Mestre

CORONAVÍRUS: UM PROBLEMA SEM FRONTEIRAS

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Ao se abordar o tema do coronavírus, é necessário destacar tanto a segurança de vidas humanas quanto a econômica, que são aspectos importantes. Sabe-se que ambos caminham lado a lado desde sempre, afinal, sem receita não há alimentação e infraestrutura eficazes.

Primeiramente, evidencia-se o fato do Brasil passar por consecutivas crises econômicas desde a década de 1980. Não obstante, o desemprego acompanha o país em taxas elevadas, levando a população a migrar para o setor terciário, e na maioria das vezes, buscar por um subemprego. Assim, a pandemia ocasionada pelo Covid-19 agravou esse cenário, de forma que todos os setores da economia vêm a definhar, piorando a situação econômica nacional e as condições de vida de maior parte da população.

Ademais, observa-se o aumento de casos e mortes diariamente, inclusive a piora da efetividade da saúde pública. Nacionalmente, o número de mortes ultrapassa a marca de 80 mil pessoas, e a ocupação dos hospitais está próxima de seu limite. À medida que a demanda por tratamentos cresce, ocorre o aumento dos preços e o distanciamento dessa realidade de grande parte do povo brasileiro, não atendido pelo Governo de forma eficaz. Esse caso é agravado pela falência de empresas, aumento do desemprego e queda da receita nacional.

ATENÇÃO: TEXTO VOLTADO PARA CONCURSOS PÚBLICOS, NÃO SENDO NECESSÁRIA A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO. POR GENTILEZA, AVALIAR OS OUTROS ASPECTOS ACERCA DO TEXTO DISSERTATIVO. OBRIGADO!

Fica evidente, portanto, a necessidade de uma maior articulação governamental visando atender esses dois fatores simultaneamente, salientando-se o fato de ambos serem interdependentes, e o Brasil ser um país que não possui condições para bancar toda a população necessitada, que vive uma grave situação.

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2 Correções

  1. Competência 1 = demonstrar domínio da norma culta: CORRETO.
    Competência 2 = Compreensão da proposta: Entendeste a proposta e nunca esqueça de fazer reações com outras “áreas do conhecimento”. (Ex: Biologia,história,sociologia)
    Competência 3 = Selecionar, relacionar argumentos: Muito bom realizaste o posicionamento autoral, porém quase ou nenhuma citação presente nos desenvolvimentos, procure citar filmes,filósofos,livros, e.t.c. vai dar um muito valor a sua redação apresentando um alto rendimento e conhecimento.
    Competência 4 = Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação: CORRETO.
    Competência 5 = Elaboração da proposta de solução para o problema: Mesmo você não pedindo para avaliar a competência 5, creio que sua intervenção ficou boa. CORRETO.
    NOTA FINAL:(800)

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  2. Olá, Carlos! Quero te deixar aq algumas observações no que vc pode melhorar.
    – Na sua introdução, apresente uma contextualização do tema, apresentando algum dado alguma referência história ou cultural, e depois relacione ao tema. Mesmo assim, sua tese foi boa.
    – No seu desenvolvimento, a fim de vc reforçar seus argumentos, use algum argumento de autoridade ( filósofo ou outro), alguma citação de alguém que tenha um entendimento do tema, dados de pesquisas, exemplos, entre outros. Isso torna seu texto rico de repertório. Mas sempre argumente bem, assim como vc fez.
    – Atente tbm para alguns erros de vírgula, como em: “diariamente, inclusive a piora”, faltou uma vírgula entre “inclusive” e “a piora”
    Msm que n seja para o Enem, sendo uma dissertação argumentativa, tente pra esses observações.
    Contudo, está MT bom seu texto! Argumenta MT bem e relaciona dois aspectos mt importantes que a Covid afeta: economia e saúde.
    Espero ter ajudado. Por isso, continue se esforçando e vc conquistará seu objetivos! ;)

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