Consequências do etarismo no Brasil – Quando o envelhecimento se torna motivo de preconceito?

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Na “Utopia” do filósofo Thomas More, retrata uma sociedade perfeita, na qual, não há mazelas sociais. Entretanto, fora da ficção, vê-se que a sociedade brasileira é o oposto da retratada por More, um dos fatores à essa problemática é o etarismo e as dificuldades apresentadas ao envelhecimento, pode-se citar que tais dificuldades são decorrentes da exclusão social dos idosos e a negligência governamental ao preconceito à terceira idade.

Primeiramente, vale destacar a exclusão social como um dos fatores a essa problemática. No filme “Up-Altas Aventuras”, o personagem principal, um senhor de 78 anos, vive solitário após morte de sua esposa, morando numa vizinhança que querem mandá-lo para o asilo. Fora da ficção, atualmente, vê-se que a prática de exclusão do grupo idoso na sociedade brasileira é vasta, já que por serem vistos como um grupo “atrasado”, com limitações ,faz com que a exclusão seja rotineira, como também o abando dos familiares à esse grupo.

Ademais, pode-se citar a negligência governamental como outro fator a essa problemática. O artigo 6º da Constituição Federal, assegura os direitos sociais à todos, tais como o lazer, a alimentação, a saúde e entre outros. Entretanto, ao analisar, percebe-se que esses direitos não estão sendo seguidos como previsto, já que a prática do preconceito à terceira idade é vasta. Com o passar dos anos, e os avanços tecnológicos, diante da sociedade aquele que não se “atualiza” é visto como “velho” e os idosos por não se adequarem a aos avanços são vitimas de preconceito.

Portanto, urge para que medidas sejam tomadas, para isso, cabe ao governo federal em prol com o Ministério dos Direitos Humanos buscarem maneiras de intervir tal problemática, através da criação de novas leis assegurando os direitos aos idosos, como também palestras a sociedade com o objetivo de ensinar a necessidade do respeito à terceira idade, com essas ações a sociedade brasileira estará próxima da “utopia” de Thomas More.

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6 Correções

  1. Gostei muito da redação e das analogias utilizadas..Algumas dicas : Tente articular melhor algumas frases, como essa ” morando numa vizinhança que querem mandá-lo para o asilo “, tente desenvolver mais os seus argumentos, concluindo os parágrafos de uma forma melhor, e colocando frases menos longas. Tente detalhar melhor a introdução, ela ficou boa, ma faltou mais detalhamento.
    Boa sorte!

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  2. A redação aborda um tema relevante, que é a exclusão social dos idosos e a negligência governamental em relação à terceira idade. Ela utiliza exemplos e referências adequadas para sustentar os argumentos apresentados. No entanto, algumas sugestões de aprimoramento podem ser feitas:

    Revisão de pontuação e concordância: Alguns trechos podem se beneficiar de uma revisão na pontuação para tornar a leitura mais fluida e facilitar a compreensão. Além disso, há pequenos deslizes na concordância verbal e nominal.
    Desenvolvimento da argumentação: O texto poderia se beneficiar de uma expansão dos argumentos apresentados. Por exemplo, poderiam ser incluídos dados estatísticos sobre a situação dos idosos no Brasil, ou estudos de caso para enriquecer a discussão.
    Foco em possíveis soluções: Embora o texto mencione a necessidade de intervenção governamental, poderia ser interessante oferecer mais detalhes sobre como exatamente isso poderia ser feito. Quais leis poderiam ser implementadas? Que tipo de palestras ou programas educacionais seriam eficazes?
    Variação vocabular: Em alguns momentos, o texto poderia se beneficiar de uma maior variedade de vocabulário para evitar repetições.

    No geral, a redação apresenta uma abordagem coerente e bem fundamentada sobre a exclusão social dos idosos e a negligência governamental. 😊

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  3. Sua redação está boa. Mas devo adverter sobre o uso repetitivo de palavras, tente aprimorar o máximo possível o seu repertório e o uso de conectivos. Também senti que a sua conclusão foi bem “comum”, tente adicionar o máximo de soluções que puder, utilizando um vocabulário diversificado. Eu daria um 720/760.

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  4. C1: 120
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 120
    C5: 200
    TOTAL: 760

    Anotações: No primeiro parágrafo você poderia dividir o último período em 2, para evitar períodos longos e melhorar a coesão.
    No trecho “é o oposto da retratada por More, um dos fatores à essa problemática” você poderia adicionar um termo como “haja vista”, “uma vez que”. Logo, (sugestão) temos “é o oposto da retratada por More, já que um dos fatores à essa problemática” . Aproveitando, “à essa problemática” não tem crase, porque o “a” antecede um pronome demonstrativo. Cuidado com a repetição de termos coesivos, recomendo estudar sobre conectivos p ter uma variedade maior deles na redação. E preze começar um período com um conectivo, como “Logo, Ademais, No entanto, Porém… etc”. De novo, CUIDADO com períodos longos! Tente por pelo menos 4 períodos (frases) por parágrafo. No último parágrafo msm, td certinho em relação a competência 5, mas só tem 1 período. Tente melhorar isso.

    Em suma, vc tem potencial, julgo que com que um pouco mais de estudo terá resultados muito positivos. Parabéns e Boa sorte!

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  5. ACHEI UMA BOA REDAÇAO. A UNICA COISA QUE POSSO TE CORRIGIR É ALGUMAS REPETIÇOES DE PALAVRAS E CONECTIVOS. FORA ISSO TUDO CERTO. ESQUELETO ESTA OK, INTRODUÇAO, DESENVOLVIMENTO E DESFECHO COVINCENTES. GOSTEI MUITO DAS SITAÇOES TAMBEM USADAS E A UTILIZAÇAO DE UM FILME INFANTIL COMO EXEMPLO. OUTRO PONTO POSITIVO É COMO FOI TRANSFORMANDO SUA REDAÇAO ATE CHEGAR O PONTO INICIAL COMENTADO

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