Consumo consciente

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Em razão do sistema econômico do pós-guerra, que estimulou a aquisição de bens materiais, surgiu o consumismo. Nesse contexto, são preocupantes os impactos para o meio ambiente, pois ocorre uma exploração excessiva dos recursos naturais. Desse modo, um desafio pertinente no Brasil contemporâneo é o consumo consciente, assim é relevante entender as causas e consequências do consumismo, bem como, a importância da consciência na hora de comprar.
Em primeira análise, percebe-se que a principal causa do consumismo é a influência das mídias sociais. De tal maneira, uma pesquisa da PricewaterhouseCoopers demonstrou que 77% dos brasileiros são influenciados pelas redes sociais no processo de compra. Sob esse viés, o consumidor manipulado pela mídia, realiza compras, que muitas vezes, são desnecessárias. Nesse sentido, são sérias as consequências para o meio ambiente, pois para atender a demanda de produção e consumo é necessário retirar a matéria-prima da natureza, fazer grande uso da energia elétrica e água, gerar emissão de gases poluentes, poluição geral, devastação e degradação dos ecossistemas. Dessa forma, é nítido que o consumismo tem relações negativas diretas com o meio ambiente.
Outrossim, o consumo consciente é caracterizado por ser hábitos de compras saudáveis, de adquirir apenas o necessário, optar por empresas e serviços sustentáveis, reutilizar e reciclar produtos. Nessa lógica, o meio ambiente é preservado, evitando escassez de água e outros recursos naturais, desastres como enchentes e garantido um mundo mais saudável para as próximas gerações. Entretanto, o consumo consciente é um desafio na realidade brasileira, prova disso, é a pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito, pois demonstrou que 97% dos brasileiros possuem alguma dificuldade em adotar práticas de consumo consciente. Logo, é evidente que medidas são necessárias diante dessa problemática social.
Destarte, cabe ao Ministério do Meio Ambiente, por meio das mídias sociais, divulgar propagandas institucionais, com o intuito de promover conhecimento sobre os malefícios do consumismo para o meio ambiente, bem como, incentivar o consumo consciente. Em adição, o Ministério da Educação, nas escolas, deve desenvolver projetos de consumo consciente, com palestras, trabalhos com reutilização de materiais, coleta de lixo eletrônico e incentivo a separação do lixo para reciclagem, com o objetivo de transformar os estudantes em adultos conscientes. Portanto, por meio dessas medidas, será possível alcançar o consumo consciente no Brasil, garantido a preservação do meio ambiente.

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4 Correções

  1. Oii espero ajudar !!
    Sua estrutura tá ótima, o repertório usado na intro foi bem colocado mas poderia especificar mais.. vc tem uma grade de conectivos muito boaaa parabéns..
    Sua argumentação tbm foi trabalhada só tome cuidado pra não ficar muito mais explicativa do q argumentativa..
    A construção realmente foi muito bem estruturada, a coesão tbm ficou clara.. parabéns

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  2. Olá, tudo bem? Espero que sim, vamos lá:
    Introdução: achei boa a sua introdução e também gostei bastante da citação sobre a guerra, porém, achei um pouco vaga, você poderia ter especificado melhor a qual você se refere. Possui bons pontos a serem desenvolvidos ao longo dos parágrafos. Além disso, poderia ter colocado mais alguns argumentos porque ela ficou um pouco curta.
    D1 e D2: apresenta ótimos repertórios e bons argumentos, além de fazer uso de conectivos que ajudam a dar uma maior coesão ao texto. Apenas se atente ao D1, porque no trecho “fazer grande uso da energia elétrica e água, gerar emissão de gases poluentes, poluição geral, devastação e degradação dos ecossistemas.” , ao meu ver você citou mais quê o necessário, mas tirando isso ficou ótimo!
    Conclusão: adorei a sua conclusão, apresenta os elementos necessários, mas está falando o detalhamento. E também, poderia ter retomado o que foi dito no parágrafo anterior sobre a guerra.
    Espero ter ajudado, bons estudos!!!!

