Consequências do tabagismo na sociedade brasileira.

  • 4

      Sob a perspectiva histórica, o Movimento Woodstock desencadeado nos Estados Unidos, em 1969, representou a explícita veiculação de drogas entre os jovens em um cenário político e social caótico provocado pela Guerra do Vietnã. Nesse contexto, o elevado e constante uso de substâncias psicotrópicas, como a nicotina, por exemplo, sinaliza vícios presentes no cerne social. Assim, convém analisar a formação da dependência do tabaco e o impacto da nicotina na saúde dos fumantes passivos.

      Em primeira análise, em alusão às ideias do sociólogo Max Weber, o estudo comunitário deve basear-se na compreensão da “Ação Social”, isto é, no sentido da decisão individual. Por esse pensamento, a escolha humana está relacionada com a perspectiva que o ser possui de sua vida, uma vez que a dependência surge como alternativa momentânea para os problemas que o aflige. Dessa forma, a habituação do uso do cigarro não é apenas um entrave para a saúde, é também uma problemática de cunho social, sob a óptica weberiana.

      Ademais, de acordo com a filósofa Hannah Arendt, quando uma atitude agressiva ocorre regularmente, os indivíduos param de vê-la como errônea. Analogamente, na hodiernidade, o consumo frequente de substâncias químicas foi naturalizado. Logo, observa-se uma diminuição da empatia entre as pessoas e uma potencialização do sentimento individualista, haja vista a violação legislativa quanto ao uso de cigarros em espaços públicos. Dessa forma, os danos causados aos fumantes passivos são preocupantes, como o surgimento de afecções respiratórias crônicas.

      Depreende-se, portanto, que a compulsão pelo tabaco e os efeitos negativos na saúde dos não usuários constituem desafios. Para superá-los, cabe ao Ministério da Saúde instituir programas de saúde pública destinados à auxiliar nos processor de ansiedade humana, visto que as crises propiciam o uso de drogas como solução passageira das adversidades, por meio de consultas frequentes com psicólogos nos postos de saúde, com o fito de diminuir o índice de dependentes. Além disso, faz-se necessário que os guardas públicos comuniquem aos usuários da proibição definida legislativamente.

 

 

Compartilhar

5 Correções

  1. Oii, Vitoria, tudo bem? Amei seu texto, vc sabe como prender o leitor. Parabéns! Vou fazer uma correção por parágrafos e atribuir uma nota no final, pode ser? Não sou especialista, mas espero ajudar como puder. Qualquer dúvida, mande uma mensagem. =)

    INTRO
    -“Woodstock” deve vir entre aspas, visto que é um estrangeirismo
    -ausencia de virgula: ” o Movimento Woodstock, desencadeado nos Estados…” (aposto)
    -muito bem desenvolvida, respeitando a estrutura padrão do enem
    -tese clara e objetiva, além das duas problemáticas facilmente identificadas

    D1 (dependência do tabaco)
    -bem desenvolvida
    -sem erros gramaticais
    -repertório impecável além da otima escolha de palavras
    -argumentação forte e fora do senso comum, alem das ideias organizadas

    D2 (impacto da nicotina na saúde dos fumantes passivos.)
    -tambem bem desenvolvido e estruturado
    -sem erros gramaticais, oq revela um otimo dominio da norma culta padrão da lingua

    CONCLUSÃO
    -uso indevido da crase: “destinados a auxiliar” (crase não vem antes de verbos)
    -ação: instituir programas de saúde pública destinados à auxiliar nos processor de ansiedade humana | comuniquem aos usuários da proibição definida legislativamente.
    -meio/modo: por meio de consultas frequentes com psicólogos nos postos de saúde
    -agente: Ministério da Saúde | guardas públicos
    -finalidade: com o fito de diminuir o índice de dependentes. |
    -detalhamento: visto que as crises propiciam o uso de drogas como solução passageira das adversidades |

    FEEDBACK!
    Vitória, amei seu texto, de verdade! Espero um dia escrever tão bem quanto você. É perceptível seu otimo dominio com as palavras/repertórios, visto que seus erros foram mínimos. Continue treinando, você tem um potencial gigantesco, com certeza alcançara a nota maxima do enem. Abraços e bons estudos! Quaisquer dúvidas, estou á disposição.

    C1: 180
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 200
    NOTA: 980

    • 4
  2. Minha avaliação pra sua redação é nota 1000, tem conectivos vírgulas usadas corretamente, argumentos ótimos e proposta com todas as competências atendidas. Se é pra falar algo mais, apenas senti falta de uma frase de efeito no final pra fechar com “chave de ouro”, porque os especialistas indicam muito o uso desta. Parabéns!

    • 2
  3. Sua redação esta excelente! Você abordou várias áreas do conhecimento que fez com que mostra-se como você domina muitas áreas. Conclusão ótima, solucionando o problema do tema. soube usar a norma culta da língua portuguesa, soube usar a pontuação corretamente e, também o uso de conectivos corretos.

    nota:1000

    • 1
  4. Oiee, sua redação está muitoo boa, mas aqui vão algumas considerações:

    -Introdução:
    * Vc fez uma ótima contextualização, parabéns!
    * Tese muito clara
    * projeto de texto muito bem explícito com 2 argumentos, ótimo!

    -D1 ( a formação da dependência do tabaco)
    *Bom repertório sociocultural
    * Praticamente sem erros de gramática
    * Boa argumentação, continue assim!
    * Vc possui um ótimo senso crítico

    -D2 ( Impacto da nicotina na saúde dos fumantes passivos)
    * “Analogamente na hodiernidade”…evite usar conectivos tão próximos, pois atrapalha a compreensão do texto
    * Sua escolha de repertório foi boa, mas acho que vc se perdeu um pouco na argumentação principalmente quando falou sobre a empatia
    * Bom senso crítico

    -Conclusão
    * Possui os 5 elementos, parabéns!
    * Só tenta deixar a sua FINALIDADE mais explícita para o leitor

    C1= 200
    C2= 200
    C3=160
    C4=180( cuidado com a repetição e conectivos que atrapalha o entendimento do texto)
    C5=200
    NOTA FINAL: 940
    Espero ter sido útil..=)

    • 1
  5. Oi Vic, tudo jóia? Irei fazer alguns comentários sobre sua redação, mas não sou expert nisso.

    Vc fez uma ótima introdução com contextualização, apresentação do tema e de sua teses.
    ” …uso de substâncias psicotrópicas, como a nicotina,* por exemplo*, sinaliza…” o como já dá um sentido de exemplo e por isso não é necessário o uso do por exemplo.

    Gostei dms do seu desenvolvimento 1, usou conectivos, usou citação e soube expressar sua opinião.

    Soube organizar suas ideias no D2, usou conectivos. Olha ” …consumo frequente de substâncias químicas *foi* naturalizado…” penso que a conjunção ”é” caberia melhor no contexto

    Na conclusão, vc propos uma das intervenções muito bem, mas a outra faltou elementos. Coloque o que será feito, quem fará, para que será feito, como será feito + detalhamento. Além disso, faça um fechamento do seu texto com analogia à sua alusão histórica (no caso o Movimento Woodstock).

    Fique de olho nos erros gramaticais (foram pouquíssimos) e na conclusão
    Espero ter ajudado. Abraços!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.