[Deleted User]
  • 0

Consequências do Uso Excessivo das Redes de Internet no Brasil

  • 0

“O importante não é viver, mas viver bem”. Segundo Platão, a qualidade de vida tem tamanha importância de modo que ultrapassa a da própria existência. Entretanto, na conjuntura hodierna brasileira, essa não é uma realidade para as pessoas que utilizam excessivamente tecnologias atuais, já que tais práticas vêm sido associadas à problemas de saúde e resultam em malefícios ao bem-estar social do usuário, segundo fontes do site UOL. Com isso, em vez de tentar reaproximar a realidade descrita por Platão da vivenciada por esses indivíduos, a desinformação e a omissão parental contribuem com o cenário atual.
Em primeiro plano, cabe pontuar que o desconhecimento associado ao descuido dos responsáveis intensifica o uso imprudente de tecnologias. Nesse contexto, é possível observar que, atualmente, as redes cibernéticas estimulam o indivíduo a permanecer por horas conectado, haja vista a gama de possibilidades que ela proporciona em seus espaços de acordo com o interesse pessoal dos usuários. No entanto, tais indivíduos não são alertados sobre os malefícios do uso hiperbólico dessas redes – por exemplo o desenvolvimento de doenças como sedentarismo e insônia, assim como descreve o Dr. Drauzio Varella em um artigo de seu site – e, desprovidos dessas noções, não comensuram seu acesso à internet. Desse modo, o uso abusivo não é tido como um problema aos indivíduos que não são elucidados sobre os males do exagero, e tal cenário dificulta a aproximação da realidade em questão da descrita por Platão.
Ademais, a desatenção dos parentes acerca do uso demasiado dessas redes viabiliza a incorporação desse cenário na população. Nesse contexto, evidencia-se o advento da 4ª Revolução Industrial, que teve como subproduto uma maior carga horária trabalhista, somada à maior valorização e preocupação com o trabalho. Desse modo, os responsáveis estão constantemente incumbidos de preocupações na contemporaneidade, não dispondo de um momento para supervisionar o filho e seu acesso aos ciberespaços. Assim, há um agravamento do uso excessivo da internet, sendo necessárias ações para reverter o quadro vigente.
Diante do exposto, é indispensável que sejam transcorridas medidas capazes de minimizar as consequências do uso abusivo das redes de internet no país. É mister que o Ministério da Cidadania – órgão responsável pelo desenvolvimento social e cultural da população – associado ao Ministério da Saúde promova a redução do uso descomedido da internet pelos brasileiros, por meio de campanhas nos canais de mídia que viabilizem os prejuízos consumo excessivo das redes cibernéticas -tais como as doenças físicas e psicológicas que podem ser desenvolvidas a partir de tal prática- com o fito de reduzir os impactos dessa realidade na sociedade. Só assim, essas pessoas poderão passar a viver bem utilizando a internet de forma adequada.

Compartilhar

4 Correções

  1. Introdução: a frase “já que tais práticas vêm sido associadas à problemas” o “a” não tem crase porque a palavra “problemas” está no plural.

    D1: a argumentação está boa, porém poderia simplificar algumas coisas.

    D2: exatamente o contrário do D1, isso porque você não argumentou o suficiente nesse parágrafo.

    Conclusão: respondeu todas as perguntas, parabéns.

    C1: 160
    C2: 160
    C3:140
    C4:200
    C5:200

    TOTAL: 860

    • 0
  2. C1: 120, demonstra o domínio da modalidade escrita, porém apresenta alguns erros gramaticais.
    C2: 160, compreende a proposta da redação aplicando conhecimento de várias áreas.
    C3: 120, seleciona, relaciona e interpreta de forma mediano.
    C4: 160, demonstra conhecimento coesivo.
    C5: 160, elabora a proposta de intervenção para o problema abordado.

    total: 720
    OBS: cuidado com o espaço na folha de redação, são 30 linhas.
    Boa Sorte, não desista…

    • 0
  3. INTRODUÇÃO:

    Entretanto, na conjuntura hodierna brasileira, essa não é uma realidade para as pessoas que utilizam excessivamente tecnologias atuais, já que tais práticas vêm sido associadas à problemas de saúde e resultam em malefícios ao bem-estar social do usuário, segundo fontes do site UOL.

    EVITE REDUNDANCIAS E PERIODOS LONGOS. ALÉM DISSO, FIQUE ATENTA AO NEXO DE LIGAÇÃO NAS ORAÇÕES SUBORDINDAS ADJETIVAS EXPLICATIVAS.

    Entretanto, na conjuntura hodierna brasileira, essa não é a realidade das pessoas que utilizam excessivamente as tecnologias; pois tais práticas têm ( o vêm precede gerúndio ) sido associadas a ( com, portanto sem crase ) problemas de saúde e resultam em malefícios ao bem-estar do usuário, segundo o site UOL.

    DESENVOLVIMENTOS:

    A palavra comensurar está inadequada. Melhor seria mensurar.

    Repetição de Conectivos
    Argumentação parcialmente sem embasamento.
    Vícios de linguagem ( principalmente o uso do pronome *que* )

    CONCLUSÃO;

    O.K

    COMPETENCIAS:

    C1: 140
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 140
    C5: 200

    NOTA : 800

    • 0
  4. Bom, sua redação está boa, mas prolixa. Atente-se que a redação do Enem só possui 30 linhas. Há um grave problema de estrutura: o segundo parágrafo demasiadamente grande quando comparado ao terceiro. Cuidado! Assim, você perderá pontos em projeto de texto! Quanto ao conteúdo, introdução possui informações em excesso, uma vez que o dado do site Uol não é necessário na introdução. Há alguns desvios gramaticais, dentre deles, podemos citar: estrutura sintética confusa : troque por: “No entanto, tais indivíduos não são alertados sobre os malefícios do uso hiperbólico dessas redes que, por exemplo, resulta por fomentar o desenvolvimento de doenças como sedentarismo e insônia”

    A palavra incumbido está empregada errada, pois ela designa, majoritariamente, ser encarregado de algo.

    Espero ter ajudado

    Nota: 800

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.