Os esportes possibilitam aos indivíduos se desenvolverem socialmente, dessa forma eles encorajam essas pessoas a se tornarem cidadãos preparados para agirem unidos em prol de solucionar os desafios que virão em seus caminhos. Contudo, percebemos que o ambiente esportivo está se distanciando desse aspecto, pois a competitividade impede que haja a cooperatividade entre os atletas. A meu ver, tal situação tende a se estender por conta da falta de diálogo entre os integrantes que compõem esses ecossistemas, pois ao não aceitarem a derrota, acabam por ficar a “flor da pele”.
Em 2017, uma prova de figure 8 terminou em briga, quando o competidor Shan Cullen bateu seu carro na traseira do veículo de Swinford, após isso os dois se desentenderam e quase usaram da violência para resolver a situação, no final ambos foram levados para a delegacia. Nesse contexto, percebemos que esse conflito poderia ser resolvido com uma simples conversa, sem a necessidade de haver briga, porém eles não cooperaram e, consequentemente, permitiram que a situação se agravasse.
Ademais, casos como esses são muito comuns em vários outros desportes, sendo que o principal motivo pela ocorrência desses desentendimentos que terminam em briga é o grande desejo de ganhar, que faz os jogos serem muito cansativos para os atletas, os quais deixam claro em seus semblantes que o objetivo de estarem lá é apenas para vencer. Tudo isso se prova ainda mais quando vemos que o trabalho em equipe é pouco valorizado nesses ambientes competitivos, mas isso não pode perdurar por mais tempo, pois está prejudicando os jogadores a se desenvolverem socialmente.
A falta do diálogo presente no desporto o torna tóxico para as pessoas, assim dificultando que ele seja visto por nós cidadãos como uma forma de se divertir fazendo algo que gostamos, isso também está ofuscando as qualidades que os esportes podem trazer à nossa vida, deixando que esses jogos tenham apenas importância competitiva aos olhos da sociedade. Por isso, os atletas devem ser cooperativos entre si para que esses problemas resultantes da falta de conversa sejam solucionados e as práticas esportivas se tornem mais inclusivas e divertidas para todos os cidadãos.
Shu
Olá!
Seu artigo de opnião está muito bom!
Porém faltou alguns detalhes que são:
– para que o texto não fique tanto no senso comum é interessante, retirar os verbos que estão no gerúndio.
– você relatou uma briga que ocorreu no esporte, muito bom! Mas, faltou mais detalhamento e deve colocar também um pouco mais de recuros linguísticos para que o leitor engaje sobre tal tema.
Espero ter ajudado!
Até a próxima!