No filme “eu sou a lenda” o protagonista Robert Neville é um cientista que está a procura de uma cura, a partir de seu próprio sangue, para uma grave epidemia que transformou humanos em seres ávidos e sedentos por sangue. Fora do mundo cinematográfico, é notório que a humanidade já enfrentou diversos problemas de epidemia durante a história devido a falta de controle dos agentes causadores e aos próprios hábitos. Diante desses aspectos é de muita importância a discussão para o combate desses problemas.
No século 14, a peste negra ou popularmente “peste bubônica”, teve sua origem, mais precisa, na China, e devido a meios comercias, através do Mar Mediterrâneo chegou a regiões da Europa, como Veneza e Genova, onde se alastrou e dizimou um terço da população mundial, dessa forma contribuíram com a doença os hábitos e as situações precárias de higiene durante a idade média . Anos passados, e, atualmente, apesar de inúmeras tecnologias já desenvolvidas e um maior controle, a população mundial enfrenta problemas e riscos com o surto do coronavírus, que também foi originado na china, e declarado internacionalmente no final de dezembro de 2019. Segundo a OMS ( organização mundial de saúde),a doença se alastrou mundialmente, atingindo 51 países onde mais de 70 mil casos e mais de 2mil mortes já foram confirmados no início de março de 2020. Assim, deixando evidente a grande proporção que a Covid-19, nome dado doença, se alastra e falta de controle sobre a mesma, que está a pouco de se tornar pandemia.
Pontua-se, ainda, que os avanços da Covid-19, deriva-se também de baixas atuações governamentais, uma vez que, mesmo que ainda não se saiba, exatamente, a fonte, existe evidências de que o vírus vem de uma família que afetam somente animais e ,em algum pequenos casos, outros metabolismos, sendo significativa as chances de provirem de alimentos cujo a origem é animal, sendo que consumidos de forma errada podem aumentar as probabilidades de novas doenças. Ademais, os sintomas da Covid19 são os mesmos de uma gripe comum podendo levar de uma a duas semanas para serem identificados, e são transmitidos pelo ar ou por contato de secreções, como por exemplo gotículas de saliva.
Em suma, é fundamental que os países que tenham maior condições tomem medidas em prol da saude e do bem-estar da população global, adquirindo investimento em profundas pesquisas que tenha a maior visibilidade e eficiência, e direcionar grupos de profissionais especializados que possam dirigir-se aos lugares mais pobres afetados, para o aumento de auxílio e a diminuição do alastramento nessas regiões. Ademais, outro fator coadjuvante, é aumentar a fiscalização dos alimentos, e reforçar as instruções alimentícias e higiênicas disponíveis pela OMS, com a participação de programas de televisão e rádios para noticiar e alertar a humanidade sobre as problemáticas. Somente assim, será possível diminuir o a expansão do vírus e posteriormente ganhar essa luta, como Robert Neville em “eu sou a lenda”, em nome da saude.
IsabellaSilvaRocha
Bom dia!
Introdução interessante, sua tese está boa, mas arrisque fazer uma tese específica e não geral, os corretores gostam mais.
No D1, ”…a idade média . Anos passados, e, atualmente,”, Idade Média deve estar com letra maiúscula, ANOS PASSADOS,E, ATUALMENTE NÃO DEVE SER USADO, NÃO USE MARCADOR TEMPORAL, não pode ok? Procure usar um conectivo: DESSA FORMA, DESSA MANEIRA, CONSOANTE A ISSO, PORTANTO…, ”Segundo a OMS ( organização mundial de saúde),a doença se alastrou”, OMS só pode usar a sigla se o nome por extenso já tiver sido citado, não use parênteses. ”, atingiNDO 51 países onde mais de 70 mil casos e mais de 2mil mortes já foram confirmados no início de março de 2020. Assim, deixaNDO evidente a grande”, não use GERÚNDIO, seu D1 possui muita intertextualidade, é bom para sua argumentação, porém sua opinião apareceu apenas na ultima frase, tente deixar sua opinião com maior destaque, tudo bem?
No D2, você usou conhecimento de mundo, mas não apresentou sua opinião, não se esqueça que é de suma importância argumentar.
Na conclusão, muito boa!
PS: SE ATENTE EM ALGUNS DETALHES, SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE, USOU CONECTIVOS, ESTRUTURA ORGANIZADA, TEVE PROPOSTAS DE INTERVENÇÕES, USOU INTERTEXTUALIDADES, MUITO BOM!
NOTA: 760
Espero ter ajudado, continue praticando!
lucianamariateixeira
Eu adorei introdução, pois você mencionou um filme que teve uma bom número de telespectadores.
Seus argumentos entretanto não senti muita firmeza, queria mais dados sobre o vírus.Na minha concepção você não teve erros ortográficos em nenhum dos parágrafos apresentados.
Gostei muito da sua alusão histórica, foi bem colocada no texto.
Na conclusão achei meio repetitiva, pois você só usou a menção do filme.
A nota que eu daria de 0 a 10, é de uma forma mais critica seria 8.
Vitoria Alencar
oii,gostei muito da sua redação,muito interessante
os aspectos socioculturais que voce citou ficaram perfeitamente combinados com o assunto do corona virus
mas percebo uns erros como
falta de virgula
erros de palavras
erros de preposiçoes
umas palavras sem sentido
mas tirando isso esta maravilhosa
NOTA;830
[email protected]
ola, sua redação ficou boa ,teve marcas de autorias sóciocultural, um desenvolvimento bom ,porém, tenha mais atenção com vírgulas, preposições e conectivos.Sua conclusão ficou ótima fechou bem. obs use mais conectivos como,desse moda, no entanto,em síntese,em fim,todavia.Mas ficou muito bom
NOTA:750
[email protected]
Pode-se notar o uso e desuso irrelevante da virgula e ponto final. Mas as citações foram ótimas, com uso de referencia sociocultural,a sua estrutura compõe uma introdução com a referencia, um desenvolvimento que começa com coerência, portanto usou mais um desenvolvimento, muito bom, e uma conclusão com solução para a problemática. Use conectivos, como, desta forma, na frase “…atingiNDO 51 países onde mais de 70 mil casos e mais de 2mil mortes já foram confirmados no início de março de 2020. Assim, deixaNDO evidente a grande”. Não pode usar gerúndio, algo que tem continuidade.
NOTA: 730
Leviatã
utilização de gerúndio atrapalhou um pouco, mas a redação em si, ficou bastante valorosa, citação referente ao filme com o Will Smith como protagonista foi uma bela sacada, porém perderia pontos em alguns partes que teve quebra contextual e utilização de palavras minúsculas. Contudo, deixou a deseja na exemplificação de mais conectivos, como portanto, todavia, entretanto, embora, consoante ao tema proposto. Seria ótimo citar o livro ensaio sobre a cegueira de José Saramago.
nota:820