Contrapondo Santo Agostinho, a ideia de ”Cidade de Deus” (lugar de paz e iluminação), no Brasil é antagônica, onde ironicamente nomeia uma das comunidades mais perigosas do território nacional. A história sociocultural centenária de desigualdade e injustiça no Brasil, fez a normalização da mesma pelo povo atualmente.
Mormente, analisando cronologicamente a construção do pais, é notável desde seu descobrimento a violência das minorias. Logicamente centenas de anos de uma população com a mesma problemática primordial, resultaria na habitualidade a cenários cruéis. O trecho da música ”Negro drama” da banda Racionais testifica ”Me ver pobre, preso ou morto já é cultural”.
Todavia, desde a Lei Áurea em 1888, registra-se a elite aplicando soluções rasas para problemas profundos. Escravos por obrigação, viraram por única opção, como a única forma de esperança da sobrevivência. Em contrapartida a violência urbana atual, onde é justificada por frases populares como: ”Diretos humanos para humanos direitos”, mesmo quando a realidade do mesmo não lhe oferece acesso básico a educação, saúde e segurança. Lhe dão escolas sem professores, hospitais sem medicamentos, policias que os matam.
Portanto, o cenário atual deve ser solucionado por canais independentes da política nacional, para autonomia educacional do povo. Como ferramenta para isso, a mídia em todas as suas formas, tem amplo potencial democrático para ampliar a informação das causas estruturais e histológicas para todos. Com o aumento da crítica social a uma queda da normalização criminal, por consequência acarretando a mudanças comportamentais positivas em massa.
Obrigada pela atenção ! <3
larysarmento
introdução: relacione a contextualização dietamente com o tema, para não ficar algo confuso. tese ok e direcionamento para os argumentos ok também.
d1: conectivo + tópico frasal perfeitos. cuidado com o uso da vírgula. sugiro colocar o repertório no começo do desenvolvimento para poder relacionar fielmente com o argumento apresentado, mostrando como isso afeta a sociedade brasileira (contribui para a competencia que fala sore projeto de texto)
d2: aprofunde mais sua argumentação, use o “onde” para se referenciar apeas a lugares.
intervenção: use conectivos para deixar claro o AGENTE, AÇÃO, FINALIDADE, DETALHAMENTO, MEIO.
comp 1: 160
comp 2: 140
comp 3: 200
comp 4: 200
comp 5: 160