A questão do saneamento básico nunca recebeu a devida importância no Brasil, tal situação vivida nos dias atuais remonta desde o período colonial e imperial, em que as condições sanitárias eram precárias, principalmente entre as classes menos favorecidas, facilitando assim a propagação de enfermidades entre a população.
Diante dessa realidade, os brasileiros que vivem em condição de extrema pobreza são os principais afetados, de acordo com Anthony Wong, médico toxicologista, a falta de saneamento afeta em sua maioria os mais pobres. Sabendo que o tema tratado é um direito básico de todos os cidadãos, faz-se necessária a discussão sobre suas consequências.
Ademais, a falta de saneamento básico pode causar a proliferação de doenças como Dengue, Zika, leptospirose e diversas outras causadas por bactérias e vírus presentes na água contaminada. Logo, como resultado ao descaso em relação às políticas sanitárias, acarreta-se um problema na saúde pública do país.
Faz-se necessária, portanto, a criação de medidas para solucionar tal impasse. É de extrema importância que a Secretaria de Saúde em parceria com as prefeituras locais, por meio de verbas públicas, invistam no descarte correto e reciclagem de lixo, criação de redes de tratamento eficientes e conscientização da população como um todo, fornecendo uma vida digna e garantindo os direitos básicos dos cidadãos. Dado que, de acordo com o que Thomas Hobbes defendia, é dever do Estado zelar pelo bem-estar da sociedade, pois estão unidos por um contrato social.
Aline Lopes
Introdução: faltou tese, com isso sempre coloque o que você irá abordar no seu d1 e d2 e senti falta da problematização, um pouco da sua marca e da sua opinião, para abordar isso, diga que esse contexto é negativo, nefasto.
Desenvolvimento: faltou tópico frasal, no tópico frasal retome sempre a sua tese, senti falta de argumentação e problematização, argumente mais, deixe o obvio para o corretor, percebi que fugiu um pouco do tema, focou somente em um assunto e não tratou o tema.
Conclusão: Faltou detalhamento, fora isso, gostei muito.
Danibarros
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa = 120
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto = 200
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista = 80
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação = 80
5. Conclusão = 200