Estudante

Consumo e descarte exacerbado do lixo ( DEIXEM A NOTA PLEASE :) )

  • 0

Em suas memórias póstumas, Brás Cubas deixa de maneira explicita que não teve filhos para não transmitir de herança aos mesmos, nosso legado de miséria. No que tange a respeito da preservação ambiental e descarte ilegal de lixo, essa linha de pensamento se torna cada dia mais relevante, uma vez que a relação entre o homem e o meio ambiente segue em completo desequilíbrio. Tal problemática, envolve fatores de crescente consumo da população em alimentos de cunho industrializados e a falta de consciência socioambiental dos indivíduos e empresas. Dessa maneira, urge em caráter de urgência que medidas sejam tomadas a fim de minimizar o caos que vem se alastrando no decorrer dos anos.

Em primeira instância, cabe pontuar que a partir da revolução industrial que ocorreu no século XVIII, a sociedade como um todo, desfrutou de maneira exacerbada dos recursos naturais, gerando consequências de caráter quase que imediato para a natureza. A partir de então, tornou-se rotineiramente natural para a população dispor da natureza e seus benefícios. Assim como nos tempos antigos, o consumo exagerado de alimentos industrializados e o descarte errôneo dos mesmos gera uma problemática a fauna e flora assim como para os rios e mares, dificultando ainda mais a sobrevivência de incontáveis espécies de animais.

Ademais, a falta de consciência e estrutura voltadas para o descarte legal de lixo é algo preocupante, principalmente no que tange as empresas que são responsáveis por utilizar qualquer tipo de matéria prima que venha a ser descartada a seguir. A nós, a maior problemática que esse envoltório de questões pode atingir segundo o Ministério do Meio Ambiente, são as enchentes, morte dos peixes, entupimento de bueiros causados por descarte principalmente de sacolas práticas e o envenenamento de animais. O descarte de objetos, óleo e plásticos é fundamental para agredir a natureza como um todo.

Dessa forma, medidas de combate e prevenção precisam ser tomadas em caráter de urgência, evitando que tal situação torne-se uma problemática de maneira ainda mais agressiva. O Ministério do Meio Ambiente em parceria com as empresas privadas, devem iniciar um projeto onde a conscientização dos indivíduos e demais empresas sejam totalmente voltados para o consumo consciente e descarte legal de lixo. Palestras de conscientização para a população mostrando como vivem algumas espécies de animais a partir desse descarte errôneo . Assim como a fiscalização e multa devem reger esse tipo de projeto, visando a punição adequada para o cidadão que não cooperar . Destarte diferente de Brás Cubas, será um prazer transmitir para nossos futuros entes, um planeta onde a morada será de paz.

Compartilhar

3 Correções

  1. oi, boa tarde
    c1- 160 (erros de crase, de escrita e na utilização da vírgula)
    c2 – 160 (atendeu ao gênero dissertativo, entretanto o repertório não se tornou muito produtivo, para isso vc deve especificar a fonte de tal pensamento/obra (Na obra “Memórias póstumas de Brás Cubas, do escritor Machado de Assis, o protagonista…”) e relaciona-lo ao tema.
    c3 – 200 (mas cuidado, vc gastou muitas linhas na introdução, o que pode comprometer a sua argumentação no desenvolvimento)
    c4 – 160 (vc faz bom uso dos recursos coesivos, entretanto, há a necessidade de os acrescentar em alguns partes no decorrer do texto para melhorar a fluidez )
    c5 – 160 (quais são os efeitos esperados???)

    • 1
  2. Acredito que na hora de se colocar as ideias no papel nossa mente traga várias ideias, porém é de extrema importância lembrar que a folha de redação do Enem tem um espaço meramente curto, fazendo com que 6 linhas seja aceitável para sua introdução.
    Se seu foco for Enem e vestibulares, acredito que você tenha que estudar mais suas ideias e idealiza-las de modo que caibam em poucas linhas.
    Do restante você está no caminho certo, meu parabéns

    • 0
  3. Olá, adorei seu texto mas vim fazer alguma observações:
    – A referencia que voce utilizou nao teve tanta coerencia com o assunto, mas deu para aceitar mesmo assim.
    – Tente nao colocar partes no seu texto em terceira pessoa.
    – Na d2 ouve um pequenino equivoco “Sacolas praticas”
    – A parte em que diz “O descarte de objetos, óleo e plásticos é fundamental para agredir a natureza como um todo.” ficou um pouco avulsa depois do ponto.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.