Iniciante

Consumo exagerado de cigarro no Brasil

  • 1

PS: Favor, corrijam a redação padrão ENEM, com as respectivas notas das competências, grata.

 

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6º o direito à saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Entretanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o consumo exagerado de cigarro no Brasil. Tal problemática é cultivada devido ao pouco auxílio a indivíduos dependentes e a falta de conscientização para com a população.

Em uma primeira análise, é importante ressaltar o percentual significativo de pessoas com dependência ao tabaco e a falta de auxílio a essas. O filme “os delírios de consumo de Becky Bloom”, é um bom exemplo desse cenário, no qual a protagonista busca comprar roupas novas diariamente, com a desculpa que ela sente um bem-estar ao alimentar esse vício. Fumantes possuem o mesmo infortúnio, pois ao absorverem a nicotina, o cérebro libera hormônios como a dopamina, que dão a sensação de prazer, ao mesmo tempo em que acelera o desenvolvimento de doenças graves. Desse modo, é importante ajudar a população a combater o mau hábito.

Ademais, a carência da educação com relação aos perigos do tabaco é outro item a ser observado. Nesse contexto, a frase “não há nada mais difícil do que tomar a frente para a mudança”, de Maquiavel, reflete completamente a sociedade na atual circunstância. Esse produto químico é mundialmente consumido, e, portanto, é uma fonte de renda bem promissora. Por tal motivo, existem poucos pronunciamentos de conscientização, visto que, se houvessem, os lucros relativos ao cigarro iriam despencar. Com tamanhas afirmações, é extremamente significativo que alguma ação seja tomada para diminuir o consumo dessa substância.

Urge, portanto, a necessidade de combater o impasse. Para tanto, é imprescindível que o Ministério da Educação, juntamente com o Ministério da Saúde, por intermédio de propagandas educativas nas mídias sócias, promova um programa gratuito de atendimento a pessoas com vício em cigarro, a fim de educá-las a respeito dos perigos deste, além de tentar diminuir o número de usuários do tabaco. Com essa iniciativa, o Estado irá cumprir o que diz a Constituição Federal em seu artigo 6º.

Compartilhar

7 Correções

  1. Competência 1= 200 ( demostra conhecimento dos mecanismos da língua portuguesa)
    Competência 2= 160 (apresentou domínio, no entanto, faltou um pouco de ampliação quanto a aplicação dos repertórios ao tema)
    Competência 3= 160 (sabe organizar a redação, alguns desvios, mas encaminhou bem o ponto de vista)
    Competência 4= 200 (está bem definido, porém investe em mais usos de conectivos)
    Competência 5= 200 (articulação dos 5 elementos definidas)

    • 0
  2. Olá,

    Vitória, você demonstra boa capacidade de escrita e de expressão. Vejo muito potencial nos seus textos. Entretanto, como meu objetivo é fazer com que você melhore ainda mais, seguem alguns apontamentos:

    Em relação à parte técnica, percebi problema no uso de vírgulas. Exemplo no primeiro parágrafo: “A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê EM SEU ARTIGO 6º o direito à saúde como inerente a todo cidadão brasileiro” – faltou a vírgula para separar o adjunto adverbial “em seu artigo 6º” que aparece deslocado. Segundo o gramático “Evanildo Bechara, faz-se necessário uso da vírgula para isolar elementos da oração que aparecem em forma invertida. O verbo prevê como é transitivo exige complemento verbal, e este tem precedência sobre o adjunto adverbial. Além disso, aplica-se a regra que não se pode separar o verbo do complemento, exigindo-se vírgula quando isso é feito.

    Em relação ao conteúdo, eu entendi que sua tese é que o artigo 6º da Constituição Federal DO BRASIL não tem sido realizado plenamente pelo elevado número de dependentes DO BRASIL e pela falta de auxílio a dependentes e conscientização em geral. Porém, não apareceu em seu texto argumentos que corroborem sua tese. As suas citações – filme e Maquiavel – são exemplos de produções internacionais que não falam da realiddade brasileira.

    Além disso, se você pegar uma banca que tem um professor muito exigente, certamente ele implicará com o fato de você ter sido Maquiavel num assunto completamente distoante da sua obra. Citações são boas quando elas tem haver com a temática tratada. Do contrário, é como abrir a Bíblia aleatoriamente e tirar uma frase fora do texto e contexto para que foi escrita. A obra de Maquiavel trata do Estado, da Política e da organização da sociedade. Não fala sobre vício e de desenvolvimento de políticas públicas.

    É isso, espero ter contribuído com algo.
    Grande abraço!

    • 0
  3. A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6º o direito à saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Entretanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o consumo exagerado de cigarro no Brasil. Tal problemática é cultivada devido ao pouco auxílio a indivíduos dependentes e a falta de conscientização para com a população.

