Iniciante

Consequências da evasão escolar para a sociedade brasileira

  • 0

Nas décadas passadas, principalmente nos interiores do brasil, encontrava-se facilmente pessoas sem o nível médio escolar concluído, a explicação era que o brasil ainda era um país subdesenvolvido. Entretanto, mesmo passado para a categoria de país emergente continua com um alto número de evasão escolar, isso graças a incompetência do governo mediante a essa problemática, e também a pouca importância que os pais dão se o filho seguirá ou não na escola.

Primeiramente, é notável que poucos são os esforços do governo para a resolução do problema em questão. Tal afirmação leva em consideração a quantidade de estudantes de 15 a 17 anos fora do ambiente escolar, segundo o site Novaescola. Assim, os problemas gerados por gerações sem estudo são muito graves, afetando até a economia total do país, pois com uma população de baixo nível escolar não há muito desenvolvimento, principalmente na área da tecnologia, dessa forma atrasando o crescimento do mesmo. Certamente, esse total descaso com a população do brasil por parte do governo é de muita irresponsabilidade.

Similarmente, é perceptível que muitas famílias não levam muito a sério o desenvolvimento estudantil de seus filhos. Dessa forma, em muitos lares familiares de baixa renda é muito comum os filhos abandonarem seus estudos para ajudar financeiramente em casa. Ao estudar a sociedade, Max Weber, sociólogo alemão, observou que o causador de transformações em uma sociedade é o indivíduo, e não o coletivo. Logo, esses indivíduo não escolarizados pouco tem a oferecer para o desenvolvimento do seu país. Evidentemente, essa linha de raciocínio visto em alguns pais é ruim para a própria família, levando em consideração que o filho seguirá o mesmo padrão dos pais, como também para o país.

Decerto, esse empecilho necessita de uma resolução de imediato. Assim, o Ministério da educação deve investir mais na própria educação e mostrar aos pais a importância do ensino para seus filhos, isso através de políticas afirmativas de cunho educativo que demostrem como uma sociedade bem escolarizada afeta positivamente um país. Dessa forma será possível que o Brasil esqueça certas tradições que o atrasa para realmente parecer um país emergente.

Compartilhar

3 Correções

  1. Treine, amigo. Treine.

    Há muita batalha pela frente, mas JAMAIS desista!

    Vi potencial em sua redação, pois aquele famoso “quis dizer isso” é perceptível. Sendo assim, você tem certa sensibilidade em perceber e relacionar fatos com o tema. Isso é ótimo! Treine e aprimore essa habilidade, que com certeza sua C2 e C3 terão 200.
    Outra coisa que deves se atentar é pontuação (um dos critérios de pontuação da C1). Treino e muita leitura são essenciais para aperfeiçoá-la.

    Sua C4 está boa, apresenta bom uso de recursos coesivos.
    Sua C5, ou proposta de conclusão, está “seca” demais. Procure detalhar melhor e especifique o “como”.

    Bons estudos!

    • 1
  2. Oii, tudo bem? Vou tentar apontar algumas coisas que notei no seu texto que acredito que acredito que possam te ajudar.

    C1: 120
    Encontrei alguns desvios gramaticais aqui, como no emprego de letras maiúsculas e minúsculas, falta de concordância em algumas frases (como na “esses indivíduo não escolarizados” > “esses indivíduos não escolarizados”) e vírgulas.
    Uma dica aqui nessa competência seria procurar utilizar sinônimos para evitar a repetição de palavras, pois algumas foram muito ditas ao longo do texto, o que poderia ter sido evitado.
    C2: 160
    C3: 120
    Aqui ficou bom, mas acredito que dava para apresentar mais dados, não se limitando muito na argumentação, é preciso encontrar um equilíbrio, embora você argumente bem. Por exemplo, no 2º parágrafo, ao citar a consideração da quantidade de estudantes de 15 a 17 anos fora do ambiente escolar, seria interessante se você trouxesse qual a quantidade, assim fica muito vago.
    C4: 160
    Bom, deu para perceber que você fez uso de vários recursos coesivos, articulando as informações.
    C5: 120
    Sua proposta de intervenção ficou boa, embora um pouco vaga, dava pra detalhar mais, trazendo todos os agentes necessários.
    A forma que você concluiu o texto demonstrou coesão com a introdução, ficou muito bom, parabéns!!

    • 1
  3. Uma conclusão simples e objetiva. Talvez simples demais, uma conclusão mais elaborada seria melhor. O desenvolvimento é perfeito, não vi nenhuma falha nem nada. Acho que o maior problema está na conclusão mesmo, está previsível demais. O tema é bom, te dá uma base para uma longa discussão, o que me fazem pensar, que você poderia aumentar um pouquinho mais o desenvolvimento. Apesar de eu achar que está excelente.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.