Comumente nos grandes centros urbanos, as facções criminosas – grupo de pessoas que articulam, de forma organizada e planejada, ações cirminosas como homicídios, assaltos, tráfico de drogas e armas, e rebeliões em presídios- provocam, atualmente, um profundo problema social e político no Brasil. E como estas atuam nos presídios?
Corrobora-se que com as prisões de inúmeros detentos em uma penitenciária surgem lideranças que formam facções. Estas estruturam formas de vandalismo, modos de fuga, homicídios e outros crimes dentro da cadeia. Fora desta, equipes organizadas, muitas vezes sobre o comando dos líderes encarcerados, perpetuam crimes bárbaros e fomentam tráfico de armas e drogas em grande escala.
Não obstante, observa-se que alguns fatores contribuem para o crescimento das facções e a ocorrência de fugas nos presídios. Dentre eles, verifica-se a negligência dos agentes penitenciários envolvidos na gurada, cadeias com estruturas física e tecnológica precárias e facilidade de entrada de celulares.
Frente a estes gargalos, nota-se que a segurança brasileira nas penitenciárias encontra-se fragilizada. Contudo, com bloqueadores de sinais de celulares eficientes, agentes penitenciários com remuneração adequada e capacitação periódica, renovação do modelo carcerário, ocupações integrais para os reclusos e apoio psicossocial -visando avaliar a periculosidade e persuasão dos detentos- poderá sanar esses percalços.
Por conseguinte, facultará aos reclusos um novo paradigma dentro da instituição, promovendo suporte para que ele reintegre a sociedade não como ameaça, ainda assim como cidadãos que contribuem pacificamente para a segurança e evolução.
MariaEduardaCosta
Olá, boa tarde, tudo bem? Sua redação está muito bem construída e rica em vocabulário, porém, tente evitar o uso de perguntas principalmente quando já estiver indo para o próximo parágrafo, é perigoso e pode acabar prejudicando você. Outrossim, está muito longa, dependendo da proposta estrutural, pode também te prejudicar sendo considerada massante, tente usar 4 parágrafos apenas. Mas em geral, é uma ótima redação com um bom uso de vocabulário e desenvolvimento, só tenha cuidado com a organização. Parabéns, espero ter o ajudado a conquistar um melhor resultado. Boa sorte!
TiagoNLima
Olá, você escreve muito bem, no entanto algumas situações bem sérias precisam ser analisadas:
Primeiramente, a estrutura do texto está inadequada, se o seu objetivo for o ENEM procure se ater a uma estrutura de 4 parágrafos (1 introdução, 2 desenvolvimento e 1 conclusão), se sua caligrafia for pequena (é óbvio, mas, a redação do ENEM será, ao menos por algumas edições a mais, feita à mão) você pode tentar um terceiro parágrafo de desenvolvimento, mas é sempre melhor desenvolver bem D1 e D2.
Segundo, seu texto trás informações reais e de amplo conhecimento, porém, para uma redação de alto nível temos que supor que o corretor não conheça o tema. Então, qualquer informação que sua redação trouxer deve está amparada com repertório sociocultural adequado (dados estatísticos, citações de filosofo/sociólogos ou algum especialista na área, qualquer personalidade amplamente reconhecida socialmente., também pode fazer alusões a fatos históricos, livros, filme, séries, músicas ou algo da atualidade amplamente divulgado, desde que tenha relação com o tema da redação) para que seu argumento seja fundamentado. aliás, este repertório deve ser bem claro e explicado (suponha que o corretor não conheça a citação usada e não saiba o que tem a ver com o tema).
Terceiro, sempre comece sua redação usando um repertório para contextualizar, (vise segundo ponto), a partir daí você puxa sua tese.
Quarto, proposta de intervenção, se atente ao cinco elementos (agente ,ação, modo, finalidade, e explicação de algum deles). seu texto não expõe o agente e a ação. procure sempre fazer ao menos uma proposta que contenha os cinco elementos. cada elemento corresponde a 40 pontos da nota total da redação.
Quinto, repetição de palavras, evite repetir palavras, procure sempre sinônimos.
Não sou professor, mas dentre ás dicas que pequei estas são fundamentais, tente ler redações nota mil e você verá o que a banca do ENEM quer das redações.
Veto_vetinho
Cara, vamos lá
-Primeiro vamos falar sobre a estrutura do seu texto, é provável que você não consiga colocar isso em 30 linhas, disponibilizadas pelo ENEM, logo, eu sugiro que você use a estrutura mais convencional que é de 4 parágrafos, sendo eles, o primeiro para a introdução, os dois posteriores para a argumentação e por fim e não menos importante o de conclusão.
-Senti a falta de uma tese no seu parágrafo de introdução, a tese é aquilo que você vai defender ao decorrer do seu texto, não necessariamente vai ser sua opinião, porém você precisa de uma, na tese deve ter o problema que você vai solucionar na proposta de intervenção, que é localizada na conclusão.
-Também senti falta do seu repertório, que é o seu conhecimento de mundo, cobrado na competência 2, você podia ter trazido dados, contexto histórico, casos reais, enfim, alguma coisa para convencer ao leitor que aquilo é vero.
