Iniciante

Corrijam, por favor, segundo o ENEM. Desde já, agradeçoooo!!!

  • 0

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

//

Segundo Paulo Freire, se a educação não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Logo, existe um importância da família, como sociedade, no desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes. Todavia, com a desmotivação dos familiares e, por conseguinte, a marginalização dos jovens, faz-se necessário abordar a problemática.

//

Em primeira análise, é certo que a participação do grupo familiar tem influência direta na educação escolar, uma vez que o índice de evasão escolar por questões familiares é de 56%. Nessa lógica, o desestímulo, se dá ao fato, de muitos pais não terem obtido uma boa educação e base segura. Faz-se imprescindível, portanto, a dissolução dessa conjuntura.

//

Outrossim, é valido ressaltar que, a marginalização dos jovens tem sido frequente, como também, a entrada mais acelerada de crianças no mundo das drogas. Isso ocorre, porque o sistema educacional, juntamente com as famílias, não tem agido de forma sensata, visto que, está previsto na Constituição Federal, art 205, que é de responsabilidade de ambos promoverem a educação aos indivíduos.

//

Em suma, são necessárias medidas, a fim de estabelecer uma estrutura educacional. Cabe ao Poder executivo, com contribuição do MEC, promover programas nas escolas, como palestras e gincanas, com o objetivo de interação entre as famílias. Ademais, cabe às ONG’S buscar, entre os jovens marginalizados, ajuda-los ter um retorno escolar, através de parcerias com psicólogos, com intuito de criar uma desenvoltura educacional de qualidade.

Compartilhar

5 Correções

  1. Parabéns!! Gostei de ver a evolução, melhorou bastante comparado ao último texto… Ainda há alguns desvios que comento abaixo, mas já percebi uma melhora considerável…

    INTRODUÇÃO

    Muito bem construída, minha única ressalva aqui é sobre o aposto especificativo, isto é, identificar quem é Paulo Freire… Ex.: “Segundo Paulo Freire, filósofo e educador brasileiro,…”.
    Obs.: Quando usar aposto especificativo, esse sempre deverá está entre vírgulas

    DESENVOLVIMENTO 1

    Aqui temos algumas pequenas considerações. Primeiramente, cuidado para não repetir as palavras, como foram poucas vezes, a banca pode relevar mas já fica atenta a isso… Em segundo lugar, há o uso indevido de vírgula aqui: a vírgula depois da palavra desestímulo não deveria existir e, em seguida, a expressão correta é “se dá pelo fato de que…”, ficaria “se dá pelo fato de que muitos pais não tem uma boa educação e uma base acadêmica confiável…”, note que acrescentei alguns elementos como “uma”, para que haja paralelismo e “acadêmica confiável”, isso além de especificar a base da qual estamos falando, evita interpretação dúbia, como “base segura no sentido de haver segurança e proteção ou base segura no sentido de terem uma educação qualificada?”

    DESENVOLVIMENTO 2

    O que pegou nesse parágrafo foi o uso inadequado da vírgula (recomendo assistir as aulas do Noslen no YouTube, me ajudaram mtt), isso somado aos pequenos desvios dos parágrafos anteriores pode lhe tirar alguns pontos na competência 1. Depois do pronome relativo “que” não deveria haver vírgula, assim como depois da palavra “também”. No segundo período desse parágrafo, temos novamente o uso inadequado da vírgula depois do pronome relativo “que”.

    CONCLUSÃO

    A primeira consideração a fazer é que a palavra “medidas”, por não ter sido especificada, ficou com um sentido dúbio, quando não for especificar, tente deixar isso claro usando palavras como “algumas”, ficaria “algumas medidas”, porém não exagere nessas palavras pois a banca examinadora não costuma ser favorável ao abstracionismo ou coisas semelhantes a isso. Além disso, acredito que faltou a palavra “promover” antes de “interação”, se não faltou está errado, pois quem interage, interage com alguém, por esse motivo, “objetivo de interação entre” está incorreto. Para finalizar, o último período ficaria melhor construído se fosse escrito da seguinte forma: “Ademais, cabe às ONG’S auxiliarem os jovens marginalizados ajudando-os a ter maior retorno escolar…”, essas alterações são necessária porque da forma que estava, não havia concordância verbal e a regência do verbo também estava equivocada…

