Mestre

Consequências da busca por padrões de beleza idealizados [se possível coloquem a nota]

  • 1

A incansável busca por padrões de beleza idealizados pela sociedade tem como causa diversos fatores que intensificam o problema. Contudo, as consequências dessa busca podem trazer diversos problemas tanto para o indivíduo como para a sociedade. Desse modo, os padrões de beleza patrocinados pela mídia e a falta de autoestima de uma parcela da população são os principais fatores que resultam nas consequências do problema.

Sob esse viés, evidencia-se que a mídia se comporta como uma grande influenciadora nos padrões de beleza. Isto é, em músicas, filmes, programas televisivos e celebridades na internet que promovem personagens com padrões de beleza irreais, tendo como principal característica a idealização de um corpo ou de um rosto perfeito. À medida que muitos indivíduos não diferenciam do que pode ser alcançado sem causar malefícios e do que é impossível, doenças psicológicas, como a depressão e a ansiedade, ou alimentares, como a anorexia ou a bulimia, se tornam mais comum em uma sociedade que busca esses padrões de beleza idealizados.

Outrossim, indivíduos com baixa autoestima é outro fator que influencia na dificuldade de uma resolução para o problema. Tal como na série do serviço de “streaming” Netflix “13 Reasons Why”, em que uma jovem com problemas de autoaceitação comete suicídio por diversos motivos, sendo um desses não conseguir se ver nos padrões de beleza da sociedade. Não distante do ambiente fictício, pessoas que já possuem distúrbios mentais ou baixa confiança em si são os sujeitos que tendem a ser facilmente influenciados pelos padrões de beleza irrealistas, pelo fato de não gostarem de seu corpo ou de seu rosto, podendo ocasionar em consequências mais graves como na representada em “13 Reasons Why”.

Portanto, torna-se necessário criar medidas estratégicas capazes de alterarem esse cenário. Para isso, é preciso que o Ministério da Saúde, junto com os meios de comunicação, crie campanhas de auto conscientização acerca dos padrões de beleza idealizados. Essas campanhas devem ter como público alvo a população mais jovem ou com problemas em relação a aparência, demonstrando as consequências e maneiras de descobrir se o indivíduo precisa procurar ajuda profissional. Assim, será possível reduzir a exigência dos padrões de beleza.

Compartilhar

3 Correções

  1. Tema: Consequências da busca por padrões de beleza idealizados

    INTRODUÇÃO:
    A incansável busca por padrões de beleza idealizados pela sociedade tem como causa diversos fatores que intensificam o problema*. Contudo, as consequências dessa busca podem trazer diversos problemas** tanto para o indivíduo como para a sociedade. Desse modo, os padrões de beleza patrocinados pela mídia e a falta de autoestima de uma parcela da população são os principais fatores que resultam nas consequências do problema***.

    — Muito bem abordado, a tese é clara e objetiva.
    Todavia, essa parte: “(…) Desse modo, os padrões de beleza patrocinados pela mídia e a falta de autoestima de uma parcela da população são os principais fatores que resultam nas consequências do problema.” sei que você usou para dar um encaminhamento argumentativo, entretanto, ao você pôr dessa maneira, infere-se que você já abordou esses fatores e está concluindo-os, invés de introduzi-los. Por isso, proponho uma reescrita, como exemplo: “(…) Desse modo, *é válido explora* os padrões de beleza patrocinados pela mídia e a falta de autoestima de uma parcela da população *que* são os principais fatores *dessa problemática*, *a fim de formular uma proposta de intervenção adequada.*”

    OBS: entre os ** está a parte modificada por mim.
    ________________

    DESENVOLVIMENTO 01:
    Sob esse viés, evidencia-se que a mídia se comporta como uma grande influenciadora nos padrões de beleza.|1| Isto é, em músicas, filmes, programas televisivos e celebridades na internet que promovem personagens com padrões de beleza irreais, tendo como principal característica a idealização de um corpo ou de um rosto perfeito|2|. À medida que muitos indivíduos não diferenciam do que pode ser alcançado sem causar malefícios e do que é impossível, doenças psicológicas, como a depressão e a ansiedade, ou alimentares, como a anorexia ou a bulimia, se tornam mais comum (*comuns) em uma sociedade que busca esses padrões de beleza idealizados.