-Sobre as palavras que você usa, em certos momentos você faz bom uso delas, todavia em alguns momentos do texto você deixou a desejar ou posicionou ela de forma que, na minha opinião, não foi a melhor forma de passar o seu pensamento.
-Na sua proposta de intervenção (4° parágrafo) você simplesmente põe a ideia lá, não informa quem vai fazer, como vai fazer, que são impressindíveis para a competência 5. Além disso, você não argumentou ou menos citou o problema dos celulares, você devia ter argumentado sobre o uso dos celulares de forma clandestina nas penitenciárias caso fosse usar essa proposta
-O seu quinto parágrafo é apenas um detalhamento exagerado da sua finalidade, logo ele podia ser excluído, pois você fez isso muito bem no 4° parágrafo
Plus:
-Por mais que você tenha repetidos palavras algumas vezes, você demonstra ter um vocabulário abrangente, só precisa organizar melhor as ideias, mas isso é prática, relaxa!
– você faz um ótimo uso de conectivos o que já aumenta sua nota também.
– E no mais, minha recomendação é, da uma estudada melhor em como funciona um texto dissertativo argumentativo, nas estratégias de organização de ideias e essas paradas, também leia, leia muito, redação nota1000, livros, revista, tudo! E por último pratique faça o máximo de redação possível, não tem fórmula mágica a não ser praticar e desenvolver seu próprio método de escrita, boa caminhada e bom aprendizado espero ter ajudado!
lauraxsilva
Oii! ;3 Olha, primeiramente não sou corretora nem nada, só sou uma mera estudante de Ensino Médio, mas baseando-se nos preceitos que eu ouço atentamente da minha professora de português, vou te falar umas coisinhas que ela sempre me fala e que eu preciso te contar: 1- A redação nota mil do Enem (corrigindo à base desse critério) é formulada em sua macroestrutura por APENAS 4 parágrafos, isto é, 1 de introdução, 2 de desenvolvimento e 1 de conclusão. Nesses parágrafos, você escrevera como se fosse uma mini redação de microestrutura, usando uma introdução, desenvolvimento e conclusão (de forma facultativa, é claro). Porém, para “unir” esses parágrafos, você devera usar conectivos, ou seja, os aditivos, conclusivos, adversativos… enfins. Só NUNCA se esqueça disso! 2- Toda redação SEMPRE deve apresentar em sua proposta de intervenção alguns fatores: 2 agentes, suas ações, o meio como vão fazer essas ações, a finalidade e o detalhamento dessas ações. Basicamente, você deve pôr: QUEM? O QUE É? COMO? ONDE? PARA QUÊ? e isso são essenciais à redação. 3 – (em concordância a um comentário anterior) NUNCA repita palavras ou conectivos, estudo os sinônimos, além disso, comçar a redação do Enem com analogias (isto é, frases, citações, livros, seriados e blá blá blá) ajudam a redação a embarcar na nota máxima. MASSSSS tem sempre um porém, e apesar de ser um milionésimo de chatice ouvir isso, ler é muito importante. É claro né, para a pessoa que nunca leu ela não vai pegar Machados de Assis, José Mauro de Vasconcelos com a norma culta de 1500 a.c. e tararara para ler, né? Nem que seja Diário de um banana, mas é muito importante! Ler o que gosta te ajuda a desenvolver a redação e citar o livro ou uma frase dele, sei lá. Além disso, você expande seu vocabulário, desde um livro adolescente clichê até Memórias Póstumas de Braz Cubas, por exemplo. Enfins, me empolguei…. ;333 4- Leia redações nota mil e as reescreva! Eu faço muito isso, e eu noto meus resultados crescerem desde que comecei. Conhece um cara chamado “Lucas Felpi”? veja a redação nota mil dele e reescreva.
Olha, apesar das trocentas linhas que deu essa correção, espero que eu te ajude de verdade! Você já tá na metade do caminho, só uns estudinhos e aí tu consegue a nota máxima! Deus é o limite, amigo! fé e foco, bons estudos e boa sorte! ;33
Amandabf80
Era ideal que seu texto possuísse apenas 4 parágrafos, sendo 1 de introdução (com 7 linhas) 2 de desenvolvimento(com 8 linhas) e 1 de conclusão(também com 7 linhas) também tente utilizar de sinônimos para diminuir a repetição de palavras no texto, pode perder ponto em alguma competência! também achei que em alguns momentos falta informação (para afirmar que seu argumento é verídico), já em outros há realmente um excesso de das mesmas, o que acaba sendo cansativo e nada legal para o leitor.
Kaillannetel
Seu texto possui 5 parágrafos, o correto seria 4(introdução, desenvolvimento 1 e 2, Conclusão). Há bastante repetições de palavras, tornando o texto cansativo. Seu texto possui bastante informação, tornaria teu texto legal caso tivesse alguma citação que comprava-se que está certo. Tendo uma intervenção legal, mas achei que há MUITA informação mesmo, daria pra reorganizar, e colocar coisas com grau de importância maior. Procure sinônimos pra evitar repetições.