Consequência da evasão escolar para a sociedade brasileira

  • 0

Segundo o ex-presidente da África do sul, Nelson Mandela, “A educação é a arma mais poderosa que você usa para mudar o mundo”. Sob essa perspectiva, fica evidente a importância de uma base escolar na vida do ser humano, contudo, no cenário contemporâneo do país, ainda existe a problemática da evasão escolar. Logo, essa barreira dificulta na inserção do homem no ambiente de trabalho, já que é mais comum pessoas escolarizadas  conseguirem ingressarem em serviços.

A princípio, vale ressaltar que um dos principais motivos que levam a evasão escolar na adolescência, é a necessidade de arrumar um emprego para ajudar nas despesas da casa. Com isso, o ser humano acaba não conseguindo conciliar o trabalho com a escola, e acaba deixando os estudos para se dedicar ao ofício. Destarte, não possuir uma boa bagagem de estudo e conhecimento, geralmente acarreta na dificuldade da introdução do homem no âmbito ocupacional.

Ademais, é possível observar na novela brasileira “O outro lado do paraíso” a personagem de uma mulher que resolve ensinar adultos que não possuem formação escolar. Em suma, a ficção retrata o que muito acontece no mundo hodierno: pessoas que não terminaram os estudos por causa da evasão escolar. Dessa forma, mesmo com políticas voltadas para minimizar essa problemática os resultados são insatisfatórios, necessitando de mais atenção.

Portanto, partindo do pressuposto de que as consequências da evasão escolar é árdua, faz-se necessário que o Governo associado ao Ministério da Criança e do Adolescente, por meio de verbas governamentais, implante nas escolas uma campanha de incentivo à vida acadêmica, buscando explicitar a importância da formação escolar na vida do indivíduo como vantagem para conseguir empregos. Dessa maneira, o Brasil irá progredir em direção a um futuro mais humano e mais justo.

Compartilhar

3 Correções

  1. gostei da forma que você escreve, mas senti falta de repertório sociocultural. Gostei dos conectivos usados.

    Tem alguns erros, repetindo o que falou como:
    “pessoas que saíram do colégio cometeram evasão escolar”

    Não sou profissional e ainda tô aprendendo aqui.
    Bons estudos :)

    • 1
  2. Oi tudo bem?

    Gostei bastante da sua forma de escrita, seu texto é bem coeso tendo uma progressão clara dos acontecimentos mas senti falta de alguns repertórios socioculturais e o desenvolvimento concreto da sua redação. Vou fazer uma analise dos parágrafos quanto a isso, com base na minha opinião, lembrando que não sou nenhum tipo de profissional na área.

    Introdução – Achei um ótima contextualização começar ao citar Nelson Mandela, embora ache melhor deixa-la para o paragrafo de argumentação, pois assim poderá relaciona-la com a situação brasileira (aqui deixo claro que a situação pode ser qualquer uma relacionada a evasão escolar, desde a marginalização da criança a problemas futuros no ingresso no mercado de trabalho), sempre gosto de iniciar a redação com uma alusão cultural sobre filmes, series ou livros para depois representar o problema fora da ficção, mas aqui você é livre para escolher qual preferir, de novo, muito bem pela contextualização!
    Acho que seria interessante trazer já na introdução os motivos que levam a evasão escolar, mas apenas de maneira rápida pois seu foco aqui são as consequências e não os motivos.
    O final do seu primeiro paragrafo ficou um pouco “fraco”, acho que ficou muito solta as informações dando um tom muito casual para o paragrafo.

    Desenvolvimento 1 – Aqui senti muita falta de um dos aparatos argumentativo (histórica, cultural, de autoridade…) para dar embasamento a sua argumentação, dando uma conotação de senso comum para o seu texto, o que nunca é desejado em uma redação.

    Desenvolvimento 2 – Nesse paragrafo você apresenta uma alusão cultural para o problema supracitado, o que é muito bom. Contudo aqui você cometeu um leve erro

                  “pessoas que não terminaram os estudos por causa da evasão escolar”

    Se a pessoa cometeu evasão escolar imediatamente você já relaciona isso com o fato de ela não terminar os estudos, isso não é uma consequência da evasão escolar mas sim sua definição. Além disso, seria interessante a inserção de alguma outra consequência da evasão escolar neste paragrafo.

    Conclusão – Na conclusão senti falta de uma retomada a um argumento já citado na redação para “ligar” todo seu texto.

    Como já havia dito, sua redação apresenta uma boa coesão, sugiro apenas o estudo de argumentos e a revisão da estrutura do texto para melhorar a escrita!
    Minha nota seria de 620

    Bons estudo!!! :D

    • 1
  3. Olá, tudo bem?
    Eu não sou profissional na correção, mas vou tentar te ajudar com o que eu sei.

    Competência 1: Domínio da norma padrão da língua portuguesa.
    Evite usar gerúndios.
    Nota: 100

    Competência 2: Compreensão da proposta de redação.
    Na introduçao você poderia ter trabalhado mais, utilizando as palavras chave do tema, por exemplo.
    Nota: 100

    Competência 3: Seleção e organização das informações.
    A redação ENEM pede para trazer repertórios socioculturais nos desenvolvimentos, ou seja, você precisa trazer algum conhecimento de outras áreas do conhecimento. Por exemplo: abordar a citação de um filósofo, trazer um conteúdo de alguma matéria que tenha a ver com o tema.
    Nota: 80

    Competência 4: Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto.
    Nota: 200

    Competência 5: Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos.
    Você tráz os 5 itens, mas é importante retomar o primeiro parágrafo ou algum repertório que você trouxe.
    Nota: 120

    Total: 600

    Bons estudos!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.