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(Corrija pfv) Os estigmas associados ás doenças mentoras

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Conforme a Constituição Federal de 1988, é direito de todos os cidadãos a educação,  o bem-estar social e a saúde.  Entretanto,  o que se observa no Brasil hodiernamente é o oposto que o ato constitucional assegura, haja vista que a saúde mental no país ainda apresenta impasses para combaterem os estigmas associados a essa questão para sua atenuação, seja pela negligência social, como também pelo silenciamento desse tema nas mídias

Diante desse contexto, é plausível destacar o negligenciamento da sociedade como impulsionador  do problema. Nessa perspectiva, o filósofo Zygmunt Bauman, as relações sociais vividas no século XXI se caracterizam como líquidas,uma vez que estas não possuem mais estabilidades é permanecem detupardas. Sob essa ótica, é indubitável que tal visão do autor se aplica no cotidiano das pessoas com transtornos mentais, posto que parte dessa parcela são excluídas socialmente quando recorrem ajuda, que por conseguinte, acentua no afastamento destes indivíduos e colabora para o deficit mental.

Ademais,é notório pontuar a omissão das mídias como agravador do impasse.Paralelamente, o filósofo Habermas traz uma contribuição importante ao falar que a linguagem é uma verdadeira forma de ação para amenizar e intervir algo. No entanto, a realidade atual no país no que diz respeito ao debate amplo sobre as doenças mentais , afronta diretamente e colabora  para a persistência dessa mazela quanto a esse tema, haja vista que as mídias se mostram ociosa em trazer esse debate. Assim, é essencial discutir e propagar tais assuntos para a sua amenização.

Portanto, as doenças mentais no Brasil ainda apresenta estigmas e isso deve ser solucionado. Para isso, cabe as mídias trazer debates e informações sobre esse assunto, por meio de campanhas informativas, com divulgações em comerciais televisivos e em âmbitos sociais, através de discussões e palestras informativas, a fim de propagar conhecimentos para que problema como esse seja atenuado. Dessa forma, a sociedade caminhará para uma nação saudável e sem estigmas.

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5 Correções

  1. Hello, boa noite (✯ᴗ✯)

    Parabéns pela redação, está muito bem escrita.

    Pontos que se fazem presente na mesma.

    CONECTIVOS diversificados ✔️
    Tópicos frasais explícitos✔️
    Argumentação coesa com o tema ✔️
    Repertorio Estruturado ✔️
    Possui conhecimento sobre outras áreas ✔️
    Paragrafos Estruturados ✔️
    Não houve fuga do tema ✔️
    Conclusão Desenvolvida ✔️
    Presença de todos os agentes conclusivos ✔️

    🖍️ Pontos que merecem atenção :

    * Atente-se ao uso de crases e virgulas, ortográfia, uso de regências verbais…. Etc

    * Ao elaborar os desenvolvimentos procure expor de fato argumentos que de fato venham a afirmar a sua tese.

    * Cuidado com a quantidaade

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  2. Competência I: demonstrou domínio da norma culta da língua portuguesa, porém apresentou erros em acentuação e pontuação – 160
    Competência II: desenvolveu o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, demonstrando bom domínio do tipo textual exigido. – 160
    Competência III: o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido. -160
    Competência IV: apresentou repertório diversificado de recursos coesivos. – 160
    Competência V: desenvolveu detalhadamente apenas uma das proposta de intervenção. – 160
    OBS: desenvolver melhor os argumentos e solucionar as duas teses apresentadas (faltou solucionar a negligência social).
    NOTA: 800

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  3. Competência I: demonstrou domínio da norma culta da língua portuguesa, porém apresentou erros em acentuação e pontuação – 120
    Competência II: desenvolveu o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, demonstrando bom domínio do tipo textual exigido. – 160
    Competência III: o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido. -160
    Competência IV: apresentou repertório diversificado de recursos coesivos. – 160
    Competência V: desenvolveu detalhadamente apenas uma das proposta de intervenção. – 160
    OBS: desenvolver melhor os argumentos e solucionar as duas teses apresentadas (faltou solucionar a negligência social).
    NOTA: 760

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  4. Parabéns pela redação e a dica é assistir vídeos no YouTube sobre correção para você aprender mais sobre as exigências do enem.
    Pontos nas competências:
    1- Domínio da escrita formal da língua portuguesa
    É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica. Ainda são analisadas a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase. Nota: 120
    2- Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    Avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita do candidato. O tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a redação deve ser organizada e é caracterizado por ser uma delimitação de um assunto mais abrangente. Nota: 120
    3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    O candidato precisa elaborar um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática da proposta da redação. Trata da coerência e da plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto, o que é garantido pelo planejamento prévio à escrita, ou seja, pela elaboração de um projeto de texto. Nota: 120
    4- Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    São avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta uma sequência coerente do texto e a interdependência entre as ideias.
    Preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela coesão do texto porque estabelecem uma inter-relação entre orações, frases e parágrafos. Cada parágrafo será composto por um ou mais períodos também articulados. Cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores. Nota: 160
    5- Respeito aos direitos humanos
    Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos. Propor uma intervenção para o problema apresentado pelo tema significa sugerir uma iniciativa que busque, mesmo que minimamente, enfrentá-lo. A elaboração de uma proposta de intervenção na prova de redação do Enem representa uma ocasião para que o candidato demonstre o preparo para o exercício da cidadania, para atuar na realidade em consonância com os direitos humanos. Nota: 200
    Continue treinando e sucesso!

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  5. 1- Domínio da escrita formal da língua portuguesa
    É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica. Ainda são analisadas a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase. Nota: 120
    2- Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    Avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita do candidato. O tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a redação deve ser organizada e é caracterizado por ser uma delimitação de um assunto mais abrangente. Nota: 120
    3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    O candidato precisa elaborar um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática da proposta da redação. Trata da coerência e da plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto, o que é garantido pelo planejamento prévio à escrita, ou seja, pela elaboração de um projeto de texto. Nota: 120
    4- Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    São avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta uma sequência coerente do texto e a interdependência entre as ideias.
    Preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela coesão do texto porque estabelecem uma inter-relação entre orações, frases e parágrafos. Cada parágrafo será composto por um ou mais períodos também articulados. Cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores. Nota: 160
    5- Respeito aos direitos humanos
    Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos. Propor uma intervenção para o problema apresentado pelo tema significa sugerir uma iniciativa que busque, mesmo que minimamente, enfrentá-lo. A elaboração de uma proposta de intervenção na prova de redação do Enem representa uma ocasião para que o candidato demonstre o preparo para o exercício da cidadania, para atuar na realidade em consonância com os direitos humanos. Nota: 200

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