CORRIJAM POR FAVOR, o tema é “O descaso com a cultura e com o patrimônio histórico brasileiro”

  • 0

O patrimônio histórico é toda herança material ou imaterial que caracteriza a identidade cultural da sociedade e da formação do território de um determinado local. No entanto, sabe-se que, no Brasil, este nem sempre é bem preservado pelos órgãos responsáveis. Por isso, as consequências do descaso, muitas vezes, são desastrosas e causam danos irreparáveis para a história de um grupo populacional ou de um lugar. Dessa forma, é preciso reformas para melhorar as formas de preservação dos bens patrimoniais.

Nesse contexto, sabe-se que os monumentos ou lugares históricos representam acontecimentos do passado, tais como, museus, estruturas arquitetônicas e paisagens naturais. Porém, a preservação dos mesmos não é considerada de extrema relevância pelas instituições responsáveis e, geralmente, são registrados casos de incidentes com patrimônios históricos. De acordo com uma matéria publicada pela revista Veja, anualmente, ocorre em pelo menos uma instituição cultural do Brasil, um incêndio que destrói grande parte do acervo cultural. Assim, é inaceitável a desconsideração da parte do governo com a herança patrimonial do povo brasileiro.

Em consequência disso, objetos que caracterizavam as sociedades primitivas, fósseis e demais objetos que faziam parte da identidade cultural de um lugar e de um povo são destruídos e os resquícios do passado são perdidos. Como, por exemplo, o incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro, ocorrido em Setembro de 2018, que destruiu mais de 90% do acervo histórico. Além de possuir itens valiosos, como, o fóssil humano mais antigo das Américas, Luzia, o edifício também foi usado como residência oficial dos Imperadores do Brasil. No entanto, é necessário mudanças para prevenir que o fogo não destrua ainda mais os patrimônios históricos e culturais, garantindo que as gerações futuras possam ter alguns remanescentes da história passada.

Portanto, em virtude dos fatos mencionados, cabe ao o governo, sede do poder central, junto ao Ministério da Cultura, criar um órgão para se responsabilizar com os cuidados dos patrimônios brasileiros. Além disso, deve-se reformular os valores de verbas para os reparos e prevenção de incidentes, como, os incêndios. Além disso, cabe a população exigir dos órgãos públicos responsáveis, que mantenham os cuidados com estas heranças a fim de garantir que as próximas gerações possam conhecer a identidade local e cultural dos antepassados.

Compartilhar

1 Correção

  1. Introdução: Você apresentou o tema e os argumentos que serão abordados no desenvolvimento, mas acho que poderia ter feito isso de uma forma mais resumida e a parte: “Dessa forma, é preciso melhorar…” ficaria melhor em algum desenvolvimento para não concluir algo logo na introdução.
    Desenvolvimento 1: As suas ideias foram bem apresentadas: você citou um problema, o comprovou e concluiu o parágrafo. No início, no lugar de descrever o que representam os monumentos e lugares históricos, poderia ter colocado a ideia geral do parágrafo.
    Desenvolvimento 2: Bom parágrafo, mas acho que a frase: ” Além de possuir itens valiosos…” ficou desconectada do resto, você poderia ter usado alguma conjunção para ligá-la à frase anterior.
    Conclusão: Há repetição de “Além disso”; você apresenta três propostas mas nenhuma está completa: na primeira falta como e com que finalidade vai ser feita, na segunda falta quem, como e o detalhamento e na terceira, como.
    Notas: 760
    Competência 1: 160
    Competência 2: 160
    Competência 3: 160
    Competência 4: 160
    Competência 5: 120

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.