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  3. Em razão do sistema econômico do pós-guerra, que estimulou a aquisição de bens materiais, surgiu o consumismo. Nesse contexto, são preocupantes os impactos para o meio ambiente, pois ocorre uma exploração excessiva dos recursos naturais. Desse modo, um desafio pertinente no Brasil contemporâneo é o consumo consciente, assim é relevante entender as causas e consequências do consumismo, bem como, a importância da consciência na hora de comprar.
    Em primeira análise, percebe-se que a principal causa do consumismo é a influência das mídias sociais. De tal maneira, uma pesquisa da PricewaterhouseCoopers demonstrou que 77% dos brasileiros são influenciados pelas redes sociais no processo de compra. Sob esse viés, o consumidor manipulado pela mídia, realiza compras, que muitas vezes, são desnecessárias. Nesse sentido, são sérias as consequências para o meio ambiente, pois para atender a demanda de produção e consumo é necessário retirar a matéria-prima da natureza, fazer grande uso da energia elétrica e água, gerar emissão de gases poluentes, poluição geral, devastação e degradação dos ecossistemas. Dessa forma, é nítido que o consumismo tem relações negativas diretas com o meio ambiente.
    Outrossim, o consumo consciente é caracterizado por ser hábitos de compras saudáveis, de adquirir apenas o necessário, optar por empresas e serviços sustentáveis, reutilizar e reciclar produtos. Nessa lógica, o meio ambiente é preservado, evitando escassez de água e outros recursos naturais, desastres como enchentes e garantido um mundo mais saudável para as próximas gerações. Entretanto, o consumo consciente é um desafio na realidade brasileira, prova disso, é a pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito, pois demonstrou que 97% dos brasileiros possuem alguma dificuldade em adotar práticas de consumo consciente. Logo, é evidente que medidas são necessárias diante dessa problemática social.
    Destarte, cabe ao Ministério do Meio Ambiente, por meio das mídias sociais, divulgar propagandas institucionais, com o intuito de promover conhecimento sobre os malefícios do consumismo para o meio ambiente, bem como, incentivar o consumo consciente. Em adição, o Ministério da Educação, nas escolas, deve desenvolver projetos de consumo consciente, com palestras, trabalhos com reutilização de materiais, coleta de lixo eletrônico e incentivo a separação do lixo para reciclagem, com o objetivo de transformar os estudantes em adultos conscientes. Portanto, por meio dessas medidas, será possível alcançar o consumo consciente no Brasil, garantido a preservação do meio ambiente.

    (A redação está realmente muito boa e organizada, no entanto melhoraria a introdução pois a vejo como a porta de entrada para a redação, evitando repetições de palavras muito parecidas como “consciente” e “consciência” na última parte do primeiro parágrafo, pois tornam a leitura maçante. No entanto a redação está ótima! :)

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  4. Em razão do sistema econômico do pós-guerra, que estimulou a aquisição de bens materiais, surgiu o consumismo. Nesse contexto, são preocupantes os impactos para o meio ambiente, pois ocorre uma exploração excessiva dos recursos naturais. Desse modo, um desafio pertinente no Brasil contemporâneo é o consumo consciente, assim é relevante entender as causas e consequências do consumismo, bem como, a importância da consciência na hora de comprar.
    Em primeira análise, percebe-se que a principal causa do consumismo é a influência das mídias sociais. De tal maneira, uma pesquisa da PricewaterhouseCoopers demonstrou que 77% dos brasileiros são influenciados pelas redes sociais no processo de compra. Sob esse viés, o consumidor manipulado pela mídia, realiza compras, que muitas vezes, são desnecessárias. Nesse sentido, são sérias as consequências para o meio ambiente, pois para atender a demanda de produção e consumo é necessário retirar a matéria-prima da natureza, fazer grande uso da energia elétrica e água, gerar emissão de gases poluentes, poluição geral, devastação e degradação dos ecossistemas. Dessa forma, é nítido que o consumismo tem relações negativas diretas com o meio ambiente.
    Outrossim, o consumo consciente é caracterizado por ser hábitos de compras saudáveis, de adquirir apenas o necessário, optar por empresas e serviços sustentáveis, reutilizar e reciclar produtos. Nessa lógica, o meio ambiente é preservado, evitando escassez de água e outros recursos naturais, desastres como enchentes e garantido um mundo mais saudável para as próximas gerações. Entretanto, o consumo consciente é um desafio brasileiro, prova disso, é a pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito, pois demonstrou que 97% dos brasileiros possuem alguma dificuldade em adotar práticas de consumo consciente. Logo, é evidente que medidas são necessárias diante dessa problemática social.
    Destarte, cabe ao Ministério do Meio Ambiente, por meio das mídias sociais, divulgar propagandas institucionais, com o intuito de promover conhecimento sobre os malefícios do consumismo para o ambiente, bem como, incentivar o consumo consciente. Em adição, o Ministério da Educação, nas escolas, deve desenvolver projetos de consumo consciente, com palestras, trabalhos com reutilização de materiais, coleta de lixo eletrônico e incentivo a separação do lixo para reciclagem, com o objetivo de transformar os estudantes em adultos conscientes. Portanto, por meio dessas medidas, será possível alcançar o consumo consciente no Brasil, garantido a preservação do meio ambiente.

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