O Brasil possui uma cultura muito rica, principalmente no folclore, sendo um dos personagens o Curupira, uma entidade que tem os pés virados para trás para confundir os caçadores e proteger as matas e os animais. Não distante da história fictícia, a realidade no Brasil em relação a biopirataria é devastadoras, trazendo inúmeros problemas, entre eles: extinção das espécies, perda da biodiversidade, malefícios para a economia do país e outros. Além disso, a fiscalização precária corrobora com a prospecção deste mal.
Em primeiro plano, é válido ressaltar que o Brasil assinou um acordo em 1992, durante à ECO-2, sendo estabelecido a Convenção sobre a Diversidade biológica que, na teoria, garante a proteção dos recursos naturais e dos animais, entretanto a realidade é muito distante disso. O relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) aponta que a falta de fiscalização é a principal causa da biopirataria, o que deixa evidente que, não adianta à criação de leis que impeçam o ato se não há quem cobre para que a lei seja cumprida, acaba, consequentemente, dando para as pessoas que praticam isso um sentimento de impunidade.
Em segundo lugar, é oportuno comentar que este problema traz consigo malefícios para à economia do país, já que muitos dos recursos que nele há foram patenteado por outros que favoreceram-se disso, tanto em material (como remédios) tanto em dinheiro. Contudo, é desanimador notar que os órgãos responsáveis pela proteção da fauna e da flora não tomam atitudes plausíveis que possa sanar este problema.
Por consequências destas negligências, urge, portanto, que medidas sejam tomadas. Cabe às organizações como a Agência Brasileira de Inteligência, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, Ministério do Meio Ambiente e Polícia Federal ampliar e distribuir melhor a rede de funcionários para as rondas e fiscalizações a fim de investigar todas as bagagens dos aeroportos, fazer rondas frequentes, investigar farmácias e laboratórios, ONG’s e redes tecnológicas para rastrear informações que possam estar sendo enviadas de dentro do Brasil bem como a utilização dos meios midiáticos para fazer a conscientização da população, dos correios e empresas de comunicação. De modo que venha ser executado o acordo já assinado na ECO-2.
A IDEIA DO TÍTULO EU PEGUEI DA NATHALIAHOPE <3
NathaliaHope
A redação em si tem uma estrutura muuuuuito boa, me parece claramente quens domínio do assunto, usas argumentos plausíveis e os denfende.
Alguns pontos negativos que achei foram: Muitos agentes na conclusão que não eram necessários, A alusão ao curupira eu achei maravilhosa, só faltou retomar na conclusão para fechar o ciclo e o texto parecer mais planejado. Com a prática vamos melhorando e rumo ao 1000 <3
Ricardo Ricardo Dos Santos Xavier
-> Observações:
* Vou destacar APENAS os pontos a serem melhorados. Isso não significa que a redação não tenha pontos positivos.
* O modelo de correção não é o do Enem, mas as observações valem pra qualquer prova de redação.
NOTA MÁXIMA P/ PARÁGRAFO: 250
* Parágrafo 1:
– A conexão entre a história do Curupira e a realidade brasileira não possui muita coerência.
– “Prospecção” não é a palavra certa a ser usada nesse contexto. Pesquisar o significado.
NOTA: 200
* Parágrafo 2:
– Reformular o último período, pois ficou um pouco confuso.
NOTA: 225
* Parágrafo 3:
– O início não possui muita coesão.
– Diante das informações do texto, subentende-se que os órgãos responsáveis não estão tomando as atitudes necessárias. Essa parte poderia ficar fora do texto.
NOTA: 150
* Parágrafo 4:
– Muitos agentes e propostas. Para o Enem, foque em fazer até duas propostas que envolvam três agentes diferentes. Mais do que isso faz o texto ficar muito carregado.
NOTA: 200
TOTAL: 775
* DICA FINAL:
Foque na coesão do texto. Evite ficar se repetindo muito, mas não fique adicionando muitas informações no texto. Trabalhe para manter um equilíbrio. Tente focar em dois argumentos principais, e no decorrer do texto, você vai adicionando detalhes para sustentá-los.
Camila Vieira
SUA REDAÇÃO ESTÁ ÓTIMA,GOSTEI MUITOO.
INTRODUÇÃO:
-apresentação de tese.
-repertório sócio-cultural.
-argumentos.
DESENVOLVIMENTO:
-uso de conectivos foi usado de forma coerente.
-explicação dos argumentos,fazendo analogia.
-faltou algun conectivos.
CONCLUSÃO:
-bom uso do conectivo.
-os agentes foram bem utilizados,contendo o meio e uma ótima proposta de intervenção.
EvellynCorsi
Gostei muito da sua redação, a estrutura do texto está demaissss, você mostrou domínio sobre o tema e fez alusões muito boas, sua proposta de intervenção está realmente muito muito boaaa, e o seu desenvolvimento mostrou bastante a argumentação, grande chance de tirar um 1000 no Enem……
Parabénsssss
Gabriella22
Introdução: Gostei das palavras usadas, e a alusão feita ao folclore brasileiro, muito bem articulado
2: Informações precisas, gostei bastante
O 3 me pareceu um pouco confuso,não consegui compreender 100%
A conclusão foi ótima, deixou claro o agente, meio, como realizar e citou os resultados que a proposta iria trazer.
Não sou tão boa nisso,mas, acredito que o uso das vírgulas foram todos corretos, os conectivos tbm.
laurawsilva
caramba, gostei muito! Tipo, não sou uma profissional na redação e tals, mas sinceramente eu AMODOREYY a tua redação! Parabéns, autora! ;D Está no caminho certo! Continua assim que vai vir um belo de um 1000 na tua redação do Enem, eu garanto! Belos argumentos e estrutura, tá showw!!!! ;33
Gabriela Biancalana
gostei muuito da sua redação. parabens :)
C1: 200 (muito bom)
C2: 180
C3: 180
C4: 200 (boa coesão e articulação das palavras, usou conectivos e conectou bem os parágrafos)
C5: 180
Total: 940
gostei das escolhas das palavras e do conhecimento que mostrou no texto, só senti falta de uma tese mais firme
não sou nenhuma profissional, então perdoe qualquer coisa
bjs
Abigail
Introdução: Poderia substituir o termo Brasil por “país”, para evitar repetições. Há erro de concordância em ” devastadoras”, o correto seria estar no singular. Boa alusão ao folclore brasileiro, e há apresentação dos argumentos que serão utilizados, demonstrando um bom projeto de texto.
Desenvolvimento 1: Poderia colocar um conectivo no começo da segunda frase para liga-la com a primeira, como: sob tal perspectiva.
Desenvolvimento 2: Faltou algum dado ou citação para comprovar seus argumentos.
Conclusão: Boa proposta de intervenção.
Dhamarys Lorrayne
Sua redação está muito boa!!! Seus parágrafos de desenvolvimento tiveram bons argumentos e sua proposta de intervenção também está boa e completa.
I- 190
II-200
III-180
IV-160
V- 180
Total=910
Continue praticando e saiba que você vai longe! Caso seja de seu interesse compreender melhor as competências da redação do enem e como é feita a pontuação acesse o site: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem
Parabéns e lembre-se sempre que a prática leva a excelentes resultados!