    VISTA GERAL

    Por fim, ressalto: sua evolução foi notável, parabéns! Continue progredindo e estudando, pois os desvios maiores nessa redação foram aspectos gramaticais, se forem corrigidos certamente você conseguirá atingir uma ótima pontuação… Continue! Vamos à nota que eu atribuiria…

    C1 = 120
    C2 = 180
    C3 = 160
    C4 = 160
    C5 = 160

    Total = 780 pts

    • 1
  2. Apesar de ótimos ligamentos entre os parágrafos do texto, poucos erros ortográficos e uma forte proposta de intervenção, percebe-se que faltou explanar melhor como a organização social pode, como um todo, contribuir para uma sociedade melhor.

    C1: 170
    C2: 200
    C3: 150
    C4: 200
    C5: 200

    Total: 720

    • 1
  3. Sua INTRODUÇÃO ficou boa, mas talvez muito objetiva. Tente apenas desenvolvê-la mais, acrescentando mais detalhes que complementam sua opinião principal.

    No DESENVOLVIMENTO ocorre o mesmo. O formato da redação do ENEM é uma dissertação argumentativa. O seu texto se assemelha muito à dissertação expositiva, em que o escritor apenas expõe ideias. Dessa forma, o leitor até entenderá sobre o tema, mas não terá conhecimento claro do ponto de vista de quem escreve.

    Portanto, argumente! Mostre o que você pensa sobre o tema e o que te faz pensar assim.

    Além disso, atente-se ao uso da vírgula.

    Sua CONCLUSÃO está correta. (considerando o modelo dissertativo-argumentativo)
    ——————————————————————

    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa: 80

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 120

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 120

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 80

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural: 160

    NOTA: 560

    • 1
  4. C1: 120
    Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, com alguns desvios gramaticais e convenções de escrita.

    C2: 120
    Apresenta domínio mediano de proposição e argumentação.

    C3: 160
    Apresenta informações, fatos e opiniões relacionado ao tema, pouco organizados.

    C4: 160
    Presença constante de elementos coesivos, com poucas repetições e inadequações.

    C5: 120
    Elaboou, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema.

    NOTA: 680

    • 1
  5. E ai, tudo tranquilo? Vou corrigir sua redação, lembrando que não sou profissional ou formado em letras, apenas tento ajudar com meu conhecimento.
    //
    INTRODUÇÃO
    Bom na introdução percebe-se que você iniciou com uma citação de Paulo Freire, porém, não fazendo uma representação clara de quem é o citado. Por exemplo, muitas pessoas tem o nome de Paulo, e muitas pessoas tem o nome Freire. Eu indicaria ter rescrevido: “Segundo o filósofo brasileiro Paulo Freire…” ou “Segundo o educador brasileiro Paulo Freire…”. Outra coisa é a sua repetição de palavras, como na palavra “sociedade” repetida 3 vezes. Isso afeta tanto na C1, quanto na C4. De resto, excelente começo.
    //
    DESENVOLVIMENTO 1
    Seguinte, no desenvolvimento 1 é perceptível novamente a repetição de palavras em um mesmo parágrafo, mais especificadamente as palavras “escolar” e “educação”. Repertório cultural interessante, porém a citação de pesquisa de “evasão escolar de 56%” novamente não foi detalhada e explicada de qual fonte se trata a mesma.
    //
    DESENVOLVIMENTO 2
    Não vejo questões a ser esclarecidas, um parágrafo perfeito, dessa vez, com o repertório da Constituição detalhado e especificado no art 205. Parabéns.
    //
    CONCLUSÃO
    Excelente proposta de intervenção, consegui identificar 4 dos 5 elementos, não achei o “modo/meio” da sua proposta de intervenção do Poder Executivo, ou MEC. Não teve frase de efeito no final, o que eu aconselho ter, porém, percebe-se que está com um final digno de texto dissertativo-argumentativo.
    //
    PONTUAÇÃO
    C1: 160
    C2: 160
    C3: 120
    C4: 120
    C5: 160
    Resultado Final: 720
    Lembrando que foi uma suposição, então sua redação está na casa dos 700 à 800 pontos.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.