(corrijam por competências, por favor)
Com a evasão escolar, os jovens não trazem malefícios apenas para suas vidas, como também para todo o país, por meio do trabalho informal, que não gera retorno financeiro para a nação, e através da falha do senso crítico – que é estimulado pela escola – e que pode resultar em votos insensatos nas eleições.
De acordo com o economista Ricardo Paes de Barros, o custo anual da evasão escolar soma 3% do PIB brasileiro. Ou seja, a evasão prejudica financeiramente o Brasil, pois sem um diploma de conclusão dos estudos, o jovem tem dificuldades em encontrar um emprego, o que pode leva-lo ao trabalho informal, o qual não gera impostos e, consequentemente, não contribui para o Governo.
Ademais, a escola é um ambiente que estimula o senso crítico do estudante, mas com a evasão o jovem pode se tornar intelectualmente preguiçoso, não tendo iniciativa própria para aprender e refletir, tornando-se então facilmente vulnerável a ser manipulado por políticos, acreditando nesses sem questionar devidamente, e votando com pouco discernimento.
Portanto, é primordial que o Ministério da Educação, ao lado das Secretarias de Educação estaduais, criem métodos para mitigar o número da evasão escolar em todo o país, como aulas que instiguem a atenção do aluno, usando ou citando séries e músicas para aproximar a matéria do dia-a-dia do estudante. Também é necessário que as escolas peçam as opiniões dos próprios alunos sobre como aprimorar as aulas. Assim, as instituições poderão aperfeiçoar suas técnicas de ensino, e os jovens se sentirão em um ambiente mais atrativo.
Yasmin Gomes Pereira
⭐ Correção por parágrafos e ao final as notas por competência;
⭐ Qualquer erro ou equívoco que eu tenha cometido pode entrar em contato comigo!
⭐ Insta: ysmin.goms
🪐 [PRIMEIRO PARÁGRAFO] 🪐
– Modelo ENEM eu recomendo você fazer uma contextualização, exemplo: Alusão Histórica, conceito, citação, introdução por atualidade do tema, dentre outras formas de introduzir.
Exemplo: O educador e filósofo alemão Immanuel Kant afirmava que “O ser humano é aquilo que a educação faz dele”. No entanto, ao analisar e relacionar a realidade da educação brasileira, percebe-se que a evasão escolar tornou-se frequente no país e trazem inúmeros malefícios aos jovens e a sociedade.
– Esse foi um modelo que eu fiz, mas não está completo, depois você termina colocando as teses e finalizando o parágrafo de maneira coerente e organizada ;)
– Suas teses ficaram confusas e desorganizadas;
– É um equívoco afirmar que o trabalho informal não gera retorno financeiro para a nação;
– Tem vários erros de vírgula:
– Não tem vírgula após “evasão escolar”;
– Não é necessária a vírgula após “trabalho informal”;
– Não tem vírgula após “retorno financeiro para a nação”;
– “pode resultar em votos insensatos nas eleições” (????) suas teses estão confusas.
🪐 [SEGUNDO PARÁGRAFO] 🪐
– É recomendado iniciar com um tópico frasal;
Exemplo:
“Convém ressaltar, a princípio, que a evasão escolar é um grave problema econômico do país que gera inúmeras consequências à sociedade brasileira. De acordo com o economista Ricardo Paes de Barros, o custo anual da evasão escolar soma 3% do PIB brasileiro. Sob essa ótica, a evasão prejudica financeiramente o Brasil, pois sem um diploma de conclusão dos estudos, os jovens têm diversas dificuldades em encontrar um emprego, o que aumenta ainda mais a crise de desempregados no país de forma a contribuir para a estagnação econômica e o aumento da desigualdade social. […]”
– Após “em encontrar um emprego” não tem vírgula;
– Não tem vírgula após “trabalho informal”;
– Seu parágrafo ficou bom, mas poderia ter abordado uma breve causa do problema para dar mais foco nas consequências, como o próprio tema pede.
🪐 [TERCEIRO PARÁGRAFO] 🪐
– Procure utilizar sinônimos a fim de não repetir termos mencionados anteriormente;
– Um parágrafo feito de apenas 1 período?!
– Falta de tópico frasal;
– “intelectualmente preguiçoso”, isso ficou contraditório, a evasão acontece muitas vezes, pois os jovens “largam” a escola para trabalhar e ajudar a família financeiramente e não necessariamente tornam-se preguiçosos intelectualmente.
– Esse argumento é contraditório: “, tornando-se então facilmente vulnerável a ser manipulado por políticos,” (Você poderia ter colocados dados que comprovem sua tese);
– Utilização de muitos gerúndios, evite utilizar o gerúndio (palavras terminadas em ndo);
– Não tem vírgula após “devidamente”.
