Coronavírus e crise de saúde global

  • 1

Em pleno século XXI,surge um vírus que acaba atingindo a população global em geral,dando início a uma nova pandemia.

Coronavírus é um grupo de vírus respiratório,e tem esse nome por possuir aparência semelhante à uma coroa. Essa nova pandemia foi nomeada COVID-19.

No mês de dezembro do ano de 2019,foram registrados os primeiros casos deste novo coronavírus,na cidade de Wuhan-China. Acredita-se que o vírus tenha se originado em um mercado da cidade,o qual comercializava animais,sendo parte destes de forma ilegal,o que dê certo modo favoreceu à contaminação.Como Wuhan é uma cidade muito grande,o vírus logo se espalhou,começando a ter vários registros,não somente pela China,mas também em vários continentes asiáticos,Europa,e até mesmo na América.

A economia é um setor muito impactado pela pandemia. O coronavírus fez com que fábricas e o comércio na China e em outros países parassem ou reduzissem seu ritmo, deixando milhões de pessoas paradas e provocando prejuízos de bilhões de dólares, derrubando bolsas ao redor do mundo e fazendo países cortarem suas taxas de juros.

Atualmente o mundo está com 15.784.287 casos confirmados,9.132.074 recuperados,e 640.601 mortes.O Brasil está em 3º lugar no ranking,tendo 2.348.200 casos,sendo 85.385 mortes,e 1.592.281 recuperados.

Uma das características deste coronavírus é o fato dele se espalhar com facilidade e muitas vezes sem o infectado ter sintomas. Para se ter ideia, seus efeitos podem ser sentidos em até duas semanas após a contaminação.

Os sintomas do coronavírus são bem parecidos com o de uma gripe. Porém, por ser mais agressivo,  eles são um pouco mais fortes. Entre os sintomas estão a tosse seca, febre, falta de ar e diarreia. Idosos e pessoas com problemas respiratórios são as principais vítimas dessa nova doença.

O melhor a se fazer é ficar em casa,respeitando todas as normas de segurança-Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%. Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos. Evite tocar os olhos, o nariz e a boca com as mãos não lavadas.
Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.

Caso necessite sair,mantenha uma distância de 2 metros de qualquer pessoa,use máscara,e utilize álcool em gel.

O que está preocupando os médicos,são a falta de leitos de UTI,para as pessoas infectadas,e a falta de respiradores.Felizmente,estão sendo feitas várias pesquisas para acharem a cura a está pandemia.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, primeiramente quero deixar claro que não sou especialista no assunto, apenas uma iniciante.
    Bom, é interessante que a redação possua uma estética (os avaliadores prezam muito por isso), junto a isso é necessário que a redação tenha 4 parágrafos e cada parágrafo possua 3 períodos. Sua redação é muito informativa e pouco dissertativa, por isso apresenta poucas marcas de autoria.
    Aconcelho que você procure o esqueleto e a estrutura de uma redação, alusões, coerência, competências cobradas e os componentes de cada parágrafo… Assim você irá melhorar bastante, espero ter ajudado.

    • 1
  2. Parabéns! Bom, não me acho no direito de achar que estarei 100% certa na minha correção da sua redação.
    Mas achei que os parágrafos estão desproporcionais entre si, existem alguns erros ortográficos (nada grave que não possa ser resolvido com a prática e a correção). Acredito que as orientações poderiam poupadas, uma vez que não complementaram muito a sua redação, mas tentei entendê-las como uma solução para o problema mesmo, já que não se tem uma solução definitiva para o coronavirus. Acho que o tema poderia ter seguido uma linha de raciocínio mais coerente ou até mesmo paralela com o título. Seu último parágrafo deveria ser empregado em outro momento, mas na nessa mesma redação.
    Espero ter ajudado, mas de qualquer forma, gostei da redação e do tema abordado nela.

    • 1
  3. Gostei muito da redação, achei os tamanhos de parágrafos desproporcionais entre si e alguns erros ortográficos. Mas fora isso, trouxe bastante informações legais e importantes para a redação, teve contextualidade.
    Abordou um bom tema e não fugiu do assunto.
    Não sou apta a dar uma nota pois sou iniciante ainda e nem estipular uma, mas ao meu ver esta ótima, continue assim, está no caminho certo!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.