No filme ”Os Delírios de consumo de Becky Bloom”, é possível observar o hábito consumista irrefreável de Rebecca, que passa a correr o risco de arruinar sua carreira por ser uma compradora compulsiva. Nos dias atuais, devido a grande quantidade de propagandas e comerciais, o consumismo é extremamente comum e recorrente. Esta prática neofilista surgiu a partir da revolução industrial no século XVIII e só aumentou com a popularização do sistema capitalista. Desde então, vêm nascendo nas mídias mundiais cada vez mais maneiras de incentivar o consumo desenfreado o que resulta no aumento do impacto ambiental e social no mundo.
Em primeiro lugar, nota-se com clareza, a destruição ambiental crescente que o planeta sofre, visto que o consumo é muito grande e os recursos naturais vêm se esgotando cada dia mais. Dados do g1 de novembro de 2022 dizem que, se todo o planeta tivesse o padrão de consumo dos Estados Unidos, seria preciso cerca de 5,1 planetas Terra para sobreviver. Ademais, a atmosfera terrestre recebe diariamente uma quantidade enorme de gases tóxicos que colaboram para o efeito estufa que, por sua vez, causa mudanças climáticas que podem ser muito prejudiciais para o planeta.
Para mais, a intensa prática consumista gera constantemente problemas psicológicos como depressão e ansiedade, tendo em vista que as mídias fazem aparentar uma necessidade vital de consumo para se alcançar a felicidade . Além do mais, o consumo desencadeia problemas financeiros para as pessoas que buscam o padrão de vida socialmente imposto através da compra constante.
O filósofo Platão já disse ”As concessões ao apetite devem ser poucas e bem pensadas, para não viciar o consumista que há em todos nós.” Ou seja, ele diz que os desejos compulsivos de compra da sociedade devem ser controlados para que não se torne habitual o consumo constante que é natural em todos nós, principalmente com uma intensa pressão midiática sobre um certo modo de viver e ser feliz.
(Me chamo Bianca e essa é a minha primeira redação aqui no Escrever Online. todas as sugestões e críticas construtivas são muito bem vindas!)
Shu
Olá, Bianca!
Abaixo segue a correção da sua redação:
-1° parágrafo: sua tese é “o consumismo é extremamente comum e recorrente.”. Faltou vírgula no trecho “[…] o risco de arruinar sua carreira (,) por ser uma compradora compulsiva.”; e há a ausência de crase em “Nos dias atuais, devido (à) grande quantidade…”. Além disso, evite verbos no gerúndio como “nascendo”;
– 2° parágrafo: faltou aspas em “‘se todo o planeta tivesse o padrão de consumo dos Estados Unidos, seria preciso cerca de 5,1 planetas Terra para sobreviver'”( gostei muito desse dado, muito interessante). E, há ausência de mais engajamento sobre vincular o meio ambiente com o consumismo; assim, poderia desenvolver esse parágrafo um pouco mais;
– 3° parágrafo: como no segundo parágrafo faltou um pouco mais de desenvolvimento; e faltou vírgula em “[…] socialmente imposto (,) através da compra constante.”;
– 4° parágrafo: faltou vírgulas em “[…] ser controlados (,) para que não se torne habitual o consumo constante que é natural em todos nós, principalmente (,)…”; e tome muito cuidado em colocar pronome em primeira pessoa do plural como “nós”, numa redação dissertativa-argumentativa não é ideal. Ademais, esse parágrafo não apresentou funsão de conclusão, mas sim de desenvolvimento.
Espero ter ajudado :)
Bons estudos, Bianca!!!
Até a próxima.
VictorBibiano
Olha assim, eu gostei muito da sua redação daria nota 850.
…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..………………….,…………………………………………….
Ana Leticia G
oii, vou tentar fazer uma correção de acordo com o que eu sei, espero poder ajudar!!!
-Bom, primeiramente, você começou muito bem citando um filme, para enriquecer seu texto e contextualizar o tema.
-No que diz respeito a coesão, você usou poucos conectivos, acho que poderia ter iniciado a sua conclusão com um deles, como o “Portanto” por exemplo, e deixado a citação filosófica para colocar no desenvolvimento por exemplo.
-De acordo com o modelo dissertativo argumentativo, que é o utilizado no Enem, no último parágrafo, você precisa deixar sua proposta de intervenção. Que no caso é uma maneira de solucionar o problema, ela precisa de conter cinco itens: Agente (quem pratica a ação), ação (o que deve ser feito para resolver o problema), meio (maneira que a ação será desenvolvida), finalidade (para que a ação será feita) e detalhamento (que é você detalhar um dos itens anteriores).
-Você tem bons argumentos, e bom repertório, só falta aprimorar mais o seu texto para que o mesmo se encaixe numa dissertação argumentativa.
BiSantos
oii, Ana Muito obrigada pelas dicas e elogios ❤