Estudante

Consequências do conflito premeditado como estratégia política

  • 1

Segundo o filósofo grego Aristóteles, o ser humano é um animal político. Nesse panorama, no Brasil embora haja a participação cidadã na política, a violência premeditada e suas consequências perversas como meio de popularização, imperam. Assim, tanto a lacuna educacional quanto a má influência midiática são fatores a considerar.

Em primeiro lugar, observa-se a ineficiência educacional como precursor para esse problema. A esse respeito, o filósofo alemão Immanuel Kant afirma que ” o homem é aquilo que a educação faz dele ”. Dessa forma, o frágil sistema educacional existente repercute de modo negativo na vivência do brasileiro, visto que este torna-se um ser incapaz de construir um pensamento crítico acerca dos desdobramentos políticos do país.

Além disso, é evidente a forte presença das mídias sociais como causa para essa problemática. Sob essa perspectiva, a obra 1984, do jornalista inglês George Orwell, tematiza um contexto no qual produções escritas e audiovisuais são constantemente modificadas de modo a atender os interesses de um sistema autoritário e opressor. Dessa maneira, assim como o mostrado nesse livro, a distorção dos fatos pelas redes sociais, isto é, fake news, incita a violência nesse meio.

Portanto, medidas interventivas são necessárias. Diante disso, cabe ao Ministério da Educação informar as pessoas contra os gatilhos virtuais, como o discurso de ódio e as notícias falsas, por intermédio da divulgação de palestras acerca do assunto no ambiente virtual, a fim de promover o senso de respeito mútuo na sociedade em relação aos  debates políticos, conforme defendido pelo pensador Aristóteles.

Compartilhar

2 Correções

  1. opa, tudo bem? oh vou tentar corrigir pelo modelo do enem, tá?
    lembrando que eu sou apenas um estudante!
    competência 1: 200
    competência 2: 200
    competência 3: 160, achei que teve algumas ideias apenas colocadas e não desenvolvidas.
    competência 4: 160, tenta melhorar nessas partes de coesão tá um pouco estranho.
    competência 5: 160, o agente “o que?” tá meio sem sentido, tenta melhorar
    é isso, parabéns!!!
    se puder corrige a minha redação pf

    • 0
  2. Ótima redação. Apresentou embasamento e gramática dentro dos padrões . Só precisa trabalhar um pouco a conclusão. Pode colocar que isso pode ser trabalhado não somente de forma virtual, mas nas escolas. A criação e também ensinamento das políticas públicas a toda a sociedade. Precisamos de uma resolução mais ampla, que abranja todas as camadas da sociedade.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.