♟️ Estratégia que você pode utilizar nos desenvolvimentos: ♟️
1° TÓPICO FRASAL;
2° REPERTÓRIO;
3° O PORQUÊ DE O PROBLEMA ACONTECER;
4° CONSEQUÊNCIA DO PROBLEMA APONTADO;
5° UMA BREVE CONCLUSÃO DO PARÁGRAFO.
🪐 [QUARTO PARÁGRAFO] 🪐
♥ AGENTE: OK
♥ AÇÃO: OK
♥ OBJETIVO/FINALIDADE: OK
♥ MEIO/ MODO: Não identifiquei
♥ DETALHAMENTO: OK
– “Estaduais” vem em maiúsculo, mas não tenho certeza;
– Após “atenção do aluno” não tem vírgula;
– Novamente muito uso do gerundismo;
– A forma correta é escrever dia a dia sem hífen;
– Cuidado para não propor algo que já existe;
💫 Notas por competência: 💫
C1: 120 > Estrutura sintática regular e alguns erros, muitos erros de vírgula;
C2: 120 > Ausência de outra área do conhecimento;
C3: 80 > Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios;
C4: 120 > Utilização regular de conectivos e repetição de termos;
C5: 160 > Presença de 4 elementos de intervenção;
🌻 [NOTA FINAL: 600] Parabéns!! 🌻
“O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis” – José de Alencar
anacxroline
Oii, vou tentar te ajudar com alguns conhecimentos que tenho (vou tentar corrigir seguindo os critérios e competências do enem ok?)
C1: 160 pontos (Bom domínio da norma-padrão com poucos desvios gramaticais leves)
C2: 160 pontos (Desenvolve bem o tema mas não explora seus aspectos principais. Argumentação consistente com bom domínio do tipo textual.)
C3: 160 pontos (Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema e de forma consistente, entretanto os argumentos são previsíveis.)
C4: 200 pontos (Articula as partes do texto sem inadequações na utilização dos recursos coesivos, com pleno domínio.)
C5: 160 pontos (Proposta de intervenção clara, relacionada à tese, articulada com os argumentos e os meios para realizá-la.)
Nota: 840
Dica: Acho que seria legal vc começar o texto explicando um pouco do que se trata a evasão, e não focar muito em explicar a sua tese, somente apresentá-la, afinal você a explicou ao decorrer do texto (Por ex, o trecho: “por meio do trabalho informal, que não gera retorno financeiro para a nação, e através da falha do senso crítico – que é estimulado pela escola – e que pode resultar em votos insensatos nas eleições” poderia substituir por “por meio do trabalho informal e através da falha do senso crítico”, assim você teria mais espaço para apresentar a evasão primeiramente.
-Procure trazer mais fatos, citações ou alusão histórica.
Ali_pxt
Sou estudante mas espero que minha contribuição ajude :p
C1- Não encontrei erros gramaticais, porém poderia variar um pouco mais o vocabulário – 180
C2 – Na introdução, acho eu que poderia conter um tipo de afirmação histórica ou uma pequena análise de algum filme e série que introduzisse o tema – 180
C3 – Argumentos muito bem colocados. – 200
C4 – Conectivos muito bem usados. – 200
C5 – A intervenção ficou ótima!! – 200
Total: 960 Dica: Tentar focar na competência 3 que é sucesso! Espero ter ajudado.
Natally
Oie, vou tentar pontuar algumas coisinhas que observei, não me compete te dar nota mas espero ajudar.
Introdução: o seu primiero período ficou um pouco confuso pq ao invés do “como”, você deveria ter usado o “mas”:
*Com a evasão escolar, os jovens não trazem malefícios apenas para suas vidas MAS TAMBÉM, para todo o país.*
Ademais, ficou sem coerência tu ter do nd falado de votos nas eleições p um tema de evasão escolar.
Não observei as teses claras.
D1: é legal você começar com conectivo e retomada da tese, não começa já jogando uma analogia.
Acho que a evasão escolar em relação a emprego vai muito além de não contribuir com o governo, repensa um pouquinho isso, o trabalho informal é pior para o trabalhador ou para o Estado?
D2: novamente a questão do voto. Pense em argumentos com maior problemática. A evasão escolar acarreta muito mais desigualdade, desemprego do que uma questão de voto, sabe?!
Conclusão: não houve retomada da tese no primeiro período.
Na primeira proposta, ao invés de propor música e tal, tenta propor algo como “Um ensino menos conteudista”, “um ensino que possibilite o jovem a aprender de forma lúdica”…
Veja, a questão de pedir pra os alunos dizerem o que querem é meio?????, a redação é pra vc propor algo, como estudante você já pode colocar na redação o que você quer. Veja, não de a “responsabilidade” de resolver a problemática ao aluno, mas ao Estado, tlg?
Acho que isso é o máximo eu posso fazer p ajudar, mas da uma lida melhor sobre o tema, estuda estrutura de redação, coesão e coerência que tenho certeza que vc vai melhorar muito.
Boa sorte!!!!!