TEMA: ALTERNATIVAS PARA O ESCOAMENTO DE PRODUTOS NO BRASIL.
Machado de Assis, em sua fase realista, despiu a sociedade e teceu críticas aos comportamentos egoístas e superficiais que caracterizam essa nação. Não longe da ficção, percebem-se aspectos semelhantes no que tange à questão do escoamento de produtos no Brasil. Nesse contexto, torna-se evidente como principal causa a falta de ações do Estado frente a problemática.
Em primeiro plano, a ausência de atitudes do Governo Federal sobre as transportações de mercadorias no país é um dos complicadores do problema. Segundo Rousseau, na obra “Contrato Social”, cabe ao Estado viabilizar ações para garantir o certo ao país e ao coletivo. No entanto, nota-se, no Brasil, que o escoamento de produtos rompe com as ideias do filósofo iluminista. Dessa forma, é inaceitável que, em pleno terceiro milênio a rota de mercadorias esteja desorganizada no território nacional.
Da mesma forma, a insuficiência de execução da administração do Governo Federal causa outros obstáculos, tendo em vista a inexistência no que se refere a amplitude de ferrovias e alto custo de frete dos itens exportados. Nessa lógica, conforme a visão política de Goethe sobre o Estado, este, para ter êxito, precisa de governantes corajosos. Assim, ressalva-se a importância de setores do agronegócio para que o cenário visto pelas distribuições de “commodities” no Brasil sejam alterados assertivamente.
Depreende-se, dessa forma, a urgência de ações interventivas com o fito de amenizar a questão. Para isso, o Ministério da Infraestrutura deve aplicar investimentos privados e públicos para a construção e ampliação de ferrovias, portos e aeroportos, por meio de apostas na participação da iniciativa privada, por intermédio do PPI, o Programa de Parcerias de Investimentos para ampliar a malha ferroviária e diminuir custos, uma vez que a logística de escoamento apresenta gargalos. Feito isso, o quadro será finalmente modificado positivamente.
Pauloh_fp
Olá, antes de tudo, gostaria de dizer que sou aluno também, a correção será apenas uma opinião ok? Bom, eu gostei bastante da sua redação e da estrutura que você trouxe, lhe atentaria para alguns pontos apenas:
-ótima introdução, objetiva e direta, porém, sua tese poderia ter duas causas, justamente para você desenvolver durante os dois parágrafos, da maneira que você colocou corre um risco de tangenciar
-desenvolvimentos: excelentes, apenas com o cuidado de ter falado sobre o mesmo assunto nos dois, procura sempre apresentar duas teses e dispor cada uma em um dos desenvolvimentos
-por fim, a conclusão ficou legal, colocaria o que a colega já pontuou ali em cima…cuidado com a coesão e coerência, você tinha dito que o problema era estatal mas depois diz que a solução é na esfera privada, além disso, chamaria atenção para o último período, tenta aumentar um pouco ele e retornar à sua introdução, vai ficar bem legal!
Acho que é isso, você escreve muito bem! Porém, os seus desenvolvimentos parecidos talvez te prejudicariam um pouquinho, daria um 860 tranquilo pra você, gostei bastante.
Se puder corrigir a minha também ficaria muito grato. Parabéns e continue estudando! :)
Richard16
Introdução: Boa introdução, porém, você precisa detalhar mais sobre o Machado de Assis, tanto que só um nome não mostra que ele é um dos escritores mais famosos do mundo. Vi apenas um erro de regência na expressão “frente a problemática.”
Desenvolvimento 1 e 2: Gostei bastante do seu desenvolvimento, mas acho que você poderia introduzir um pouco mais na introdução o que você vai falar no desenvolvimento, sugiro também que você estude mais sinonimos de conectivos e outras palavras para não ocorrer repetições.
Conclusão: conclusão excelente, respeitando a estrutura.
Com isso, vi que você teve apenas alguns erros de pontuação e de repetição
Nota: 920
ErickaMelo
Oie, vou corrigir sua redação mas antes gostaria de lembrar que sou apenas aluna também, para uma correção eficiente seria preciso um profissional.
O seu texto tem uma estrutura formada, sólida e bem consistente que não precisa ser alterada. Você também possui argumentos fortes que defendem seu ponto de vista. A sua redação apresenta alguns erros pontuais em relação à interpretação do tema para organizar suas ideias.
Na introdução, essa citação de Machado de Assis é muito boa, no entanto, notei que faltou autoria da sua parte, ou seja, você deveria ter feito uma relação mais conectada entre a citação e o tema pra poder mostrar que seu repertório foi produtivo e não que você só jogou ele ali.
O tópico frasal do segundo parágrafo do desenvolvimento está um pouco confuso e a mensagem pode estar prejudicada, eu tentaria reescrevê-lo de uma outra forma.
A citação de Goethe no segundo argumento ficou boa, entretanto, não houve relação feita com o que foi colocado como segundo repertório- o agronegócio com as commodities. Essa informação ficou apenas jogada, já que você não falou que ela era uma causa e não fez uma relação com o problema, ficou apenas implícito ao leitor. Eu não tiraria esse repertório, mas acrescentaria uma frase antes dele que interligasse a falta de administração do governo com a dificuldade de distribuição de commodities.
A intervenção teria sido perfeita se não fosse pelo fato de que ficou contraditório quando você diz que são necessários investimentos privados- sendo que você trouxe na introdução que esse era um problema de, exclusivamente, culpa e papel do governo.
C1-160 Devido à poucos erros gramaticais e de pontuação.
C2- 180
C3-160
C4- 200
C5-200
NOTA- 900