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CONSUMISMO E PUBLICIDADE EXCESSIVA NA INTERNET (ENEM)

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É fato que com o advento da Revolução Industrial, a partir de 1750, o capitalismo se potencializou e aprimorou a ideia de consumo. Entretanto, esta ação se tornou supérflua, pois no século atual com a propagação da internet, o consumismo surge sendo sinônimo de compras exageradas, desnecessárias e fúteis. Diante disso, deve-se analisar como a facilidade de acesso e a manipulação de padrões são reflexos do consumismo e publicidade excessiva na internet.

A princípio, é válido ressaltar, que a facilidade de acesso instigou o consumo exacerbado. Conforme dados divulgados pela Globo News, com o assolamento da pandemia no ano de 2020, uma quarentena foi imposta e fez com que as pessoas recorressem à internet como recurso de distração. Porém, a principal ação feita foi a utilização de sites para compras online, em que os indivíduos tomados pela ansiedade passaram a consumir sem se locomover, mas sem necessidade. Logo, é crucial que esse cenário seja visto como um problema, pois o consumismo tem assolado lares, em um tempo que é preciso economizar.

Além disso, é importante destacar, que a manipulação de padrões pela publicidade, é a principal consequência desse problema. Segundo o sociólogo Karl Marx, o consumo alienado é uma forma de dominação, pois o indivíduo renuncia sua essência para se encaixar em um padrão. Nesse contexto, na atualidade há uma profissão recente que são os, “influencers”, que conduzem a publicidade de marcas ao usarem algum produto e levarem uma massa de indivíduos à compra, apenas por sua imagem e manipulação, sem ao menos terem a necessidade de possuir tal mercadoria. Então, o quadro supracitado é preocupante, pois é nítido a alienação que a sociedade se encontra.

Portanto, medidas são necessárias para diminuir os problemas causados pelo consumismo e publicidade excessiva na internet. Nesse sentido, é dever do Ministério da Educação — órgão responsável pelas instituições de ensino do país —, complementar a grade curricular das escolas de ensino médio com aulas de educação financeira, através de métodos realistas sobre gerência e responsabilidade monetária para que, assim, os jovens obtenham maior controle de renda em sua vida adulta. Desse modo, o consumo será responsável e a alienação minimizada.

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3 Correções

  1. C2
    os repertórios sobre história e sociologia estão ótimos!

    C3
    conseguiu articular mto bem a argumentação com os repertórios e o seu posicionamento

    C4
    gostei da organização, uso de conectivos ta bom tb,

    C5:
    agente: ministerio
    ação: complementar grade curricular
    meio de execução: através de métodos realistas sobre gerência e responsabilidade
    finalidade: para que, assim, os jovens obtenham maior controle de renda em sua vida adulta

    detalhamento: acredito q poderia desenvolver um pouco mais o detalhamento

    GERAL: No geral a sua redação está mto boa! n vou dar nota pq n sei dar, mas está bem completinha, so n consegui identificar o detalhamento.
    Abraços!!

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  2. 1º parágrafo
    “É fato que com o advento da Revolução Industrial, a partir de 1750, o capitalismo se potencializou”
    creio que deveria haver vírgula após “que”
    É fato que, com o advento da Revolução Industrial, a partir de 1750, o capitalismo se potencializou”
    Para questão do sentido
    “Diante disso, deve-se analisar como a facilidade de acesso e a manipulação de padrões são reflexos do consumismo e publicidade excessiva na internet.”
    Deu entender que a facilidade de acesso e a manipulação de padrões são consequencias do consumismo e publicidade. Ficaria melhor dizer que o consumismo é reflexo da facilidade de acesso a esses meios, e da publicidade excessiva, que possui poder de manipulação de padrões.

    Conclusão
    ” Nesse sentido, é dever do Ministério da Educação — órgão responsável pelas instituições de ensino do país —, complementar a grade curricular das escolas de ensino médio com aulas de educação financeira”
    você separou sujeito do verbo com essa vírgula após “país”.
    Acho que sua redação está boa, só detalhes mesmo.//rt

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  3. 1º parágrafo
    “É fato que com o advento da Revolução Industrial, a partir de 1750, o capitalismo se potencializou”
    creio que deveria haver vírgula após “que”
    É fato que, com o advento da Revolução Industrial, a partir de 1750, o capitalismo se potencializou”
    Para questão do sentido
    “Diante disso, deve-se analisar como a facilidade de acesso e a manipulação de padrões são reflexos do consumismo e publicidade excessiva na internet.”
    Deu entender que a facilidade de acesso e a manipulação de padrões são consequencias do consumismo e publicidade. Ficaria melhor dizer que o consumismo é reflexo da facilidade de acesso a esses meios, e da publicidade excessiva, que possui poder de manipulação de padrões.

    Conclusão
    ” Nesse sentido, é dever do Ministério da Educação — órgão responsável pelas instituições de ensino do país —, complementar a grade curricular das escolas de ensino médio com aulas de educação financeira”
    você separou sujeito do verbo com essa vírgula após “país”.
    Acho que sua redação está boa, só detalhes mesmo.

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