CONSUMO CONSCIENTE, O NOVO DESAFIO DA SOCIEDADE.

  • 0

Na comédia brasileira, “Até que a Sorte nos Separe”, é abordada a vida de uma família que ganha muito dinheiro, mas perde tudo por consumir inconscientemente. Fora da ficção, percebemos que isso é uma realidade no Brasil. Dessa maneira, compreendemos que o consumo consciente é um desafio para a sociedade. Por consequência, principalmente do desprezo do governo com suas obrigações e a crescente demanda da sociedade por novos produtos.

Em primeiro lugar, vale enfatizar, que a falta de comprometimento do Estado com seus deveres com a preservação da natureza é considerado um ato anticonstitucional, pelo desacato ao Artigo 225 da Constituição Federal de 1988 que consta a todos o direito de um meio ambiente uma boa qualidade de vida. Porém, o governo abre mão do nosso maior bem, com interesse no desenvolvimento econômico, influenciando empreendimentos a cometer a mesma atitude.

Além disso, é fundamental apontar a crescente demanda da sociedade em manter-se sempre com produtos novos, como impulsionador do consumo exacerbado no Brasil. Conforme a teoria do sociólogo estadunidense, Thorsten Veblen, consumo conspício é um termo usado para descrever os custos de bens e serviços adquiridos com o intuito de mostrar riqueza. Certamente, na mente do consumidor ostentador, esse exibicionismo serve como meio de manter ou ter um status social. Logo, os indivíduos acabam comprando itens mais modernos.

Depreende-se portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que as escolas devem providenciar o consumo consciente, por meio de implantação de aulas que tenham o objetivo de induzir o número de compras desnecessárias. Paralelamente, é imperativo que o Governo Federal, promotor da ordem e do bem-estar social, precisa intensificar a inspeção na preservação ambiental por intermédio de leis mais rígidas contra explorações ambientais. Essas medidas proporcionarão um consumo consciente e assim evitarão a história de filme abordado anteriormente.

Compartilhar

2 Correções

  1. Você demonstrou bastante conhecimento da escrita formal da língua
    Apresenta argumentação e conclusão no desenvolvimento do texto , isso é muito bom
    apresenta defesa do seu ponto de vista
    sua proposta de intervenção foi bem elaborada e coerente a discussão defendida no texto
    Sua redação ficou ótima, parabéns!

    • 1
  2. c1;160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita
    c2;160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e
    apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com
    proposição, argumentação e conclusão.
    c3;160Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema,
    de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de
    vista.
    c4;160 Articula as partes do texto com poucas inadequações e
    apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
    c5;160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e
    articulada à discussão desenvolvida no texto
    nota; 800

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.