A música “Clarisse”, uma composição feita por Renato Russo, retrata a vida de uma menina de apenas quatorze anos que sofre de depressão e sente que ninguém a compreende e por conseguinte se automutila. Fora da alusão, a realidade brasileira se mostra condizente com a música apresentada visto que, pouco se é debatido sobre a ansiedade e depressão nos dias atuais. Diante dessas perspectivas, a falta de diálogo e de ajuda especializada acaba por prejudicar a população, gerando um baixo conhecimento sobre inteligência emocional. Além disso, é notório uma negligência acerca da busca de um tratamento adequado no Brasil, por causa de um preconceito infundado.
Em primeira análise, evidencia-se que a falta de diálogo e de ajuda especializada é um grande responsável pela complexidade do problema. Sob esse viés, sabe-se que de acordo com Émile Durkheim no livro “O Suicídio”, o suicídio possui fundamento social, sendo separado em três tipos: Altruísta, Egoísta e Anômico, sendo mais comum o segundo, que se caracteriza pelo indivíduo não se sentir mais parte da sociedade. Desse modo, muitas pessoas acabam por se sentirem sozinhas e sem ter com quem falar, dando os primeiros sinais, como afastamento social e por muitas vezes esses sinais não são levados em consideração pelas pessoas ao seu redor por conta do preconceito acerca deste tema, levando a pessoa a não procurar por ajuda.
Em segunda análise, a negligência acerca da busca de um tratamento adequado por causa de um preconceito infundado apresenta-se como outro fator que influencia na dificuldade de efetivação de debates sobre a depressão e ansiedade na sociedade brasileira. Visto que, muitas pessoas sofrem de crises de ansiedade, assim como Doug (pai do Sam, um menino com autismo) na série Atypical, tendo suas vidas afetadas de forma negativa por medo do que as pessoas pensariam caso buscasse tratamento psicológico e psiquiátrico, o que pode acabar agravando o problema.
Por consequência dessas negligências, urge, portanto, que medidas sejam tomadas. Cabe a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) juntamente com profissionais da área de psicologia criar grupos de diálogos, com poucos integrantes, contando sobre seu cotidiano e suas aflições, em ambiente escolar e de trabalho, afinal não é uma doença que tem uma faixa etária específica. Para que grande parte da comunidade possa participar, deverá também ser separado uma parte específica do tempo em que a pessoa passa no local, já que muitos estudantes trabalham e muitas pessoas que trabalham tem que cuidar se suas famílias posteriormente ao serviço. Além disso, o grupo também deverá acomodar a população que se encontra formada e desempregada. A fim de que não haja mais “Clarisses” e que à população venha entender a importância do debate sobre a depressão e ansiedade.
Lally
Quero começar dizendo que vc escreve bem, porem será que sua redação escrita na folha vai dar só 30 linhas ?
Na sua introdução vc usou as palavras “inteligência emocional” mas no caso aqui saúde emocional seria melhor, já que saúde e inteligência não são sinônimos .
No seu desenvolvimento 1 vc botou “é um grande responsável, talvez se botasse está sendo na hora de ler fique menos confuso.
achei muito interessante o uso do livro e da série e a forma como vc usou eles no texto.
Uma dica quando for falar sobre saúde mental usa os agentes “conselho regional de psicologia” e o “conselho federal de psicologia”, saúde mental sempre é muito ligada a psicologia .
MateusRicardoGT
C1 – 160
C2 – 200
C3 – 160
C4 – 160
C5 – 200
Nota = 880
Excelente redação! Você fez uma ótima contextualização ao abordar a música Clarisse da legião urbana, é uma boa música e se aplica bem a esse tema. Apresentou um ótimo repertório também ao abordar o suicídio do Durkheim e o seriado Atypical. Tem um bom domínio da escrita. No entanto, são poucos detalhes que merecem atenção:
Na introdução e na conclusão, evite períodos muito longos, é importante ser o mais claro e objetivo possível.
Há algumas ausências de virgulas, elementos de coesão e colocações pronominais inadequadas.
É importante você deixar claro também o seu ponto de vista, para esse artifício, utilize adjetivos e/ou advérbios.
Mas em geral você mandou muito bem! Parabéns!!
Bom, espero ter ajudado de alguma forma! ;)
gabiramos203
Arrasou! Uma boa redação! Minha primeira vez corrigindo a redação de outra pessoa, mas sua contextualização foi perfeita. A parte da tese poderia ter sido mais abrangente, mas o resto ficou tudo muito ótimo. Inclusive a conclusão. Mas toma cuidado com o número de linhas, porque as vezes escrevendo manuscrito a letra ocupa mais espaço.
…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
laurawsilva
Oii jsjs ;3 então, nem sei o que dizer kkkk Digo, mano não ficou boa, ficou MARAVILHOSAA! Cara, olha que repertorio lindo, chorey de emoção. Meu sonho é chegar a um nível de repertorio igual ao seu kkk ;”3. Coesão e coerência acima do bom, nível ótimo! A única coisa que me incomodou um tiquinho foi o tamanho do texto, está um pouco grande. Fora isso, parabéns! Tá incrível! jsjsjs …………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………