    REPERTÓRIO- OK

    CONTEXTUALIZAÇÃO COM O TEMA- OK

    DIRECIONAMENTO COM AS TESES- OK

    ERROS DE ORTOGRAFIA (C1) – OK

    Em uma primeira análise, é importante ressaltar o percentual significativo de pessoas com dependência ao tabaco e a falta de auxílio a essas. O filme “os delírios de consumo de Becky Bloom”, é um bom exemplo desse cenário, no qual a protagonista busca comprar roupas novas diariamente, com a desculpa que ela sente um bem-estar ao alimentar esse vício. Fumantes possuem o mesmo infortúnio, pois ao absorverem a nicotina, o cérebro libera hormônios como a dopamina, que dão a sensação de prazer, ao mesmo tempo em que acelera o desenvolvimento de doenças graves. Desse modo, é importante ajudar a população a combater o mau hábito.

    DIRECIONAMENTO COM A TESE (TÓPICO FRASAL) – OK

    REPERTÓRIO- OK

    MANUTENÇÃO TEMÁTICA- X (SEMPRE COLOQUE O TEMA NOS PARAGRAFOS)

    ERROS DE ORTOGRAFIA (C1) – OK

    ARGUMENTAÇÃO- OK

    Ademais, a carência da educação com relação aos perigos do tabaco é outro item a ser observado. Nesse contexto, a frase “não há nada mais difícil do que tomar a frente para a mudança”, de Maquiavel, reflete completamente a sociedade na atual circunstância. Esse produto químico é mundialmente consumido, e, portanto, é uma fonte de renda bem promissora. Por tal motivo, existem poucos pronunciamentos de conscientização, visto que, se houvessem, os lucros relativos ao cigarro iriam despencar. Com tamanhas afirmações, é extremamente significativo que alguma ação (que ação? Sempre deixe claro o seu ponto de vista, o que você quer dizer) seja tomada para diminuir o consumo dessa substância.

    DIRECIONAMNETO COM A TESE (TÓPICO FRASAL) – SEMPRE COLOQUE A SUA TESE NO INÍCIO DO SEU PARAGRAFO.

    REPERTÓRIO- OK

    MANUTENÇÃO TEMÁTICA- X (SEMPRE FAÇA A MANUTENÇÃO DO TEMA NOS PARAGRAFOS)

    ARGUMENTAÇÃO- OK (MAS DEIXE MAIS CLARO O QUE VOCÊ QUER EXPOR)

    ERROS DE ORTOGRAFIA (C1) – OK

    Urge, (tirando essa palavra e deixando só o portando ficaria ótimo) portanto, a necessidade de combater o impasse. Para tanto, é imprescindível que o Ministério da Educação, (1) juntamente com o Ministério da Saúde, por intermédio de propagandas educativas nas mídias sócias, (3) promova um programa gratuito de atendimento a pessoas com vício em cigarro, (2) a fim de educá-las a respeito dos perigos deste, (5) além de tentar diminuir o número de usuários do tabaco. (4) com essa iniciativa, o Estado irá cumprir o que diz a Constituição Federal em seu artigo 6º. (6)

    QUEM? OK OQUE? OK COMO? OK DETALHAMENTO- OK EFEITO- OK

    FECHAMENTO E RETOMADA- OK

    C1- 200

    C2- 200

    C3- 160

    C4- 200

    C5- 200

    NT- 960

    OOI, TUDO BOM? FAÇO CORREÇÃO DE REDAÇÃO, COM UM CUSTO BEM PEQUENO. CASO TENHA INTERESSE ENTRA EM CONTATO COMIGO. (81987291158) BEIJOS!
    PARABÉNS!!!

    • 0
  4. COMP.1 : 160
    Seu texto apresenta erros recorrentes de vírgula.
    DICA: nuca separe sujeito e predicado, como também, verbo e complemento.
    COMP.2: 200
    Seu texto contém repertórios pertinentes, os quais foram usados de forma produtiva ao associá-los diretamente ao óbice apresentado.
    COMP.3: 160
    Seu texto apresenta argumentos previsíveis, tente aprofundar um pouco mais suas ideias, bem com não proponha teses de caráter muito amplo.
    COMP.4: 200
    Seu texto está coeso, conquanto use mais conectivos.
    COMP.5: 200
    Proposta com os cinco elementos.
    DICA: Faça uma intervenção completa para cada tese.

    • 0
  5. Excelente redação! Soube separar com êxito as estruturas da redação, foi sucinta e objetiva no desenvolvimento. Nesta citação “Ademais, a carência da educação com relação aos perigos do tabaco é outro item a ser observado. Nesse contexto, a frase “não há nada mais difícil do que tomar a frente para a mudança”, de Maquiavel, reflete completamente a sociedade na atual circunstância. ” soube introduzir citação pertinente.
    Só uma dica. No final quando citou os Ministérios da Saúde e da Educacão poderia ter citado o papel da temática na escolas públicas, já que as crianças e adolescentes é um público alvo das mega empresas de tabaco.

    • 0
  6. Eu gostei muita sua redação,porém não vou dá uma nota pq não me sinto qualificada para isso.
    Tá tudo muito bem estruturado
    Acho que a única dica que eu tenho para te dar é para que você busque mais repertótio e continue praticando bastante
    Boa sorte, e vai dar tudo bem no dia da prova.BJS

    • 0
  7. Achei o seu texto muito bom. Ele contém um repertório bem diversificado com uma alta quantidade de argumentos convincentes, o que faz com que ele fique muito interessante e atrativo. Só achei que você deveria impor pelo menos mais uma “solução” na sua conclusão, para os problemas apresentados a cima.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.