O filósofo francês Jean-Paul Sartre defende que cabe ao ser humano escolher seu modo de agir, pois este seria livre e responsável. No entanto, observa-se a irresponsabilidade de parte da sociedade no que concerne à busca de seus indivíduos em enquadrar-se sob padrões de beleza idealizados, sem analisar as consequências perversas desse ato. Nesse contexto, percebe-se que a presente situação reflete um cenário desafiador, intensificado tanto pela má influência midiática quanto pela insuficiência educacional.
Em primeiro lugar, nota-se que a irresponsabilidade das mídias sociais é um impasse latente no problema. A esse respeito, o sociólogo Pierre Bordieu explica que o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nessa lógica, a mídia age de maneira pouco democrática no que refere-se à abordagem dos padrões de beleza em suas redes, visto que, constantemente esta impõe determinados fenótipos corporais idealizados, aceitos por uma parcela da sociedade, como sendo a regra, fazendo com que haja um extremo preconceito social para com aqueles indivíduos que não se enquadram nesse conjunto de características previamente definidas.
Além disso, a inefetividade do sistema educacional é outro fator preocupante. Sob esse enfoque, o livro “Vidas secas” narra a trajetória de Fabiano, um homem que, desprovido de uma formação escolar adequada, apresenta dificuldades em expressar-se socialmente. Nessa perspectiva, a obra de Graciliano Ramos ilustra a realidade de muitos brasileiros, posto que o sistema de ensino tradicional por vezes é omisso a respeito da abordagem das consequências em buscar padrões de beleza idealizados, resultando no despreparo desses indivíduos na questão da capacidade de pensar criticamente em redação à temática. Desse modo, para que as vivências do personagem Fabiano permaneçam apenas na ficção, é preciso que as escolas evoluam.
Portanto, faz-se imprescindível intervir nessa problemática. Nesse sentido, cabe ao Ministério da Educação promover o debate no meio social no que tange às consequências advindas da busca por padrões de beleza idealizados pelas pessoas, por meio da divulgação de palestras informativas, ministradas por especialistas, nos meios de comunicação em massa, a fim de formar na população um pensamento crítico e bem fundamentado acerca da questão. Em paralelo, é preciso agir sobre a inércia das escolas que influi sobre o problema. Assim, espera-se, com efeito, tornar a sociedade mais responsável.
Ótima redação.
todos os repertórios são pertinentes e produtivos.
Só faltou o fechamento buscando a primeira citação da introdução.
metralhou com conectivos!
final:980
c1: 200
c2: 200
c3: 200
c4: 180 – projeto de texto, lembre-se de retomar a citação na conclusão (texto cíclico).
c5: 200
Anne02021
Olá, sou estudante tbm, mas vou tentar ajudar com base nos meus estudos, ok?
Bom, sua redação está ótima, utilizou os conectivos de forma adequada, fez bom uso de repertório e poucos desvios gramaticais. Parabéns!!
C1)Domínio da escrita formal em língua portuguesa: 200
Domínio excelente da escrita formal em português. Pequenos erros gramaticais ou de convenções são aceitos excepcionalmente.
C2) Compreensão do tema e aplicação das áreas de conhecimento: 200
Apresenta uma argumentação consistente, com repertório sociocultural e um domínio excelente do texto dissertativo-argumentativo.
C3)Capacidade de interpretação das informações e organização dos argumentos: 200
Defende um ponto de vista com informações, fatos e opiniões de forma consistente e organizada, configurando autoria.
C4) Domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação: 160
Tem um repertório diversificado de recursos de coesão, articulando bem o texto, apresentando poucas inadequações.
—> Indico utilizar fechamento crítico.
C5)Capacidade de conclusão com propostas coerentes que respeitem os direitos humanos: 200
Consegue apresentar proposta detalhada, coerente e relacionada à argumentação desenvolvida na redação
TOTAL:960
Laysaa0
Olá, tudo bem?
A sua redação está muito boa, direta e objetiva. Você soube desenvolver o tema e posicionar a sua tese de modo claro e direto.
– Sua introdução está ótima, assim como o restante dos parágrafos.
Busque melhorar apenas em algumas pontuações e a conclusão
parabéns!!
