Iniciante

Consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes

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Uma pedra representando, simbolicamente, uma ideia de obstáculo perante a
trajetória do eu lírico. É isso que se vê no poema de Carlos Drummond de Andrade.
É possível relacionar essa metáfora com a falta de consolidação dos direitos das
crianças e dos adolescentes no Brasil, pois essa problemática tem se
apresentado como uma “pedra” no percurso da sociedade. Nesse prisma, é
importante analisar essa questão no país.
De início, verifica-se que o Poder Público mostra-se omisso ao permitir a falta de consolidação dos direitos das crianças e adolescentes. Isso porque existe uma
falha no processo de aplicação das leis existentes, uma vez que falta assegurar
o ordenamento jurídico que proíbe o trabalho infantil, o que prejudica a
alfabetização de tal grupo vulnerável, comprometendo, assim, o direito à
educação. Desse modo, verifica-se que o governo, por não assegurar qualidade
de vida a todos os cidadãos, desrespeita o contrato social teorizado pelo filósofo
Thomas Hobbes.
Além disso, observa-se que aceitar a falta dessa consolidação é banalizar o mal.
Porém, uma parcela populacional tem apresentado certa apatia diante da
ausência de fiscalização estatal, posto que falta inspecionar, com mais rigor, a
efetivação do ordenamento jurídico que prevê o cumprimento do ECA, comprometendo, assim, o aumento de envolvimento de crianças e adolescentes
com a criminalidade. Tendo em vista as reflexões da filosofa Hannah Arendt para
explicar esse quadro, constata-se que a massificação da sociedade tem afetado
a capacidade do indivíduo discernir moralmente o certo do errado, ficando, assim,
inertes.
Cabe, afinal, admitir que a falta dessa consolidação deve ser superada. Logo, é
necessário exigir do Estado, mediante debates em audiências públicas, a
aplicação das leis existentes, priorizando a fiscalização das empresas
clandestinas, com o objetivo de acabar com o trabalho infantil e garantir o direito
à educação. Ademais, é fundamental sensibilizar a população via campanhas
midiáticas produzidas por ONGs, sobre a importância de se adotar uma postura
não resignada perante a violação desses direitos, priorizando, assim, a
mobilização coletiva em prol da ampliação do quadro de funcionários na inspeção
do cumprimento do Eca. Desse modo, diferentemente do poema de Drummond,
seria possível remover as “pedras” do caminho.

Obs: sempre uso esse modelo de redação, podem ser sinceros na nota :)

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2 Correções

  1. Olá!

    Na introdução você explicou o tema corretamente. Entretanto é eminente apresentar sua tese, defendendo seu ponto de vista em relação ao tema, com causas e consequências que serão abordadas no desenvolvimento

    No desenvolvimento você apresenta a ideia a ser abordada e a explica. Todavia, para a conclusão do desenvolvimento, aconselho que você faça, no desenvolvimento 1, o fechamento (frase crítica que demonstra seu incômodo). Assim como você fez no final do desenvolvimento 2.

    Sua conclusão está perfeita! Apresentou a “frase de efeito” no início, proposta de intervenção completa e uso de texto circuito.

    C1: 200
    C2: 160
    C3: 120
    C4: 200
    C5: 200

    Nota: 880
    Pode haver variações entre 840 até 920 (nessa redação)

    Dica: apresente a tese (argumentos que você irá desenvolver no desenvolvimento) na introdução, e desenvolva melhor os repertórios utilizados, a fim de torná-los produtivos.

    Muito bemmm! Se continuar assim vice alcançará suas metas.

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  2. Uma pedra representando, simbolicamente, uma ideia de obstáculo perante a
    trajetória do eu lírico. É isso que se vê no poema de Carlos Drummond de Andrade.
    É possível relacionar essa metáfora com a falta de consolidação dos direitos das
    crianças e dos adolescentes no Brasil, pois essa problemática tem se
    apresentado como uma “pedra” no percurso da sociedade. Nesse prisma, é
    importante analisar essa questão no país.
    INTRODUÇÃO: houve a apresentação do tema, contraste do repertório com o tema. esta boa sua introdução, porém aconselho a presentar sua tese nela, ficariaa melhor.

    De início, verifica-se que o Poder Público mostra-se omisso ao permitir a falta de consolidação dos direitos das crianças e adolescentes. Isso porque existe uma
    falha no processo de aplicação das leis existentes, uma vez que falta assegurar
    o ordenamento jurídico que proíbe o trabalho infantil, o que prejudica a
    alfabetização de tal grupo vulnerável, comprometendo, assim, o direito à
    educação. Desse modo, verifica-se que o governo, por não assegurar qualidade
    de vida a todos os cidadãos, desrespeita o contrato social teorizado pelo filósofo
    Thomas Hobbes.
    ARGUMENTO 1: uso de conectivos, validação do seu ponto de vista, tese. muito bom seu argumento.

    Além disso, observa-se que aceitar a falta dessa consolidação é banalizar o mal.
    Porém, uma parcela populacional tem apresentado certa apatia diante da
    ausência de fiscalização estatal, posto que falta inspecionar, com mais rigor, a
    efetivação do ordenamento jurídico que prevê o cumprimento do ECA, comprometendo, assim, o aumento de envolvimento de crianças e adolescentes
    com a criminalidade. Tendo em vista as reflexões da filosofa Hannah Arendt para
    explicar esse quadro, constata-se que a massificação da sociedade tem afetado
    a capacidade do indivíduo discernir moralmente o certo do errado, ficando, assim,
    inertes.
    ARGUMENTO 2: uso de conectivos, validação do seu ponto de vista, tese. muito bom seu argumento 2.
    seus argumentos mostram dominância do assunto.

    Cabe, afinal, admitir que a falta dessa consolidação deve ser superada. Logo, é
    necessário exigir do Estado, mediante debates em audiências públicas, a
    aplicação das leis existentes, priorizando a fiscalização das empresas
    clandestinas, com o objetivo de acabar com o trabalho infantil e garantir o direito
    à educação. Ademais, é fundamental sensibilizar a população via campanhas
    midiáticas produzidas por ONGs, sobre a importância de se adotar uma postura
    não resignada perante a violação desses direitos, priorizando, assim, a
    mobilização coletiva em prol da ampliação do quadro de funcionários na inspeção
    do cumprimento do Eca. Desse modo, diferentemente do poema de Drummond,
    seria possível remover as “pedras” do caminho
    CONCLUSÃO: conclusão completa, parabéns! retomou o repertório da introdução, mostrando planejamento do texto.

    sua redação está muito bem escrita.
    acredito que você tiraria entre 800 a 960

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