O advento da Revolução Industrial deixou para trás o modo de produção agrícola e manual, utilizando máquinas no auxílio de mãos humanas e ampliando, dessa forma, a produção. Todavia, atualmente, a atividade antropogênica, principalmente a industrial, tem provocado amplos efeitos ambientais para o agravamento do aquecimento global. Desse modo, faz-se pertinente debater acerca das consequências de tal quadro, como a sobrevivência dos seres vivos bem como a poluição atmosférica pelas industrias.
Em primeira análise, a superexploração dos recursos naturais põe em perigo a sobrevivência de todo ser vivo, contaminando o meio físico. Sob essa ótica, cinquenta mil pessoas morrem por ano no Brasil, devido as poluições atmosféricas, segundo a Organização das Nações Unidas. Nesse viés, uma série de gases tóxicos são respirados pelos habitantes urbanos, o que tem refletido no aumento de doenças respiratórias e da mortalidade infantil — como câncer de pulmão —. Isso pode ser explicado segundo a filosofia de Hans Jonas, o qual diz que a irresponsabilidade antropogênica em relação às questões ambientais ameaça a sobrevivência das futuras gerações. Dessa forma, se o planeta é ferido, automaticamente quem nele vive é prejudicado e, as chances da próxima geração existir é mínima.
Na sequência, de acordo com cientistas, os gases poluentes são oriundos,precipuamente, de atividades industriais, alterando assim, o clima do planeta. Com isso, as poluições atmosféricas provenientes das chaminés das fábricas barram a liberação do calor refletido por essa superfície transformada, criando as ilhas de calor. Além disso, os fenômenos naturais tendem a radicalizar-se cada vez mais, trazendo para as regiões que pouco chovem — como o Nordeste do Brasil — dias secos e, para zonas mais chuvosas — como o Sul do país — as inundações. Em contrapartida, a ONU firmou um acordo internacional denominado “Protocolo de Kyoto” o qual os países industrializados deveriam reduzir a emissão de poluentes causadores do efeito estufa. Entretanto, essas nações não cumpriram com a meta, mantendo o mesmo ciclo vicioso e poluidor de produção. Logo, se as fábricas continuarem com as mesmas ações, a destruição pode ser fatal, portanto, o Brasil deve antever-se diante dessa situação e, adotar práticas mais defensíveis.
Em suma, providências devem ser tomadas para que a humanidade alcance o desenvolvimento sustentável. Urge que Governo Federal adote as medidas do Protocolo de Kyoto. Com o fito de estimular a sociedade a possuir hábitos ecologicamente concretos. Tal ação pode se concretizar mediante a campanhas educativas de alerta aos efeitos da exploração do meio ambiente, através de dados, minisséries e reportagens que ilustrem o quadro de destruição ecológica, as principais causas, seus impactos e formas de evitar. Ademais, que o Ministério do Meio Ambiente crie uma Lei exigindo que as indústrias sigam as recomendações da OMS, através dela, as industrias devem reduzir a emissão de gases GEE, com o fito de melhorar o processo ambientalista. A partir disso, será possível alcançar o desenvolvimento sustentável e o bem-estar das próximas gerações.
PUDEREM, CORRIJAM DETALHADAMENTE POR FAVOR!!!!! E DÊ NOTA! OBRIGADA!
Edilsonds
“Ademais, que o MMA crie uma Lei exigindo que as industrias sigam as recomendações da OMS, através dela, as industrias devem reduzir a emissão de gases GEE, com o fito de melhorar o processo ambientalista.”
—————-> tem que colocar, O QUE É MMA entre parênteses.
#atentar as vírgulas colocadas em local errado pode interferir no sentido e prejudicar a coerência da redação, perdendo alguns pontos.
#atentar a uma variação de conectivos.
*boa argumentação trazendo repertório. * trouxe os 4 elementos da conclusão agente, meio, modo e a finalidade.
boa redação!
AnaAragãoAluna
oláa bem vamos nas correções!!
estrutura-boa com 4 parágrafos argumenta bem sobre o tema tanto quanto nas explicações,recomendo usar algumas palavras chaves para se direcionar mais sobre algumas normas isso ajuda para não deixar ele muito grande.
1paragrafo-intervenção histórica boa se relacionando a fatores históricos,também o iniciando a consequências diretas
desenvolvimento 2 e 3 paragrafo- eu os trocaria de lugar pois assim o 2 paragrafo poderia da inicio a conclusão nas dotações práticas mais sustentáveis assim podendo os falar em resumo.esclareceu bem os fenômenos tente usar mais provas como numeros ou pesquisas.
conclusão-aponte mais o trabalho dos ministérios assim dando liga as ações que devem ser feitas.defendeu bem o protocolo e a lei do MMA
Texto bem estruturado com esses pequenos ajustes irá longe parabens!!