Desde o Iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, o que é visto, na atualidade, é antagônico aos ideais desse movimento intelectual, uma vez que não há, no corpo social brasileiro, uma análise acerca dos caminhos para o combate ao analfabetismo, apresentando-se como um entrave para a consolidação desse arquétipo iluminista. Dessa forma, fatores como o descaso governamental e o silenciamento propagam esse problema pelo âmbito nacional.
Sob esse viés, é preciso salientar que o analfabetismo sofre, deploravelmente, com a omissão do governo, pois mesmo que haja investimento nessa área, ele demonstra ser insuficiente. Dessa maneira, esse fator, de acordo com os ideais do contratualista John Locke, configura-se como uma violação no “contrato social”, já que o Estado não cumpre o seu papel de garantir que os cidadãos gozem de seus direitos imprescindíveis, como o acesso a educação. Posto isso, apesar da alfabetização ser crucial e representar condição básica para a dignidade humana, a educação é pouco valorizada, incentivada e distribuída pelo e no país. Desse modo, é inadmissível que a alfabetização seja negligenciada, pois é de imensa importância para a construção social do indivíduo.
Ademais, outra configuração para esse deplorável óbice é a ausência de ações sociais, como falar sobre o assunto, suas causas e consequências. Diante disso, conforme o filósofo e sociólogo alemão Jürgen Habermas e o seu termo “ética da discussão”, é defendido que a linguagem é a verdadeira forma de ação. Desse modo, para que um problema — como a falta de comida no ambiente escolar — seja resolvido, faz-se necessário debater sobre, ainda mais quando se trata de um tema silenciado e alarmante como esse. Assim, trazer à pauta esse assunto e debatê-lo amplamente aumentaria a chance de atuação nele, para que essa parcela de cidadãos tenha sua realidade desafiadora, desigual e injusta modificada.
Portanto, é inegável que medidas precisam ser tomadas para reverter esse nefasto cenário. Para isso, a mídia, responsável por moldar a opinião do grande público, deve desenvolver um projeto que vise informar a sociedade sobre a relevância da alfabetização na vida dos indivíduos, por meio de reportagens nos jornais televisivos e impressos ou por meio de comerciais, com o intuito de garantir os direitos da população afetada e mobilizar a população, para que exijam do poder público o cumprimento do direito constitucional. Dessa forma, os conceitos iluministas se concretizarão.
Joyce.l
Oi, primeiro de tudo parabéns pela redação e obrigada pela correção!!
C1-200
C2-200
C3-200
C4-180(poderia usar conectivos melhores e cuidado para n repetir)
C5-200
Você fez uma excelente introdução, deixando clara a tese. Os d1 e d2 estão bem argumentandos e com uma variedade de repertório. E a conclusão tem todos os 5 quesitos!! Boa sorte❤🙏
shianyders
Gostei muito da sua redação.
A intervenção, a qual, em minha opinião, você compreende as competências básicas do Enem, você soube escreve-la.
Acredito que se continuar estudando, você tem tudo para de suceder na redação do Enem
Porém, acho que os conectivos de interparágrafo poderiam ter sido melhores, como no desenvolvimento, é legal você usar conectivos como primeiramente, em primeiro lugar e etc. que dão uma retomada ao assunto
Achei que no seu terceiro parágrafo você meio que poderia ter expostos outros fatos, como uma consequência do descaso governamental, apontado por vc na introdução, assim remete uma ideia melhor pra sua redação
espero ter te ajudado de alguma forma, te deseja boa sorte
:)
karla11
OIIIIII, parabéns sua redação ficou muito boa, usou bastante conectivos, ótimo repertorio, só notei na sua conclusão a ausência de uma proposta de intervenção mais forte, poderia utilizar o Estado, por meio do Ministério de educação, ou o Ministerio de cultura promover peças teatrais em prol da conscientização da importância da alfabetização.
Sua redação é muito boa, parabéns você é muito inteligente.
isabelarod
Olá!!!
Parabéns, gostei muito da sua redação.
Você soube fazer uma ótima introdução, além de argumentar e mostrar autoria nos dois desenvolvimentos.
Sua conclusão está completa, contendo a ação, o agente, o efeito, o modo e o detalhamento, junto com a retomada da citação da introdução. Porém, acho viável reafirmar a tese no início do parágrafo.
Dhamarys Lorrayne
Olá, tudo bem? Sua redação está muito boa, parabéns! Primeiramente, gostaria de pontuar que sou uma mera estudante e o que eu pontuar pode estar eventualmente equivocado. Bom, sua introdução está muito bem estruturada, você começou com uma alusão história, mostrou claramente o tema e introduziu seus argumentos muito bem, parabéns. Partindo para o seu parágrafo de desenvolvimento você também seguiu corretamente a estrutura: tópico frasal, argumentação e consequência. Sua argumentação está excelente, muito bem explicada e seus repertórios estão articulados com o eixo temático. Atenção! cuidado com os usos do conectivo, você repetiu, isso faz você perder ponto na competência IV. Por fim, sua proposta de intervenção, te indico colocar na primeira frase novamente o tema, para mostrar pro corretor qual o problema vai ser amenizado sabe? Você precisa ser bem direta, poderia ser por exemplo: “Portanto, é inegável que medidas precisam ser tomadas para reverter esse cenário do analfabetismo no país\Brasil”. Em seguida você respondeu os 5 elementos necessários na PI, só senti falta de uma ação do Estado, já que você fez essa relação no D1, mas acredito que isso não interfere na nota. Então, a seguir nota por competência:
I- 160 Fiquei com uma dúvida se nesse trecho: “Desde o Iluminismo, entende-se…” a vírgula é necessária, por favor me corrija se eu estiver errada. Além disso, o trecho: “Desde o Iluminismo, entende-se”, acredito que tenha sido erro de digitação, mas cuidado!
II- 200
III- 200
IV- 160 Você repetiu o conectivo “Desse modo” e “por meio” evite repetições!
V- 200
Total: 920
Você escreve muito bem, acredito fielmente que possa tirar uma excelente nota no Enem. Continue praticando, conte comigo e bons estudos. Aliás, se você puder me ajudar corrigindo minha redação última redação. Desde já, muito obrigada!! Abraços!