Coronavirus: os impactos da pandêmia na economia

  • 0

No filme “Contágio”, um grupo de pesquisadores saem em busca da cura para uma doença respiratória com alta capacidade infecciosa. Fora da ficção, esse quadro se assemelha ao contexto atual, onde cientistas usam seus mecanismos para obter a cura deste vírus que se dissemina rapidamente. Logo, mostrou-se necessária a paralisação do comércio e das relações sociais. Tal medida comprometeu a economia mundial, uma vez que promoveu o regresso econômico, contido de desemprego em massa e falências.

Em primeiro lugar, vale mencionar que, segundo projeções do FMI (fundo monetário internacional), cerca de 80% dos países do globo terão recesso em suas economias. Desse modo, evidencia-se, consequentemente, a redução das vagas empregatícias mundiais, primordialmente nos países emergentes, que possuem instabilidade estrutural financeira e, apresentam-se em ascensão gradual.

Outrossim, deve-se expor as numerosas falências empresariais, ocorridas em virtude dos baixos investimentos direcionados ao progresso de transnacionais e nacionais. Dado o exposto, os vínculos comerciais são brutalmente interrompidos, gerando quebra de contrato, desvalorização do produto, e acarretando em perda de parcela do produto interno bruto (PIB).

Em suma, os impactos econômicos providos da pandemia, são consideravelmente graves. Dessa forma, compete à OMS (Organização Mundial da Saúde), propagar aos continentes, por meio das tecnologias e acordos diplomáticos, um amparo econômico voltado a descoberta de vacinas de tratamentos dos infectados, além da contribuição governamental própria brasileira para, nacionalmente, promover o auxílio dos informais e garantias trabalhistas pós crise, para que o mundo econômico possa, novamente, harmônizar-se.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá!
    Parabéns pelo seu texto que ficou muito bem escrito, você soube dissertar bem sobre o tema em questão. Mas creio que pode melhorar um pouco sua introdução mostrando mais sobre o problema dado, e logo após, citar suas alusões de filmes ou séries. Fora isso, seu texto esta muito bem elaborado.

    • 0
  2. Parabéns, a redação tá bem escrita. Os períodos da introdução estão bons. Os períodos dos desenvolvimentos estão bons. Os parágrafos estão bons! O texto está bem escrito, vc escreve bem. Sua introdução, acho q vc poderia mudar o último período, deixar ele mais completo, sabe? Sem ser isso, o texto está bom

    • 0
  3. -Texto com temática atual, bem construído.
    -A conclusão no entanto parece um pouco confusa, você relata duas problemáticas (argumentos), regresso economico e as falências. E na conclusão cita a OMS como a principal responsável por atuar nesta situação e sana-la. Porém isso não cabe a instituição uma vez que a esta compreende o papel relacionado a saúde, como você mesma cita, poderia complementar citando mais o governo enquanto detentor deste poder e acordos diplomáticos afim de minimizar ou eliminar os problemas economicos.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.