Em um episódio da série “O código Bill Gates”, da plataforma de “streamming” Netflix, é abordado o problema da falta de saneamento básico na África. Paralelo a isso, no Brasil é notório, e repudiável, a falta de interesse pelas partes políticas, tanto municipais quanto estaduais, a esse tipo de investimento. Esse fato gera uma série de problemas, especialmente doenças, tais como a esquitossomose, que podem até acometer vidas humanas.
Em primeiro lugar, o saneamento básico deve ser visto pelo Estado não como um gasto e sim como um ótimo investimento a longo prazo, pois, com menos pessoas adoentadas, diminuiria as filas e custos de hospitais públicos, logo que a maior parte da população não contemplada com redes de esgoto são de famílias humildes e com baixo poder aquisitivo.
Em segundo lugar, consoante dados do Instituto Getúlio Vargas 42 milhões de reais seriam economizados em medicamentos, transportes e internações se uma cidade média tivesse um bom saneamento básico. Esses dados, por si só, mostram a grande quantidade de pessoas acometidos por doenças geradas por tal falta.
Tendo em vista o exposto, os municípios, na figura das suas respectivas secretárias de saúde e infraestrutura, por meio de verbas governamentais, devem iniciar a construção de redes de esgoto, primeiramente em regiões com grande média populacional e baixa renda per capita. Posteriormente em uma estação de tratamento para os dejetos receberem um processamento adequado e não acabar contaminando rios e lagos. Com essas ações haverá um retorno financeiro para o Estado como já supracitado e melhor qualidade de vida da população.
Filipe NunesIniciante
Corrijo de volta. A falta de saneamento básico no Brasil.
Compartilhar
VitoriaMB
Olá!
C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 160
C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 160
C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 160
C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 160
C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 160
Nota final: 800, a nota é apenas simulação, para uma nota exata é necessário de um profissional para avaliar.
Nicoli
Você escreveu muito bem, foi coerente sem se perder do tema, usou variedade de conectivos e pontuou nas competências, tem bagagem sociocultural, só faço uma observação pra evitar dizer “supracitado” pó ser um texto de 30 linhas. Você seguiu os critérios exigidos para a redação do enem:
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Não darei uma nota por não ser apta à isso. Continue assim !
Joyce.l
Bem na minha opinião você fez uma boa redação, pois está bem estruturada e usou um ótimo vocabulário além de apresentar um conhecimento cultural. Mas poderia melhorar em alguns pontos como por exemplo, no final da conclusão poderia ter interligado um pouco mais a introdução. Mas parabéns.
Viviane Carvalho
Sua redação apresenta uma boa estrutura, sendo assim, vou-lhe ressaltar os pontos positivos dela e acrescentar algumas melhorias.
INTRODUÇÃO:
O filme citado deu uma enriquecida, dando a entender que você possui um repertório cultural plausível + tese (doenças mortais)
1° PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO:
Apresentou a importância do saneamento básico, entretanto houve a carência de informações, fatos ou até mesmo alusões históricas. Apresente mais conectivos.
2° PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO
Você apresentou a mesma ideia do primeiro parágrafo, porém deu um “up” com a citação dos dados do instituto (note a seriedade que a informação deu a seu argumento). Entretanto, pensei que iria ler mais um pouco sobre sua tese.
DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA:
Sem defeitos. Apresentou mais de um elemento válido e com um bom detalhamento.
Em suma, usufrua mais de seu repertório cultural. Boa sorte.
Filipe Nunes
OK
Muito obrigado pela sua correção, mas, em relação á nota, quanto vc daria?
Na minha tese deixei implícito o baixo interesse governamental e as doenças causadas pela falta de saneamento básico.
Como conectivos usei d1: em primeiro lugar, pois, logo que ( segundo minha professora de redação isso é conectivo)
d2: em segundo lugar, esse.
gostaria e saber sua nota.
heyvictro
1. A sua introdução está bem escrita, porém faltou algo na sua contextualização. Não sei, pra mim ficou meio “raso”.
“… a falta de interesse pelas partes políticas,..” hum.. “pelo governo” ficaria uma coisa mais direta.
2. A argumentação no D1 ta ótima. Só faltou você colocar dados para comprovar as afirmações que você faz.
3. Cara, você esqueceu de argumentar no D2 ‘-‘ Esse dado serviria para o D1 e no D2 você deveria abordar outro problema gerado pela falta de saneamento.
4. Ótima conclusão.