Iniciante

Correção com modelo Enem. Justiça e sistema punitivo no Brasil.

  • 0

Embora seja direito assegurado a todos os cidadãos pela Constituição Federal de 1988,a punição no cometimento de delitos não é consedida de forma isonamica aos brasileiros. Ora velada,ora implícita,a parcialidade jurídica quanto ao ‘status’ do indivíduo criminoso faz parte da realidade do país. Infelizmente,o agravamento de penas com obscuridade de fatos e a cobrança midiática em resolução de casos,atentam contra a crença na veracidade jurídica, impedido respeito que o sistema de segurança merece seja consolidado.
Primeiramente, segundo a CONJUR o Brasil possui cerca de 580 mil encarcerado,e 40% aguardando por julgamento. Isto é, além de possuir alta população carcerária,em sua grande maioria, detém julgamento jurídico com critérios sócio-economicos. Contudo,tal ato não ocorre de forma harmônica ,uma vez que a necessidade de adquirir um ‘autor do crime’,gerando a parcialidade jurídica.
De modo análogo,a certeza da qualidade em demostrar fatos e provas,faz com que, detentos voltem a cometer crimes na ressocialização social. Consoante aos ideais democráticos de Nelson Mandela ,as leis brasileiras caracterizam- se,pelo fim de conflitos ,uma grande conquista dos brasileiros. Todavia,o que é proposto na legislação não é colocado em prática integralmente, contribuindo, assim,para a impunidade no país.
Afim de garantir , portanto,a qualidade na garantia de direitos à população, são necessárias transformações na sociedade brasileira. O Ministério da Cidadania (MC), primeiramente,deve inserir á pauta de direitos básicos em redes jurídicas ,debates e estudos antropológicos,a cerca da qualidade da punição do país,de modo a valorizar a participação das mais variadas culturas na composição jurídica brasileira. Ademais,cabe ao Ministério da Justiça (MJ),a realização em programas de ressocialização e punições adequadas de infratores,fazendo com que,haja surgimento da intensificação no fim do preconceito na investigação de crimes,somente assim,será positiva a luta contra a parcialidade, um mal que afeta a justiça no Brasil.

Compartilhar

1 Correção

  1. C:1 = 200
    Uso adequado dos conectivos
    ( Primeiramente, Consoante, Ademais).
    C:2 =200
    Intertextualidade e repertório s pertinentes ao tema do texto.
    C:3 = 160
    Relacionar fatos, argumentos e informações para a defesa do ponto de vista
    C:4 = 200
    Demonstrou conhecimento dos mecanismo linguísticos para a construção da argumentação.
    C:5 = 120
    Fez duas propostas de intervenção, sem os 5 elementos completos.
    Explore mais o detalhamento do modo/como será feito a ação de intervenção, assim sua nota alcançará os 200 pontos.
    Uma ótima nota e uma excelente redação de texto dissertativo-argumentativo.
    Lembre- se de explorar os 5 elementos da proposta de intervenção.
    Nota Final: 880 pontos

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.