Na obra “A república”, o filósofo Platão idealiza uma cidade livre de desordens, em que o povo trabalha em conjunto para superar os obstáculos. Fora da ilustre produção literária, percebe-se o oposto da ideia de Platão, visto que o conflito premeditado como estratégia política no Brasil apresenta consequências de grandes proporções. Nesse âmbito, é lícito destacar o mau uso da mídia e o egoísmo.
Diante desse cenário, a mídia prejudica os debates passivos sobre a política. Segundo a francesa Simone de Beauvoir, a sociedade generaliza um problema como um fato normal. Sob essa lógica, discursos de ódio e as noticias falsas recorrentes nas redes sociais se tornam cada vez mais presentes, como ofensas voltadas, principalmente, aos indivíduos que possuem uma opinião política oposta, de modo a gerar, muitas vezes, problemas psicológicos nas pessoas atacadas e diálogos violentos. Dessa forma, tal ação imprudente se torna uma negligência à democracia.
Outrossim, é crucial explorar o efeito do egoísmo como outro agente influenciador do revés. De acordo com a literatura machadiana, é possível observar a ausência de moralidade como inerente ao homem. Nesse sentido, o egoísmo voltado a opiniões políticas contraditórias torna-se um conflito, visto que as pessoas usam seu próprio pensamento como a única verdade e, consequentemente surge a violência e a desunião dos brasileiros. Assim, enquanto a falta de empatia persistir, as dificuldades aos conflitos políticos premeditados continuarão em vigor na sociedade.
Portanto, é indispensável intervir sobre o problema. Para isso, a mídia, a exemplo do Instagram e Twitter, deve criar um projeto, o qual poste semanalmente notícias verdadeiras sobre a política e ainda denuncie discursos de ódio, tal como postagens ou comentários, mediante contas imparciais perante a política, a fim de conquistar uma maior liberdade democrática e uma discussão política adequada. Com isso, o Brasil se aproxima do pensamento de Platão,
Pauloh_fp
Olá! Sua redação é ótima e bem estruturada, também apresenta vários repertórios e boa argumentação, particularmente gostei bastante do seu texto. Poderia explicar um pouquinho melhor o tema na introdução, mas nada demais. Destacaria a conclusão, poderia explicar melhor sua proposta, por exemplo:
” a mídia, a exemplo do Instagram e Twitter, deve criar um projeto” => qual projeto? como? detalhe um pouco mais sobre o que você se refere
Fora isso, curti bastante, acredito que alcançaria uns 860-900, a depender do corretor :)