buscou áreas do conhecimento.
    Não fugiu do tema, argumentou e usou dos conectivos para dar coesão, fez uma proposta de intervenção bem detalhada.
    Digno de 1000.

    • 1
  2. Boa tarde, Rafaela! Esta é a nota que te deu de acordo com as competências do ENEM:
    C1 — 160
    C2 — 200
    C3 — 160
    C4 — 200
    C5 — 200
    TOTAL — 920
    Primeiramente, meus parabéns pelo seu desempenho na redação! Gostaria de apontar o quanto gostei da sua conclusão rica em detalhes e a atenção dada a relacionar seus argumentos com seu repertório.
    O que me impediu de te dar nota máxima foram problemas de vírgula (que, aliás, não estão em grande quantidade, mas considero 160 se tiver mais de dois erros e/ou o erro for repetitivo, não ocasional) e sua introdução, que achei meio fraca. A alusão histórica em si foi interessante, mas não posso dizer o mesmo sobre como você a usou.
    Neste primeiro parágrafo, você deu ênfase demais para o fato da comida não receber a devida importância no Brasil. Deu a impressão que seu texto seria sobre a má-alimentação, e a obesidade, apenas uma consequência desta. Eu sugiro que mantenha esta alusão, mas ela poderia ser melhor “encaixada” no contexto da redação se você, por exemplo, relacionar o aumento da carga horária como uma demanda por comida rápida e prática, que causou o crescimento de redes de fats food nas últimas décadas que, por usa vez, causou um extremo crescimento da obesidade. Ao mencionar a obesidade, já fale dos novos problemas que a sociedade passou a enfrentar com ela. Daí, o texto na íntegra permaneceria igual.
    Novamente, achei sua redação muito boa. Desejo-lhe ótimos estudos!

    • 1
  3. Olá!
    Parabéns pela sua redação,ela se enquadra nos requisitos do Enem para um texto dissertativo-argumentativo. Gostei que vc explicou na sua conclusão como seria realizada a campanha que vc sugeriu. Na parte”isso deve ser feito por meio das salas de aulas” acho que seria mais viável colocar ” isso deve ser feito durante as aulas” (é só a minha opinião e nem sei se está certo kkk). No mais, é só isso mesmo. Não sei pontuar ainda, mas creio que sua redação chegaria bem próxima de 1000. Corrija a minha última redação no meu perfil, pra.

    • 1
  4. Olá, prazer Ingrid :)
    1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 100
    2. Compreensão da proposta de texto argumentativo: 200
    3. Seleção, relação, organização e interpretação de ponto de vista: 180
    4. Demonstração de conhecimento na construção argumentativa: 160
    5. Elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado: 200
    Total: 840

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.