O álcool é a substância mais comum consumida pelos adolecentes, pois de acordo com uma pesquisa feita pelo site O Globo em 2016, 55% dos adolescentes já experimentaram álcool, por mais que a Lei brasileira n° 9294, de 15 de julho de 1996, proíba o consumo de álcool para menores de 18 anos.
O site De Saúde em 2019, disse que o consumismo alcoólico começa a partir dos 10 anos. Contudo, quanto menor a idade de início, maior é a probabilidade de dependência alcoólica futuramente.
A Fiocruz em sua pesquisa concluiu que em 2019, 120 mil adolescentes são dependentes alcoólicos. Sendo assim, isto está associado a uma série de comportamentos de risco como queda no desempenho escolar, trazendo possivelmente uma chance de evasão escolar devido à dependência; prejuízo no desenvolvimento e estruturação das habilidades cognitiva-comportamental e emocional.
Para a solubilidade deste assunto, é necessário a conscientização da sociedade. Isto pode ser feito através de debates escolares tanto com os alunos, como com os responsáveis. É fundamental também uma criação de lei que proíba, a propaganda de bebidas alcoólicas antes de 23:00 horas, para que as crianças e adolescentes não assistam, evitando o consumo precoce.
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carol_10
Boa noite, não acompanhei as suas outras redações, então não sei o seu desempenho.
Na sua introdução você poderia colocar algum repertório, algum filme que lembra dessa problemática, livro ou algo assim. E também não vi sua tese.
Os seus desenvolvimentos estão muito vagos, você poderia colocar algum desenvolvimento falando de causa e o outro de consequência.
E por fim, na sua conclusão a sua ação e o meio ficaram muito vazios, poderia ter explorado mais e ter colocado o agente.
Raquel Dionísio
Olá, Eliancust. Tudo bem? Espero que sim.
Bem, a sua redação está boa, porém, possui alguns aspectos que precisam ser melhorados.
1. Tese: está boa, com dados, ponto essencial para adquirir nota. citação de lei, algo relevante e bem proveitoso, relevante no ganho de pontos também. Mas, você poderia citar mais argumentos próprios, que senti um pouco de falta, e deixar a problemática mais explícita.
2. Desenvolvimentos: na 1° desenvoltura do texto, você deixou a desejar, você poderia argumentar mais, deixar seu texto mais coeso e bem desenvolvido. Na 2° desenvoltura, eu achei mais criativo. Você fez a citação da Fiocruz e apresentou dados coesos e bem relevate. Mas senti a falta de conectivos (palavras ou expressões que interligam as frases, períodos, orações, parágrafos, permitindo a sequência de ideias), que são responsáveis por facilitar a leitura do texto. Fora isso, está muito boa.
3. Conclusão: sua conclusão está bem desenvolvida, mais você poderia ter citado mais agentes e, responder as perguntas como? e através de que? Para deixar o texto mais plausível e afável.
Bem, essas foram as minhas considerações, espero ter ajudado em algo.
A nota que dirijo ao seu texto é 520. Meus parabéns, continue tentando melhorar, você tem um grende potencial. 💗
Jéssica Pereira
Olá, primeiramente eu não sou acostumada a corrigir redações e comecei as minhas essa semana mas irei dar a minha opinião sincera.
Eu gostei bastante da sua redação, você apresentou dados que é bastante importante. Na argumentação a única coisa que eu mudaria seria colocar a frase de algum filósofo para complementar mais.
Gostei da sua intervenção só achei que a conclusão ficou um pouco vazia mas da pra entender direito qual é a sua proposta.
lanaP
Boa noite Elianacust! 1. Gostaria de deixar claro que não corrigi nenhuma redação anterior, porém, há erros que merecem ser notados. Em geral, seus parágrafos estão bem curtos, sendo que o seu 1° desenvolvimento está extremamente pequeno, quando na verdade, deveria ser o maior (os desenvolvimentos devem ser os maiores parágrafos).
