Consumismo entre jovens

  • 0

As relações capitalistas baseiam-se no livre comércio, a qual o louco é central nesse sistema, consequentemente, a alta demanda e concorrência propiciam o surgimento de uma sociedade extremamente consumidora. Paralelamente, o consumismo, principalmente entre jovens, é um grande problema visto que o meio ambiente afetado. Logo, isso não só é causado por fatores socioculturais mas também pela má influência midiática.
Primeiramente, cabe ressaltar que aspectos socioculturais podem influenciar o surgimento de uma sociedade consumidora, uma vez que compras exageradas estão no cotidiano de muitas pessoas. Uma prova disso, então, é a famosa sexta-feira Negra ou “black friday”, que reúne multidões em lojas, atraídas pelos preços baixos. Com isso, vê-se que esse episódio já faz parte da cultura capitalista do país, marcada pelo consumismo, contudo, sem planejamento e suporte isso pode ocasionar problemas graves, pela falta de educação financeira, como, por exemplo, crises. Assim, é preciso que as pessoas tomem consciência de seus limites de compras, dessa forma, estarão sendo bem mais racionais.
Ademais, as mídias também são precursoras do consumismo, visto que estimulam a indústria da moda e, por consequência, ditam o que deve ser ou não comprado. Sobre tal óptica, influenciadores de opinião, como os digitais, tendem a expor produtos e incentivar sua compra, auxiliando, muitas vezes, o consumo exagerado. Destarte, isso pode gerar não só problemas financeiros, mas também ambientais, como ocorreu em 1500 quando os portugueses dizimaram a Mata Atlântica, extraindo o pau-brasil para tintura, pois era moda e símbolo de nobreza usar a cor vermelha da árvore.
Portanto, para que o consumismo entre jovens brasileiros diminua, urge que o Governo coloque no currículo escolar uma matéria de educação financeira, auxiliando os alunos sobre a importância do dinheiro, bem como as consequências do consumo exagerado no meio ambiente. Isso, mediante um projeto de lei levado a câmara dos deputados e formação adequada de professores, com finalidade de propiciar o surgimento de uma sociedade consciente, e não extremamente consumidora, como idealiza as relações capitalistas

Compartilhar

1 Correção

  1. —– A introdução é um pouco confusa não dá de entender oq você realmente quer falar.
    Na minha opinião deveria focar mais em alguma pontos para o desenvolvimento ficar mais claro e uma dica é colocar qual departamento específico do governo deveria colocar no currículo escolar a matéria de educação financeira.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.