    1 – Trancamento de períodos, deveria ser um único período, uma vez que estão intimamente conectados:
    “Sob esse viés, evidencia-se que a mídia se comporta como uma grande influenciadora nos padrões de beleza, isto é, em músicas, filmes, programas televisivos e celebridades na internet que promovem personagens com padrões de beleza irreais, tendo como principal característica a idealização de um corpo ou de um rosto perfeito.”
    2 – Sei que elas estes períodos estão intimamente conectados, portanto proponho uma reescrita:
    “Sob esse viés, evidencia-se que a mídia se comporta como uma grande influenciadora nos padrões de beleza, isto é, *ela patrocina* músicas, filmes, programas televisivos e celebridades na internet que promovem personagens com padrões de beleza irreais.”

    Pronto, aqui temos a ideia central desse parágrafo, logo a problematização:
    -> “(…) *Dessarte, fica nítido* o seu objetivo de incitar a idealização de um corpo ou de um rosto perfeito *na sociedade*, *o que favorece um cenário de desordem,*” “(…)*visto que*, à medida que muitos indivíduos não diferenciam do que pode ser alcançado sem causar malefícios e do que é impossível, doenças psicológicas, como a depressão e a ansiedade, ou alimentares, como a anorexia ou a bulimia, se tornam *fatores* mais *frequentes no corpo social dominado pela busca de algo indeterminado*.”
    OBS: entre ** é a parte que modifiquei.

    Depois de tudo isso, vamos fechar retomando a ideia central (a mídia é patrocinado da idealização) e conectando-a, de forma mais sintética, com as ideias intermediárias.
    “(…) Logo, quando se observa o panorama supracitado, vê-se que a mídia atua como impulsionadora do *ideal de perfeição* e negligencia o bem-estar do cidadão, o que reverbera negativamente no meio coletivo e, por isso, tal postura de descaso é inconcebível para a manutenção da harmonia social.”
    É só um exemplo.
    ________________

    DESENVOLVIMENTO 02:
    Outrossim, (*os*) indivíduos com baixa autoestima é outro fator que influencia na dificuldade de uma resolução para o problema****. Tal como na série do serviço de “streaming” Netflix “13 Reasons Why”, em que uma jovem com problemas***** de autoaceitação comete suicídio por diversos motivos, sendo um desses (* é aconselhável usar dois pontos) não conseguir se ver nos padrões de beleza da sociedade. Não distante do ambiente fictício, pessoas que já possuem distúrbios mentais ou baixa confiança em si são os sujeitos que tendem a ser facilmente influenciados pelos padrões de beleza irrealistas, pelo fato de não gostarem de seu corpo ou de seu rosto, podendo ocasionar em consequências mais graves como na representada em “13 Reasons Why”.

    — Bem desenvolvido, mas precisamente: “por que eles, as pessoas que possuem baixa estima de si mesmos, dificultam a resolução do problema?” O que foi desenvolvido aqui foi que eles atuam como “consequência” do problema. Não peguei a premissa de dificuldade na resolução dessa problemática que foi proposta na introdução desse parágrafo.
    ________________

    CONCLUSÃO:
    Portanto, torna-se necessário criar medidas estratégicas capazes de alterarem (*alterar) esse cenário. Para isso, é preciso que o Ministério da Saúde (*Agente), junto com os meios de comunicação, crie campanhas de auto conscientização (*s/ o auto) acerca dos padrões de beleza idealizados (*Ação). Essas campanhas devem ter como público alvo a população mais jovem ou com problemas em relação a (*à) aparência, demonstrando as consequências e maneiras de descobrir se o indivíduo precisa procurar ajuda profissional (*Detalhamento da ação). Assim, será possível reduzir a exigência dos padrões de beleza (*Detalhamento do Efeito).

    AGENTE – Quem criará campanhas? O Ministério da Saúde e os meios de comunicação.
    AÇÃO: O que o MS e os meios de comunicação irão fazer para intervir nesse impasse? Irão criar campanhas de conscientização acerca dos padrões de beleza idealizados.
    MEIO: Por meio de quê eles hão de fazer isso? Quais são os meios que vão usar? …
    EFEITO: Por que eles fariam isso? Com que objetivo? “Demonstrando as consequências e maneiras de descobrir se o indivíduo precisa procurar ajuda profissional.”
    Detalhamento: Como eles vão fazer isso? “Essas campanhas devem ter como público alvo a população mais jovem ou com problemas em relação a aparência…”

    •••|•|•••

    Vamos lá!

