Ao refletir de que o país tem uma lacuna de desigualdade social,obtém-se vários fatores para o abandono dos estudos pelos jovens sem condição de se manter nas escolas, desde à pobreza ao ensino que de certa forma não ajuda os estudantes em sua caminhada acadêmica. E assim como paulo Freire disse:”Se à educação sozinha não transforma à sociedade, sem ela tampouco a muda.”E entorno deste pensamento tal qual mostra como à falta de direcionamento e apoio são motivos que levam os jovens à buscarem outros caminhos como fontes de independência fora da educação, tendo também à pressão dos pais ou responsáveis para que logo eles façam algo que realmente traga resultados imediatos fazendo com que à escola seja algo inútil.No entanto que haja programas que direcionam aqueles cidadãos que não terminaram seus estudos a chance de recomeçar novamente com estudos noturnos ou cursos rápidos ainda é notório a falta de encorajamento à essas pessoas que se sentem desanimados ou conformados a viver assim, aumentando a evasão e decisão de que a educação não vale à pena. Ademais, cabe ao Ministério da Educação com parceria de (ONGS) na criação de programas dentro e fora da escola também instruir professores que sejam capacitados com aulas de reforço e orientação ao mercado de trabalho e universidades. Complementando com a ajuda do Governo Federal na distribuição de material escolar e melhoria de transporte. Conclui-se que é preciso que o país busque trazer visibilidade e dedicação total à educação de todos.
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MariaEduardaGP
Oi moça, tudo bem? Eu gostei da ideia geral do teu texto, porém, são necessárias algumas mudanças.
O padrão de redação Enem é o dissertativo-argumentativo, é onde você expõe e defende o seu ponto de vista. Essa redação é estruturada em parágrafos , sendo preferível, de acordo com alguns professores, 1 paragrafo de intro, 2 de desenvolvimento e 1 de conclusão.
Então, primeiramente, é necessária a organização da estrutura do teu texto e das tuas ideias.
Você, também, precisa de atenção quanto ao estudo de gramatica e ortografia.
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Oiiii!!!
Boa noite 🌃☺️🌹
Tudo bem? Espero que sim 🙂😃
Primeiramente, gostaria de dizer que ainda sou iniciante, e por sendo tal não posso dizer muito sobre sua redação e nem afirmar com plena certeza que as informações abaixo estão corretas, espero a compreensão e agradeço desde já por ela.
Você escreve muito bem porém, seu texto não está escrito no modelo dissertativo argumentativo combrado pelo Enem, entretanto, com um pouco mais, de estudo e prática você chega lá.
Além disso, percebi muitos erros de virgula na sua redação irei citar alguns :
Há uma vírgula entes de “assim”, pois é uma conjunção conclusiva.
Há vírgula apos ” no entanto”, pois é um conectivo.
Além disso, sua redação possui algumas partes que não fazem sentido parece que ficou faltando alguma palavra ou ficou estranha a forma como escreveu veja alguns casos abaixo:
Como por exemplo, deveria haver alguma palavra antes do “que” pois ficou sem sentido, pode ser uma palavra como “para”
Acho que ficaria melhor “direcionem”
Ademais, seu texto não possui parágrafos, o que pode ser mal visto pelo corretor que pode lhe tirar pontos, além disso, falta o detalhamento na sua conclusão, além disso, tente usar mais conectivos, principalmente no início de parágrafos e períodos, e também tente utilizar uma dados estatísticos ou repertório sociocultural.
Bem é isso gostaria apenas de acrescentar que seu texto está muito bem escrito porém, pode melhorar ainda muito, aconselho a estudar mais, estrutura de redação além, de vírgula, crase, e acentuação, coerência, regência e ortografia.
IsadoraWelzel
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 80/200
Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 80/200
Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 100/200
Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 120/200
Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 120/200
Nota final: 500
Obs: Estruturalmente, é necessário que o texto esteja dividido em parágrafos para a melhor compreensão de suas ideias. Além disso, seu texto está relativamente pequeno e com muito potencial de aprimoramento e melhor desenvolvimento. Tome cuidado, revise regras básicas de pontuação, ortografia, crase e transitividade verbal. Além disso, nota-se a falta de algumas palavras/expressões para que o texto faça sentido. Para alcançar uma boa nota, é importante citar pelo menos uma alusão ou conhecimento de mundo em cada parágrafo. Em relação à proposta de intervenção, falta um maior detalhamento e uma retomada contextualizada da tese, de modo a garantir o fechamento da sua linha de raciocínio que guiou sua argumentação ao longo do texto.
LuizHBP
Olá. Acredito que ficou um pouco distinto da estrutura de um texto dissertativo-argumentativo, mas está quase lá. Continue assim.
Por exemplo, senti falta dos parágrafos organizados. Na introdução, foi bom que colocou o núcleo, mas faltou algum repertório sociocultural, como série, livro, citação, filme, etc.
Jffgg
Oi espero ajudar l.
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O básico para uma redação modelo Enem:
4 parágrafos (separados) 》Introdução, Desenvolvimento 1, D2 e Conclusão.
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Sua redação tem esses 4, mas tudo junto, um colado no outro, isso te tiraria bastamte pontos na C2 e C3 avalia a organização e a progressão textual e no seu texto não isso. Vc também afirma varias coisas sem colocar dados que comprove o que vc esta afirmando como vc fala que o ensino não ajuda no processo acadêmico.
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Sua redação tem erros de escrita como “refletir de que o país tem” refletir que (seria o certo).
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A sua conclusão tem que ter uma proposta de intervenção. Ela tem, mas esta incompleta o que te tiraria 40 pontos.
》
Davidhw17
Boa noite, espero que esteja tudo bem!
Você consegue ter uma boa fluência na escrita e isto é muito bom tendo em vista que a grande dificuldade dos candidatos é não conseguir por no papel o que esta na mente, todavia, o seu texto ao meu ver não segue o padrão dissertativo-argumentativo.
Organize melhor cada parágrafo observando as competências, o seu texto ficou inclusive curto demais. O leitor tem a impressão que você não dominou o tema ou que algumas ideias estão desconexas ao longo do desenvolvimento.
O tema poderia ser melhor trabalhado, leia mais sobre, para que compreenda melhor a proposta. A gramática também precisa de alguma atenção uma vez que o domínio da língua escrita é uma das competências e 20% da nota final dependerá disso.
Senti falta também de alguns conectivos (para dar fluidez na escrita) certos e na hora certa. É interessante você possuir um arcabouço teórico para dar fundamentação a sua argumentação (isso ajudará até na formulação da tese final).
Alguns colegas deram boas dicas acima, então tentei abordar outros pontos, más entenda que cada correção possui sua relevância e você aderindo as dicas com certeza evoluirá muito.
PS. Não sou professor de redação ou linguagens, muito longe disso.
Abraços, Isadora!
Att,
David.