Deyse33
olá. não sou muito boa em correção, mas vou tentar ajudar.
sua introdução esta muito bem estruturada, com repertorio e tese. muito bem construído.
seu primeiro paragrafo parece um desenvolvimento coringa, mas isso não tira pontos ou algo assim. se for o caso, tome cuidado sempre que usar.
mas os dois parágrafos estão ótimos, com uma boa estrutura e ligados.
você usa muito bem os conectivos.
não vejo erros de gramaticas também.
sua conclusão resta completa também
c1-200
c2-200
c3 – 180
c4-200
c5-200
LaísAlm
Na intro:
-” No entanto, observa-se a irresponsabilidade de parte da sociedade no que concerne à busca de seus indivíduos em enquadrar-se sob padrões de beleza idealizados”
À BUSCA DE SEUS INDIVÍDUOS, vc já disse que era “parte da sociedade” e, se são parte da sociedade, seria óbvio que vc está se referindo a cidadãos, pessoas, indivíduos. Logo, não há motivos pra repetir. Creio ser suficiente apenas —–> ” No entanto, observa-se a irresponsabilidade de parte da sociedade no que concerne à busca incessante* em enquadrar-se nos padrões de beleza idealizados.”
* coloquei “incessante” apenas para passar a ideia de intensidade
no D1:
– Ótimo, incrível a forma como vc abordou o problema da mídia e legitimou isso com um posicionamento sociológico. Muito completo, teve argumentação e legitimador, juntamente com repertório. Parabéns.
no D2:
– Ótimo, perfeito, assim como no D1 vc foi capaz de trazer argumentação e legitimador. Agora, pessoalmente falando, eu nunca li o livro (pretendo ler) mas se Fabiano, em decorrência da falta de educação, tem dificuldade de se expressar SOCIALMENTE, isso não necessariamente se relaciona com a “falta de noção” das pessoas em buscar os padrões estéticos. Claro, assim como vc falou, essa omissão da instituição de ensino realmente traz consequências, só não sei se esse Fabiano seria um bom exemplo a ser dado, diante da questão discutida.( Bom, isso é algo mais pessoal, não necessariamente interfere na sua redação, que por sinal está um chuchu )
na Conclusão:
– Conclusão perfeita! Não sei se com vc, mas comigo sempre bateram muito na tecla de que “conclusão deve ter os cinco elementos e blá blá blá…) Bom, eu não consegui identificar os cinco elementos de maneira eficiente (em parte porque não me lembro quais são, acho que agente, detalhamento, fim… essas coisas). Mas na sua conclusão tudo ficou muito bem, explicado e objetivo, além de ótima proposta de intervenção.
– eu reforçaria a ideia de responsável, na última linha, para reforçar ainda mais sobre o que estamos falando, algo como >>” sociedade mais responsável e ciente das consequências em buscar padrões de beleza idealizados”, repetiria mesmo! para dá na cara do corretor que eu entendi a proposta, mas o seu está ótimo,
Finalizando…
Cara, sua redação está incrível, eu não tenho formação acadêmica superior ou algo do tipo, muito menos propriedade para falar de qual nota no ENEM vc ganharia. Contudo, vc escreve muito bem, consegue expor suas ideias de forma clara, sempre usando conectivos que dão continuidade ao texto, sempre de forma objetiva. Sensacional, acho que renderia uma ótima nota para o ENEM ou qualquer outro vestibular. Continue assim, vc está no caminho certo.
Parabéns, não consegui identificar algum erro gramatical, tudo perfeito!
Olá, tudo bem? Sou estudante também e gostaria de dar minha opinião sobre sua redação.
Introdução ótima, com repertório convincente e bem estruturado para o que vem a seguir nos desenvolvimentos
Desenvolvimento (1 e 2) – Conectivos interessantes e muito bem encaixados, junto com os exemplos e as teses (em especial, adorei a utilização de “Vidas Secas” como exemplo, é um livro que gosto muito de ver sendo relacionado nas redações, irei tentar utilizá-la na minha se possível rsrs.
Conclusão – Fechando bem os arcos construídos.
Continue treinando sempre em busca de melhorar ainda mais, parabéns! :D