Doutor

CORRIJO DE VOLTA!!!

  • 1

Tema: Desafios na inclusão de autistas no Brasil

  Promulgada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos prevê a todos os indivíduos o direito à honra e ao bem-estar social. Contudo, esse direito não é plenamente evidenciado no Brasil contemporâneo, pois a inclusão da população autista ainda se mostra como um desafio. Nesse âmbito, o preconceito tanto no ambiente educacional, quanto no mercado de trabalho contribuem com a persistência do problema.

  Em primeiro lugar, cabe avaliar que a inclusão dos autistas nas escolas se mostra como um dos fatores que contribui com a problemática. Tal fato evidencia uma quebra do contrato social, proposto por Thomas Hobbes o qual afirma que, em virtude da desigualdade entre os seres humanos, o Estado tem como dever manter a ordem e assegurar os direitos a todos os cidadãos. Entretanto, o atual contexto mostra-se distante dessa realidade, tendo em vista que pessoas autistas, em sua maioria, são excluídas e marginalizadas, principalmente no ambiente escolar. Isso é demonstrado no seriado “Atypical”, disponível na “Netflix”, em que o personagem Sam, que é autista, enfrenta dificuldades para se socializar em seu colégio e, em virtude da sua condição, sofre bullying e exclusão por parte dos seus colegas.

  Ademais, é possível observar, também, que o preconceito com os autistas no mercado de trabalho advém da inconsciência a respeito da competência profissional desses indivíduos. Nesse contexto, o filósofo e sociólogo Karl Marx afirmou que é o indivíduo quem determina a consciência e não o contrário. Assim, a falta dela na população corrobora o impasse, uma vez que essas pessoas desconhecerão a capacidade que autistas, em sua maioria, possuem para realizar diversos tipos de trabalho o que os torna, erroneamente, inválidos para o mercado de trabalho. Tal fator é evidenciado no seriado “The Good Doctor”, em que, devido ao autismo do Dr. Shaun, a equipe médica possui receio em contratá-lo, mas, após a realização dessa ação, o grupo de médicos se surpreende com o alto desempenho profissional dele.

  Portanto, medidas devem ser tomadas para que esses preconceitos sejam quebrados. Destarte, compete ao Estado, como garantidor dos direitos da população, promover a inclusão dos autistas, por meio de palestras nas escolas que devem ser ministradas por psicólogos e pedagogos. Essa ação tem como objetivo conscientizar a população sobre o que é o autismo e, por conseguinte, amenizar a exclusão das pessoas com essa condição. Dessa forma, espera-se que o direito à honra e ao bem-estar social sejam devidamente evidenciados, da mesma maneira como antes almejado pela ONU.

Compartilhar

6 Correções

  1. Gostei bastante da sua redação!
    Empregou muito bem os conectivos, mostrou domínio do tema, soube perfeitamente usar a citação de séries, de estudiosos e da Declaração dos Direitos Humanos.
    Mostrou total domínio no conhecimento linguístico, não teve nenhum erro gramatical, e apresento uma ótima proposta de intervenção.
    Parabéns.

    • 1
  2. Oi! Ótima redação, Parabéns!!.
    Eu vou dar a minha opinião de nota, mas ja deixo caro que não sou especialista.
    1 – Domínio da norma padrão. Ótimo (200)
    2 – Compreensão da proposta de redação. Perceba-se que você entendeu tudo (200)
    3 – Os verbos que comandam a avaliação de redação do ENEM são: relacionar, selecionar, organizar e interpretar.Muito bom (180)
    4 – Conhecimento da estrutura do texto argumentativo: Texto redondo (180)
    5 – Elaboração de propostas de intervenção para o problema abordado. Perfeito (200)
    Lhe daria 960

    • 1
  3. Olá. Como vai?
    Muito boa sua escrita e a redação está bem embasada.
    Gostei muito das citações de estudiosos, séries e a Declaração dos Direitos Universal do Homem.
    Muito bom o uso de conectivos, bastante variado, isso ajuda bastante no encaixe dos períodos.
    A conclusão ficou muito bem estruturada, usou bem os agentes.
    Parabéns.

    • 0
  4. Oi Matheus !!!
    C1= 200 Sem erros gramaticais, ótimo
    C2=180 ótimo desenvolvimento de texto
    C3=200 Apresentou ótimas citações
    C4=160 demonstrou conhecimento linguístico mas tente melhorar seu vocabulário
    C5 =200 ótima resolução para a situação-problema
    Total 940
    Parabéns!!!
    Espero ter ajudado :)

    • 0
  5. Olá! Tudo bem?
    Gostei muito da tua redação. Usou bons cognitivos. Tenho pequenas ressalvas.
    No inicio coloque o nome instituição por extenso e a abreviação dentro de parênteses ou separada por hífen. Organização das Nações Unidas(ONU) ou Organização das nações Unidas-ONU, depois use apenas a abreviação conforme fez.
    Usar séries ou filmes não é errado, porém, tome cuidado, dependendo do caso e da banca isso poderia prejudicar a nota. Digo isto porque vai depender muito do tema e do contexto. Muitas vezes a ficção não retrata a realidade. No caso trabalhou o autismo, talvez não lembre, mas uma novela da Rede Globo, Amor à Vida, a personagem Linda era autista num caso avançado e evolui depois de adulta muito rápido. Este exemplo citado sofreu muitas criticas, principalmente de especialistas, que alegavam a situação como fora da realidade.
    Por fim, tua redação poderia em alguns momentos ser mais objetiva, não tem nada de errado no que fez, mas dependendo da situação, por exemplo numa redação de no máximo 25 linhas, teria que encurtar sem perder objetividade e clareza. Sugiro que faça a reescrita as vezes.

    • 0
  6. A estrutura está ótima e as sustentações também.
    No entanto, cuidado ao citar séries e filmes, pois não é errado, mas em alguns corretores pode gerar um preconceito e já olharem sua redação com um indiferença.
    No último parágrafo teve a repetição do termo “devem” duas vezes próximas.
    A conclusão retomou a ideia do início, muito bom.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.