No filme espanhol “O Poço”, é mostrado como o personagem Trimagassi foi incentivado por amigos e propagandas na televisão a comprar uma faca que se afiava à medida que fosse utilizada. Fora da ficção, é comum dos indivíduos adquirirem objetos dos quais não necessitam, como ocorre no filme, essa realidade é conhecida como consumismo e pode acarretar em aspectos negativos, como a formação de uma sociedade cada vez mais alienada e ao esgotamento de recursos no meio ambiente.
De início, é válido salientar como os produtos manipulam a mente de seus proprietários. De acordo com o filósofo brasileiro Mário Sérgio Cortella, os jovens de hoje são nativos digitais, os quais nascem mergulhados na instantaneidade e na velocidade proporcionada pelos aparelhos. Nesse viés, fica evidente que o uso excessivo e a preocupação em adquirir novos produtos está por formar uma geração totalmente dependente do consumo e sem pensamento crítico. Desse modo, fica claro que o pensamento do filósofo se faz implementado na sociedade atual e que esse quadro precisa ser alterado.
Ademais, a extração demasiada dos recursos da natureza é uma das consequências ruins do consumismo no Brasil. Segundo o economista brasileiro Hugo Penteado, a busca pelo lucro está cegando as grandes empresas quanto aos impactos negativos que elas causam ao meio ambiente. Nesse sentido, ao fazer de tudo para cumprir a demanda do mercado e da população consumista, as empresas agridem a natureza para elevar a produção, assim como apontou o economista Hugo Penteado. Dessa forma, se faz de extrema importância, políticas públicas para mudar esse cenário
Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para resolver o impasse. Assim, cabe ao Ministério do Meio Ambiente, controlar a extração dos recursos naturais das empresas e indústrias, as impondo medidas como a preservação de áreas determinada pelo próprio ministério também como um fundo para a sua proteção, por meio de uma fiscalização mais rígida, a fim se que se possa preservar o equilíbrio ecológico vigente no mundo. Paralelamente, as Escolas devem estimular o pensamento crítico, por meio de palestras e criação de uma disciplina na grade curricular, e a partir disso formar uma sociedade mais consciente e menos consumista.
PS: se puderem dar nota modelo Enem eu agradeço, mas se não se sentirem confiante mesmo assim toda ajuda será muito bem vinda.
YasminSuzarte
gostei bastante do seu texto, mas acho que você poderia adicionar fatos mais relevantes, como por exemplo, a forma que o consumismo afeta diretamente a população (como os acumuladores, ou algum exemplo do tipo), além de deixar a sua opinião mais explícita. Fora isso, acredito que você ganharia uma nota ótima, uma das melhores redações que eu li nesse site até agora!
BiancaSantosdeCarvalho
Boa tarde!
Gostei bastante da sua redação, você mostrou um bom conhecimento sobre o tema e conseguiu contextualizar muito bem.
Achei bem dotado de informações que contribuem com a redação mas busque mostrar mais seu ponto de vista em cada parágrafo.
Continue assim que você vai longe!
Espero ter ajudado!
Alethos_BK
Olá, boa tarde!
Sua redação ficou muito boa, mostrou bem o assunto e nela fez o leitor parar e refletir sobre o assunto.
Mas, acho que como usou exemplos um pouco em excesso, podendo entrar mais sobre o assunto e tendo uma “pitada” sua. Bem deve ser apenas impressão.
Não darei nota, pois não tenho conhecimento o suficiente para julgar.
Gostei bastante, parabéns!
Vhgujkjkh
Olá , você contextualixou bem, gostei da citação do filme, porém você poderia marcar de forma mais incisiva a tese, evite verbos como “pode acarretar”, coloque “acarreta”, marca de forma mais clara o que você quer dizer.
No d1 sua citação não tem muita relação com o tema, você tangenciou um pouco, pq ficou preso a essa citação sobre tecnologia e acabou esquecendo do tema principal, que era consumismo.
No d2 você argumentou bem, contudo uma sugestão é que você reserve o último período pra expor seu ponto de vista, sua opinião, porque você colocou um período morto, que não diz muita coisa,logo poderia ser retirado sem grandes prejuízos.
Na intervenção ,você deve desenvolver primeiro uma ação pro 1 argumento, depois pro 2, você inverteu a ordem e isso quebra o paralelismo e plano de texto e faz você perder pontos
Espero ter ajudado.
Você pode corrigir meu texto, por favor?