Iniciante

Consequências da busca pelos padrões de beleza idealizados

  • -3

Desde a Grécia antiga, o conceito de beleza passa pelo processo de idealização, como é visto em estátuas clássicas. Nesse contexto, devido a atual realidade, vinculada à tecnologia, é explícita a busca crescente pela conquista do padrão de beleza hodierno, essa que é responsável pelo desenvolvimento de inúmeras doenças e o super enriquecimento da indústria cosmética. Desse modo, é de suma importância o debate acerca da problemática ante aos malefícios que essa causa.

A princípio, é evidente a normalização da beleza ao longo da história. Posterior à Grécia antiga, a célebre Vênus de Willendorf é uma estatueta que mostra a mulher vista como ideal no período da pré-história. Paralelo a isso, hodiernamente, diante da chamada Modernidade Líquida do sociólogo Z. Bauman, essa em que, devido as rápidas mudanças, há a valorização de coisas supérfluas, como a aparência. Além disso, atrelada a tal realidade, a forte presença da tecnologia e da mídia é responsável pela exposição cada vez maior de imagens idealizadas de corpos e rostos, o que leva a grande comparação por parte do indivíduo. Logo, é explícita como a adversidade é mantida.

Resultado disso, é notório o desenvolvimento de diversas enfermidades. Baixa autoestima, ansiedade e depressão são frutos da supracitada comparação, como evidenciam pesquisas. Ademais, distúrbios alimentares, como bulimia e anorexia são decorrentes do doentio processo. Ainda, a busca incessante pelo padrão estabelecido causa o crescimento exacerbado do mercado de cosméticos haja vista a demanda crescente de produtos e procedimentos estéticos, botox e cirurgias plásticas, por exemplo. Dessa maneira, são vistos os resultados da procura pelo padrão de beleza idealizado.

Em suma, é imprescindível a adoção de medidas ao visar a extinção da problemática. Urge, assim, da mídia acompanhada aos dirigentes de redes sociais, a propagação de campanhas publicitárias que refutam a ideia de padrão por meio da diversidade de corpo e rosto como modelo. Outrossim, deve, a partir do Ministério da Educação, a inserção de palestras nas escolas sobre o autoaceitação, para diminuir o ato de comparação. Isso posto, a idealização da beleza ficará somente no passado.

Compartilhar

1 Correção

  1. O português está excelente. Analise se toda a redação aqi, cabe em uma folha de redação do enem, pode ter ficado maior.
    Na conclusão, nao tente colocar como resolução do problema conscientização da sociedade, corretores não gostam muito disso, e todos sabemos que nao adianta em nada. Conquanto, o resto, está muito bom. 880.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.