A série animada “A lenda de Korra”, conta a história de uma personagem com o mesmo nome, que em certo ponto da trama, enfrenta desafios que desgastam sua saúde mental e a fazem se isolar da sociedade, o que acarreta em comentários maldosos e desapontamento de pessoas da cidade alegando ser frescura. Esse acontecimento reflete na sociedade brasileira atual, que, em sua maioria, vive um estigma, onde discrimina doenças mentais até mesmo por falta de informação.
Primeiramente, doenças ligadas ao psicológico foram e ainda são (em menor escala) um tabu na sociedade mesmo afetando um número exorbitante de pessoas e se tornando uma preocupação mundial. A falta de informação é uma das causas que mais reflete atualmente, fazendo pessoas resumirem doenças mentais em tristeza mesmo sendo um sentimento necessário e de aprendizado, excluindo diversas outras doenças e seus sintomas.
Ainda mais, a chegada das redes sociais e o fácil acesso a comentários de ódio, ampliando o problema, trazem à tona a baixa auto-estima e, como mostram os dados da OMS, aproximadamente 4% da população mundial conta com alguma doença mental, que ressalta a necessidade de atenção e cuidados com isso atualmente.
Portanto, observa-se que a falta de informação e a chegada das redes sociais agravaram esse problema. Para resolver essa problemática é necessário que o Ministério da Saúde juntamente com o Ministério da Educação sancione a distribuição de cartilhas nas escolas explicando os conceitos de saúde mental e os cuidados que devemos ter na internet.
PS: inclui meus erros de português e tudo
lauramiron
A redação esta muito boa, vou colocar pontos fortes e pontos que vc pode melhorar em cada paragrafo.
A série animada “A lenda de Korra”, conta a história de uma personagem com o mesmo nome, que em certo ponto da trama, enfrenta desafios que desgastam sua saúde mental e a fazem se isolar da sociedade, o que acarreta em comentários maldosos e desapontamento de pessoas da cidade alegando ser frescura.”
Vc começou forte, apresentando um repertório daora e associando com o estigma da saude mental, o que muitas pessoas (q nem eu) esqueceram de fazer ao longo da redação kkk
“Esse acontecimento reflete na sociedade brasileira atual, que, em sua maioria, vive um estigma, onde discrimina doenças mentais até mesmo por falta de informação.”
Aqui eu diria que tem um ponto positivo e um negativo. Vc começou articulando a segunda parte da introdução com um conectivo, o que é muito positivo, mas eu diria que os corretores do ENEM procuram nessa ultima parte da introdução uma tese que vc vai defender ao longo dos dois parágrafos de desenvolvimento e “resolver” no final e aqui não ficou mto claro pra mim qual é a tese, e faltou firmeza,
Quando vc fala “até mesmo por falta de informação” poderia dizer algo como “Esse estigma reflete-se na sociedade brasileira, a medida em que os cidadãos sofrem cada vez mais com a discriminação de doenças mentais e a falta de informação a respeito da saude mental”. Desse jeito vc estaria colocando os dois argumentos q eu identifiquei na introdução (discriminação de doenças e falta de informação), os separando pra usar um em cada paragrafo e os afirmando na forma de tese.
“Primeiramente, doenças ligadas ao psicológico foram e ainda são (em menor escala) um tabu na sociedade mesmo afetando um número exorbitante de pessoas e se tornando uma preocupação mundial. A falta de informação é uma das causas que mais reflete atualmente, fazendo pessoas resumirem doenças mentais em tristeza mesmo sendo um sentimento necessário e de aprendizado, excluindo diversas outras doenças e seus sintomas.”
Mto bom ter começado com conectivo. Eu ouvi por ai que os corretores nao curtem mt “primeiramente” e trocaria por “Em primeira analise,” mas acho q consideram sim. Uma dica: poderia ter citado algum período histórico como a idade media, quando as pessoas eram demonizadas por doenças mentais, ou ate mesmo quando haviam os manicômios no brasil, de forma breve e ainda teria valido como repertório. No geral, o paragrafo foi bem pensado e construído mas faltou aprofundar a argumentação e fazer afirmações mais concisas.
“Ainda mais, a chegada das redes sociais e o fácil acesso a comentários de ódio, ampliando o problema, trazem à tona a baixa auto-estima e, como mostram os dados da OMS, aproximadamente 4% da população mundial conta com alguma doença mental, que ressalta a necessidade de atenção e cuidados com isso atualmente.”
Acredito que o conectivo certo para o começo aqui seria “Ademais,”. O paragrafo esta bom, fez um ótimo uso das informações dispostas na coletânea de textos motivadores, mas faltou acrescentar algo novo e seu, para configurar autoria, o que poderia ser feito por meio de afirmações diferentes das que estão no texto a partir dos dados dispostos que vc pegou de la.
“Portanto, observa-se que a falta de informação e a chegada das redes sociais agravaram esse problema. Para resolver essa problemática é necessário que o Ministério da Saúde juntamente com o Ministério da Educação sancione a distribuição de cartilhas nas escolas explicando os conceitos de saúde mental e os cuidados que devemos ter na internet.” Começou apresentando o paragrafo mto bem, ótimas frases e conectivos. Acredito que dos 5 elementos (agente/ação/efeito/modo-meio/detalhamento) faltou um detalhamento mais profundo da ação, qual efeito essa ação teria, e qual o meio pelo qual os ministérios iriam agir, mas apresentou agente e ação que na minha opinião são os principais.
P.S: Dei uma avaliada pensando ate mesmo nos erros que vi na minha prova, mas nao sei que nota vc iria tirar pq acho difícil ter uma media e depende mto, no geral achei seu texto excelente e espero que vc consiga uma otima nota e alcance a aprovação que esta buscando! Bons estudos!
Niicoly
Boa tarde, parabéns pela redação !!
Resumidamente, achei genial certos argumentos como “A lenda de Korra “, a falta de informação sobre saúde mental no Brasil e como as redes sociais agravaram toda essa discriminação.
Porém, acho que vc poderia usar contexto históricos como a Grécia antiga e a Idade Média para reforçar essa ideia de falta de informação, já que naquelas épocas eles demarcavam as pessoas com transtornos mentais como seres demoníacos mostrando-se assim como eram desinformados .Além disso, no segundo parágrafo senti falta da organização de algumas ideias.
E na sua proposta de intervenção, apesar de não ter um detalhamento forte vc colocou os agentes e a ação que é algo que não pode faltar.
Espero ter ajudado!! Bons estudos!!
LariEnder
Acabei de começar nesse site, ainda não tenho total entendimento para corrigir sua redação ou lhe dar dicas valiosas. Com base no meu breve entendimento sobre o assunto, diria que você poderia dar mais opções para o problemas serem resolvidos, ou seja, determinar mais meios para a resolução do problema citado anteriormente. Gostei bastante da sua redação, parabéns e boa sorte!
karine666
Boa tarde,ficou excelente daria 900 pra cima exceto pelas repetições da palavra “doença”,você poderia ter usado uns sinônimos como enfermidade,distúrbio entre outros,eu tiraria também o primeiramente,começaria logo a falar sobre o assunto pq se não dá uma ideia de lista,dá uma ideia que vc vai flr um segundo,terceiro e não foi oq aconteceu,,espero ter ajudado,bons estudos.
Esdras Teixeira
Primeiramente parabéns pela redação…….. Estrutura argumentativa muito boa, conforme solicita as competências…… Vi alguns pecados na questão da organização de ideias. Além disso, faltou detalhar algumas colocações na parte de desenvolvimento…… No mais, top. +850……………………………………………………………….