2. Introdução: Sua introdução não apresenta a tese, você apenas acrescentou um repertório sociocultural e não desenvolveu sua tese. Além disso, sugiro que ao colocar algum repertório sociocultural, coloque-o entre aspas, para separá-lo da argumentação. “adolecentes” – erro gramatical. Excesso da palavra “álcool”, o que leva a entender que você não possui um vasto conhecimento linguístico.
3. Desenvolvimento 1: Lembre-se que a tese irá te guiar nos desenvolvimentos e quando você não a apresenta, seu texto perde a estrutura, foi exatamente isso que aconteceu no seu 1° desenvolvimento, você colocou o repertório mas não o dissertou-argumentou. Sugiro que neste parágrafo você desenvolva acerca dos frutos do problema.
4. Desenvolvimento 2: Você colocou dados estatísticos nos 3 primeiros parágrafos, a competência 2 avalia, principalmente, a utilização de “várias áreas do conhecimento”, além disso, utilizar dados estatísticos nos 3 primeiros parágrafos revela que você não possui domínio amplo de conhecimento, sugiro que alterne entre livros/filmes/séries/alusão histórica/músicas, ou que for de sua preferência.
5. Conclusão: Para que sua conclusão siga uma estrutura bem feita, deve conter em ordem, o agente (quem irá realizar a ação), o modo (o que será feito), meio (por qual meio será feito), detalhamento e finalidade (o que se espera com essa ação). A sua conclusão está desorganizada, desse modo, sem uma tese, sua proposta de intervenção perde a validade. Basicamente, a sua tese deve ser apresentada na introdução, deve conter dois argumentos (os quais serão desenvolvidos nos desenvolvimentos) e na conclusão, sua proposta de intervenção irá se basear em resolver os problemas da tese.
OBS: Sugiro que a cada parágrafo, no início, você coloque um conectivo, o mesmo vale para cada após de ponto final.
Logo, Competência 1: 120 pontos (alguns erros gramaticais, mas poucos, visto que sua redação está bem pequena para poder ser avaliada de acordo com o padrão + sua introdução não apresenta nenhum ponto final).
Competência 2: 80 pontos (3 parágrafos contendo dados estatísticos + falta de argumentação necessária + falta de tese).
Competência 3: 80 pontos (seus parágrafos estão curtos, faltam argumentação acerca da tese (que não está presente + falta de organização da conclusão).
Competência 4: 40 pontos (nenhum parágrafo contem conectivo no início + apenas 2 parágrafos apresenta conectivos após o ponto final (desenvolvimento 1 e 2).
Competência 5: 80 pontos (falta agente, meio, detalhamento e finalidade + sem a tese, a sua conclusão não pode ser feita, pois a proposta baseia-se na mesma).
Total: 400 pontos.
Essas foram minhas sugestões, espero que você as utilize e que suas redações melhorem cada vez mais!
Lally
Bem, eu não corrigi suas outras redações então não posso dizer o quanto evoluiu, mas a minha dica é:
Na introdução já mostra quais problemas tu vai abordar nos desenvolvimentos
No d1 e de tenta se aprofundar mais, explicar mais o motivo daquilo ser um problema. Lembre-se, seu objetivo é convencer o corretor do seu ponto de vista e não apresentar só dados
E na conclusão, tenta usar mais agentes, leis que proíbam propagandas pode até dar certo mas com uma parcela muito pequena já que a maioria dos adolescentes dependentes viram seus pais bebendo em casa desde criança e tal
Espero ter ajudado :)
Karinadasilva
Erro ortográfico na primeira linha (”adolecente”).
Na conclusão, a palavra “solubilidade” parece não encaixar no contexto.
Faltam algumas vírgulas (ex: O Globo, em 2016, …)
Na conclusão, é importante colocar quem deve realizar tal ação. Exemplo: O ministério da educação, o ministério da saúde, o poder legislativo e etc).
Espero ter ajudado!