    C1 – 160pts: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

    C2 – 200pts: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.

    C3 – 160pts: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, fazendo uso de um projeto de texto com poucas falhas, em defesa de um ponto de vista.

    C4 – 160pts: Presença constante de elementos coesivos, poucas repetições.

    C5 – 160pts: Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

    Somando, então, temos: 840pts!

    PS: Sou inexperiente, mas espero ter ajudado em alguma coisa ;3

    • 1
  2. Boa tarde!

    A incansável busca por padrões de beleza idealizados pela sociedade tem como causa diversos fatores(1)que intensificam o problema. Contudo, as consequências dessa busca podem trazer diversos problemas(2) tanto para o indivíduo como para a sociedade. Desse modo(3), os padrões de beleza patrocinados pela mídia e a falta de autoestima de uma parcela da população são os principais fatores que resultam nas consequências do problema.

    Na introdução, há algumas repetições de palavras. ( sociedade, diversos, consequências)
    1: que diversos fatores são esses?
    2: que diversos problemas são esses?
    3: Essa última frase ficou repetitiva com o texto acima e o uso do conectivo está incorreto.

    Sugiro que implemente o problema em vez de colocar pronomes indefinidos, como por exemplo, a palavra “diversos”, para que o leitor fiquei preso ao texto.

    Sob esse viés, evidencia-se que a mídia se comporta como uma grande influenciadora nos *padrões de beleza*. Isto é, em músicas, filmes, programas televisivos e celebridades na internet que promovem personagens com *padrões de beleza* irreais, tendo como principal característica a idealização de um corpo ou de um rosto perfeito. (À medida que muitos indivíduos não diferenciam do que pode ser alcançado sem causar malefícios e do que é impossível)1, doenças psicológicas, como a depressão e a ansiedade,(2) ou alimentares, como a anorexia ou a bulimia, se tornam mais comum em uma sociedade que busca esses *padrões de beleza* idealizados.

    Muita repetição da palavra “padrões de beleza”. Sugiro ver alguns sinônimos referentes para não perder ponto em sua redação.
    1: Essa frase ficou estranha
    2: não precisa dessa vírgula

    Outrossim, indivíduos com baixa autoestima é outro fator que influencia na dificuldade de uma resolução para o problema. Tal como na série do serviço de “streaming” Netflix “13 Reasons Why”, em que uma jovem com problemas de autoaceitação(1) comete suicídio por diversos motivos, sendo um desses não conseguir se ver nos padrões de beleza da sociedade. Não distante do ambiente fictício, pessoas que já possuem distúrbios mentais ou baixa confiança em si são os sujeitos que tendem a ser facilmente influenciados pelos padrões de beleza irrealistas, pelo fato de não gostarem de seu corpo ou de seu rosto, podendo ocasionar em consequências mais graves como na representada em *“13 Reasons Why”*.

    Gostei desse parágrafo pois na sua introdução você fala sobre a falta de auto estima e agora você explica sobre.
    1: o correto é “auto aceitação”
    *: Há outra repetição, retomando o que já foi escrito acima.

    Sua conclusão está ótima, gostei da sua intervenção. Há apenas mais uma repetição de “padrões de beleza”.

    C1:400
    C2:600
    C3:600
    C4:400
    C5:800
    DIVIDE O TOTAL POR 5 E TERÁ A NOTA:
    560

    • 1
  3. Olá! Achei que a correção seria melhor pelo Google Docs, mas se quiser envio os comentários aqui. Deixei tudo explicadinho no link abaixo…
    Bons estudos! ^-^
    https://docs.google.com/document/d/1PSEeEb5ptuGUD2WVqV_ByFD3siH-mB4uQwwI6uD91-I/edit?usp=sharing

    NOTA:
    CI: 180
    CII: 200
    CIII: 140
    CIV: 180
    CV: 200
    TOTAL=900

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.