Estudante

Consequências da evasão escolar para a sociedade brasileira

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Sancionado em 2014 pelo Congresso Federal, o Plano Nacional de Educação, tem como escopo direcionar esforços e investimentos para a melhoria de qualidade da educação, assim como seu acesso no país. Conjuntura esta, que hodiernamente não se propala ao se ter em pauta as consequências da evasão escolar para a sociedade brasileira. Tal disfunção, originada pelo ingresso prematuro dos jovens no mercado de trabalho e a dificuldade de acesso às instituições de ensino.
Em primeira instância, o filósofo e pedagogo Paulo Freire diz, “a educação, qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática”. Sendo assim, o trabalho deveria fazer parte da vida dos jovens após eles terem adquirido conhecimentos provenientes da educação, e não se tornar um mercado onde são inseridos prematuramente. No Brasil, muitos jovens de baixa renda tem de conciliar trabalho e educação, em pró do próprio sustento. Ainda, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, cerca de 70% deles acaba abandonando seus estudos por dificuldades em manter seu foco em duas tarefas, fator este, que compromete sua futura formação e capacitação profissional.
Outrossim, consta no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística que 28,2% da população não tem acesso à educação, fato que, juntamente com a pesquisa realizada pelo Ministério da Educação, mostra que 23 mil estudantes estão fora da escola por falta de transporte escolar. Isto, acaba gerando em muitos estudantes frustração e desistência dos estudos pela dificuldade do acesso às dependências escolares, o que propaga o desinteresse e abdica a informação que deveria ser aplicada aos alunos. Engendrando, de tal forma, o dizer de Kant “o homem é aquilo que a educação faz dele”, não se suceder.
Destarte, percebe-se que as consequências da evasão escolar para a sociedade brasileira são uma grande peripécia e precisam ser resolvidos. De tal maneira, cabe ao MEC juntamente com o apoio do poder legislativo e das instituições educacionais, criarem e executarem, planos e projetos onde o transporte aos alunos devera ser tratado como prioridade de acesso às escolas. Assim como, deverão também auxiliar tais estudantes com uma renda mensal, para assim, assegurar que estes continuem no foco estudantil sem maiores preocupações. Difundindo tais ideias por vias midiáticas, para saber de todos. Para que, deste modo, a população finalmente possa ter acesso ao que lhes é de direito.
SE POSSIVEL CORRIGIR DE ACORDO COM AS COMPETÊNCIAS DO ENEM! OBRIGADA DESDE JÁ.

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3 Correções

  1. C1= 180 demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
    C2= 200 compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
    C3= 120 selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    C4= 200 demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    C5= 180 elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultura
    ESPERO TER AJUDADO

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  2. Primeiramente, só uma dica em relação ao site: quando estiver digitando a redação, tenta dar dois enters quando for passar para o próximo parágrafo, que ele os divide melhor e fica menos confuso na leitura.
    Eu não sei dar notas muito bem, então vou fazer comentários, tudo bem? Espero poder te ajudar! Se possível, você pode também corrigir minha redação sobre saneamento básico?

    – Demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa: observei alguns erros em relação ao uso da vírgula

    – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: você utilizou áreas diferentes e elas se relacionaram claramente com o tema

    – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: acho que você utilizou dados demais e acabou desenvolvendo pouco seus argumentos.

    – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: você foi bem

    – Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural: você não desenvolveu sua proposta, ficou muito vaga. Lembre-se de deixar todos os elementos visíveis (O QUÊ, QUEM, COMO, FINALIDADE, DETALHAMENTO), mesmo que só dê para uma proposta. O importante é que ela faça sentido e esteja bem detalhada.

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  3. também não sei dar nota…
    CONCORDO COM A COLEGA DO PRIMEIRO comentário.

    Demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa: observei alguns erros em relação ao uso da vírgula

    – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: você utilizou áreas diferentes e elas se relacionaram claramente com o tema

    – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: acho que você utilizou dados demais e acabou desenvolvendo pouco seus argumentos.

    – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: você foi bem

    – Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural: você não desenvolveu sua proposta, ficou muito vaga. Lembre-se de deixar todos os elementos visíveis (O QUÊ, QUEM, COMO, FINALIDADE, DETALHAMENTO), mesmo que só dê para uma proposta. O importante é que ela faça sentido e esteja bem detalhada.

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