Durante o período da Guerra Fria, os Estados Unidos utilizaram o “American way of life” (estilo de vida americano) como estratégia para consolidar o capitalismo, promovendo a ideia de felicidade através do consumo. Entretanto,a partir do séc.XXI, devido a transformações econômicas e socioambientais, percebe-se a adoção do ideal minimalista como alternativa a cultura do consumo. Dessa forma, torna-se necessário analisar tais transformações para comprender essa mudança de comportamento.
Em primeiro plano, deve-se considerar, que em períodos de crise ocorre uma diminuição no poder aquisitivo do consumidor e consequentemente modifica seus hábitos de consumo, optando por aquilo que é essencial e necessário. Dessa maneira, é possível associar a nova tendência mundial de consumo aos efeitos no mercado, provocados pelas diversas crises econômicas, políticas e sócias ocorridas a partir dos anos 2000.
Outro fator importante a ser analisado, são os efeitos socioambientais provocados pelo consumismo exacerbado. Tais impactos,como poluição, aquecimento global e exploração de mão de obra, obrigam a sociedade a criar maneiras de aliar desenvolvimento com sustentabilidade e responsabilidade social. Dessa forma, adotar uma pensamento essencialista contribui para a diminuição desses efeitos e a modificação da cadeia de produção.
Sendo assim, torna-se necessário criar medidas para lidar com essa nova tendência se consumo. Sob esse cenário, os setores empresarial e industrial devem modificar seu modo de produção através do investimento em tecnologia e qualidade, diminuindo o desperdício e adequando produção e demanda.
☆ se puder dar correção com nota ficaria muito agradecida :)
marisancmt
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa: 120
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 160
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 160
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural: 160
camilaburity
oieee, vim retribuir a correção. Gosto de ser bem crítica, pois assim podemos evoluir!!
Inicialmente, queria dizer que o seu texto ficou muitoo curto, não daria 30 linhas e isso ja causa um impacto no corretor. Tudo que estiver em parêntese, sou eu opinando.
Durante o período da Guerra Fria, os Estados Unidos utilizaram (UTILIZOU), o “American way of life” (estilo de vida americano) como estratégia para consolidar o capitalismo, promovendo a ideia de felicidade através do consumo. Entretanto, a partir do séc.XXI (abreviação??? escreva!!) devido a(AS) transformações econômicas e socioambientais, percebe-se a adoção do ideal minimalista como alternativa a cultura do consumo. Dessa forma, torna-se necessário analisar tais transformações para comprender(compreender) essa mudança de comportamento.
Em primeiro plano, deve-se considerar, que em períodos de crise ocorre uma diminuição no poder aquisitivo do consumidor e consequentemente modifica seus hábitos de consumo, optando por aquilo que é essencial e necessário. Dessa maneira, é possível associar a nova tendência mundial de consumo aos efeitos no mercado, provocados pelas diversas crises econômicas, políticas e sócias ocorridas a partir dos anos 2000.(Bom, use exemplos… A quebra da bolsa de nova york, na real, você poderia falar do cenário atual, sabe? estamos vivenciando uma crise MUNDIAL!! Seu primeiro parágrafo ficou bem falho, superficial.)
Outro fator importante a ser analisado, são os efeitos socioambientais provocados pelo consumismo exacerbado. Tais impactos ,como poluição, aquecimento global e exploração de mão de obra, obrigam a sociedade a criar maneiras de aliar desenvolvimento com sustentabilidade e responsabilidade social. Dessa forma, adotar uma pensamento essencialista contribui para a diminuição desses efeitos e a modificação da cadeia de produção. (falta de uso de repertórios, superficial também.)
Sendo assim, torna-se necessário criar medidas para lidar com essa nova tendência se consumo. Sob esse cenário, os setores empresarial e industrial devem modificar seu modo de produção através do investimento em tecnologia e qualidade, diminuindo o desperdício e adequando produção e demanda. [ Você deve falar QUEM deve fazer essas medidas, COMO faze-la, O QUE será feito, PARA QUE (a fim de) e DETALHAR ]
C1: 120
C2: 80-120 (você só usou repertório na introdução…)
C3: 160
C4: 120 (ideias superficiais)
C5: 80 (faltou, QUEM, COMO, PARA QUE E A FIM DE.)
600-620
-> Boa sorte e espero que essas dicas e observações lhe ajude!! Bjos
AnaGambarotto
Ótima redação, defendeu bem seu ponto de vista utilizando fatores históricos, sociais e ambientais, uso correto da estrutura, boa escolha de palavras, para melhorar poderia ter usado o pensamento de algum filósofo, pensador ou escritor da época. Há um pequeno erro de concordância que acredito ter sido na hora de digitar “Dessa forma, adotar UMA pensamento essencialista…”, tirando isso, a escrita está realmente boa, usou-se palavras mais cultas e pouco utilizadas na linguagem informal, o que é muito bom na verdade, tente fazer isso mais vezes e usar mais fatores históricos que levaram ao consumismo, mais fatores ambientais que são prejudicados pelo mesmo. Nota 680