Corrigir modelo enem, por favor. Tema: questão do lixo na sociedade brasileira

  • 1

“Lixo Extraordinário”, documentário premiado de Lucy Walker, aborda o trabalho do artista plástico Vik Muniz em conjunto com os catadores de um dos maiores aterros sanitários do mundo, localizado em Duque de Caxias. A sutil antítese presente no título da obra faz uma apresentação eficaz sobre seu conteúdo: o lixo no contexto atual capitalista e a sua possibilidade de reciclagem e ressignificação. Entretanto, esse processo só é possível com a existência de uma gestão adequada de resíduos que, infelizmente, não é uma realidade que abrange todo território nacional.

Em primeira análise, é necessário compreender a relação entre consumo e longevidade dos bens nas sociedades contemporâneas. Para Zygmunt Bauman, vivemos em uma sociedade em que o consumo deixa o caráter de condição essencial da sobrevivência humana e torna-se o centro da vida social. Junto a essa tendência, a elevada capacidade de produção, no contexto pós Revolução Industrial, contribuiu consideravelmente para a diminuição da vida útil das mercadorias, resultando em uma produção de lixo em níveis jamais vistos antes na História.

Consequentemente, muitos países, como o Brasil, não tiveram a infraestrutura necessária para lidar com o crescente aumento de lixo e explorar o campo da reciclagem. De acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, cada brasileiro produz, em média, 387 kg de lixo por ano, sendo apenas 3,1% do total gerado pela população destinado à coleta seletiva (2012). Além disso, grande parte dos resíduos não possui um descarte apropriado – visto que 2/5 da população brasileira não tem acesso a serviços de tratamento e destinação adequada de resíduos. Diante dessa realidade, o descarte ocorre em locais inapropriados – como lixões a céu aberto ou rios –, contribuindo com a poluição do meio ambiente e disseminação de doenças.

Portanto, urge-se que o Estado invista em educação, com programas que incentivem a reciclagem em escolas, e infraestrutura, com a ampliação da coleta de resíduos e a construção de plantas de reciclagem. Tais ações, com o fito de tornar a população mais consciente e gerar menores impactos socioambientais, poderiam transformar os resíduos em matérias-primas, beneficiando a economia. Somente assim, o lixo gerado no Brasil poderia diminuir seus efeitos negativos, tornando-se, mesmo que minimamente, extraordinário.

Compartilhar

3 Correções

  1. bom dominio da norma culta da lingua portuguesa, sua conclusão foi boa trazendo a proposta para solucionar o problema uso correto de conectivos trazendo melhor entendimento e ligação aos pontos do texto.fique atento na questão da pontuação pois é muito importante para se obter uma melhor pontuação

    • 0
  2. C1: 200
    C2: 200
    C3: 180
    C4: 160, dois erros que comprometeram o sentido do testo, porém não foi nada muito grave.
    C5: 140, quando for fala do governo, especifique com intermédio de ministérios, secretarias ou órgãos ( desculpe se não ficou muito claro) e use palavras no imperativo para ter um sentido de imposição e dar confiança ao texto.
    Nota: 880

    • 0
  3. Tentarei relacionar minhas observações com o mode de correção enem, espero consiguir ajudar. Você possui um bom domínio na norma culta da língua portuguesa, de acordo com a competência 1, a variedade de palavras enrriquece seu texto. Seu texto segue o tema que você citou e de acordo com a competência 2 isso é bom, a não fuga ao tema. Se puxar na internet a competência 3 e 4 para mim foi as que você se saiu melhor. E referente a sua conclusão, sua proposta foi boa, só tome cuidado com palavras contraditórias, como na última linha, e seus conectivos deram mais coerência ao texto e por fim atente-se aos pontos e vírgulas para usá-los adequadamente. Meus parabéns !

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.