No período da segunda metade do século XX, estabeleceu no Brasil o processo da industrialização, com início a produção do café. À vista disso, perpetrou uma importância surpreendente para a economia do país. No século XXI, o setor industrial é relevante para o meio social e econômico, porém, a desindustrialização está presente no território brasileiro, devido à falta de pessoas qualificadas para os serviços industriais e à ausência do apoio político para com esse setor. O que acarreta, o desemprego e a diminuição do desenvolvimento econômico.
Inicialmente, segundo Paulo Freire: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Com essa perspectiva, a população necessita do ensino, para que haja a qualificação desses indivíduos e também colabore no desenvolvimento industrial. Ademais, a capacitação desses cidadãos contribui para diminuir o desemprego elevado do país. De acordo com o filme “A procura da felicidade”, a qual o protagonista vive situações difíceis, por estar desempregado. Do mesmo modo, ocorre com a população brasileira que é afetada pela desindustrialização, em consequência disso, aumenta a pobreza nas regiões brasileiras.
Além disso, as industriais não têm apoio político nesse século. Como mostra o jornal Folha de São Paulo, a empresa Ford, em 2021, decidiu fechar todas as fábricas do país. Em decorrência da pandemia que resultou queda no setor industrial. Tal fator é crucial para o desenvolvimento econômico do Brasil. Destarte, é necessário, um auxílio governamental a essas empresas para manter as industriais. Como ocorrera, no início da industrialização.
Conclui-se, que a desindustrialização deve ser solucionada. Cabe o Ministério da Educação atribuir cursos básicos para a população, sobre o setor industrial, por aplicativos e sites disponibilizados para os brasileiros. Para que, essas pessoas se qualificam nesse setor. Além disso, o Governo Federal deve auxiliar as industriais que estão em dificuldades financeiras, através de um programa empresarial criado para atender esse setor. Para que diminua a desindustrialização do país. Dessa forma, as industriais exercerão o desenvolvimento necessário para o Brasil.
ShuDoutor
Consequências da desindustrialização no Brasil
Compartilhar
Ryan_Gustavo
Você iniciou a sua redação muito bem, porém um aspecto que você poderia melhorar é concluir a introdução no “e à ausência do apoio político para com esse setor” e após isso adicionar “Dessa forma, são necessárias medidas para a solução desses problemas”, porque você iria retomar isso no último parágrafo. Concluindo assim a sua Introdução.
No segundo parágrafo, uma sugestão, seria você falar novamente que a baixa qualificação é um problema e usar a citação do Paulo Freire ou o filme “A procura da felicidade” como citação, pois 2 argumentos em um único parágrafo pode ser visto pelo corretor como “escrever mais do que devia”. Além disso, você pode concluir com o que o dado ou citação que você trouxe explica ou corrobora para o seu ponto de vista.
O seu terceiro parágrafo ficou bom, nada a acrescentar.
No último parágrafo troque o Governo Federal como agente pelo Ministério da Economia por exemplo, visto que, Governo Federal fica muito generalizado e os corretores gostam de órgãos do governo mais especializados na solução dos problemas que você pretende solucionar.
almirakelly_
Sua redação foi muito bem elaborada e organizada. Esta bem completa, trazendo já sua tese introduzida nela. E abordando já de inicio um fato histórico no qual vários corretores gostam.Além disso, você pode concluir com o que o dado ou citação que você trouxe explica ou corrobora para o seu ponto de vista.
O seu terceiro parágrafo ficou bom, nada a acrescentar.
No último parágrafo troque o Governo Federal como agente pelo Ministério da Economia por exemplo, visto que, Governo Federal fica muito generalizado e os corretores gostam de órgãos do governo mais especializados na solução dos problemas que você pretende solucionar.