Coronavírus e sua ligação com a empatia social

  • 1

O filme “O Poço’’, dirigido por Galder Gaztelu-Urrutia, faz um questionamento sobre solidariedade espontânea, ou seja, como a solidariedade pode desencadear-se de forma voluntária nos seres humanos, cuja vivência nos dias atuais prega a ganância e a ambição. Com o surgimento do Covid-19 notou-se grandes manifestações dos internautas para conscientização da prevenção ao vírus, destacando-se entre eles o isolamento social. No filme, é possível notar o egocentrismo como principal agente do caos e da instabilidade presente no poço, assim como é o principal componente que tem dividido a sociedade entre preservar suas vidas e arriscar a saúde do próximo e, a até mesmo a própria saúde, para salvar a economia brasileira.
Primeiramente, é necessário relembrar que a transmissão do coronavírus ocorre por meio de contato físico com pessoas ou objetos contaminados, colocando em evidência a importância do isolamento social. Por outro lado, muitos opositores à quarentena tem se mostrado infelizes com tal ato, tendo em vista que o isolamento consiste não somente em trancar-se em casa, mas também no fechamento de negócios locais o que afetaria consequentemente a produção de bens e os salários dos trabalhadores e autônomos, ou seja, a economia brasileira.
Em segunda instância, é notável que a empatia social deve ser coletiva e de mútua colaboração, acarretando muitas vezes uma solidariedade artificial que diferente da solidariedade espontânea, ela é baseada na empatia forçada devido a uma situação de risco, ou seja, suas ações solidárias são obrigatoriamente exercidas para um bem coletivo, caso contrário, sua falta de colaboração prejudicaria a si mesmo e aos demais envolvidos socialmente. Em outras palavras, a conscientização para ajuda coletiva no combate ao coronavírus é essencial, em vista que se todos fazerem a sua parte o índice de contaminação e de mortes iria decair drasticamente.
Desse modo, é possível notar o importante papel não somente da população, mas também do governo que deve inserir novas instruções aos habitantes de cada país, intervindo com atitudes de prevenção e de auxílio aos trabalhadores e autônomos que sofrerão as graves consequências do Covid-19. A importância do isolamento social provém de inúmeros fatores ligados ao combate mundial contra vírus, ressaltando a diminuição de mortos e infectados.

 

EU GOSTARIA QUE CORRIGISSEM COM TAIS CRITÉRIOS:

COMPETÊNCIA I – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA (0-200)
COMPETÊNCIA II – COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO (0-200)
COMPETÊNCIA III – SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA (0-200)
COMPETÊNCIA IV – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGÜÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO (0-200)
COMPETÊNCIA V – ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL (0-200)
TOTAL(0-1000)

DESDE JÁ AGRADEÇO!

Compartilhar

2 Correções

  1. C1 – 160
    C2 – 120
    C3 – 120
    C4 – 120
    C5 – 120
    Nota = 640
    Redação boa, porém, há muita informação e pouca clareza e objetividade. Os períodos estão longos demais, tornando a leitura extremamente cansativa. Tente ser mais pontual possível e articule melhor suas idéias com elementos coesivos e evite o máximo possível a repetição de palavras.
    Na conclusão, deixe sua proposta mais clara, aborde: (1) o agente, (2) a ação, (3) o modo, (4) a finalidade e (5) um detalhamento.
    Se possível utilize mais de um repertório para dar mais credibilidade ao texto.
    Bom, espero ter ajudado de alguma forma! ;)

    • 2
  2. Use mais conectivos, “O filme “O Poço’’, dirigido por Galder Gaztelu-Urrutia, faz um questionamento sobre solidariedade espontânea, ou seja, como a solidariedade pode desencadear-se de forma voluntária nos seres humanos, cuja vivência nos dias atuais prega a ganância e a ambição. *Com o surgimento do Covid-19 notou-se grandes manifestações dos internautas para conscientização da prevenção ao vírus, destacando-se entre eles o isolamento social.”, no trecho marcado poderia ter usado “fora da ficção, no atual cenário do surgimento do Covid-19…”, por exemplo.
    Ampliar o repertório também ajudaria a dar maior credibilidade ao texto!
    Espero ter ajudado, e continue praticando!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.