Após a primeira Revolução Industrial, o deposito de lixos no ambiente urbano começou a ficar mais frequente, principalmente pelos resíduos não serem biodegradáveis. Por falta de conscientização desde essa época, refletiu-se nos dias atuais o qual pessoas estão sujando e poluindo os espaços naturais e urbanos como: praias, afetando diretamente os animais e ruas, afetando diretamente o modo de escoamento de água nas áreas urbanas.
Alguns cientistas, nos dias atuais, refletem a ideia de estarmos vivendo em uma nova Era Geológica, devido ao fato dos seres humanos estarem modificando diretamente o planeta Terra. Semelhantemente, essa modificação feita pelos humanos não é algo positivo, visto que uma dessas mudanças é a poluição nas praias que como consequência acaba gerando um problema na vida dos animais no local. Um exemplo disso é as tartarugas marinhas, em que o depósito de canudos, feito pelos humanos, nas praias afetam na vida do animal o qual ao ingerirem o material de plástico acabam morrendo por intoxicação.
Ademais, é notável a percepção em um mal planejamento das cidades, desde seu inicio até os dias atuais, em relação à distribuição de esgoto com uma estrutura sanitária não muito efetiva. No Brasil, de acordo com o IBGE, estimula-se que aproximadamente metade da população não tem um sistema sanitário de escoamento de água. Isso, adicionando ao descarte de lixo, gera problemas urbanos causada pela chuva, em que em muitos lugares acabam ficando alagados, podendo gerar doenças e mortes.
Portanto, com a falta de conscientização das pessoas desde a Revolução Industrial é necessário que medidas sejam tomadas para que se possa reverter essa situação. Nesse caso, cabe ao Ministério da Educação o investimento em campanhas publicitárias e escolas – com palestras e teatros -, para que se possa conscientizar as pessoas, mostrando os impactos que elas possuem em regiões públicas, como as praias. Também é dever do Ministério da cidade que invista em saneamento básico para a população, assim reduzindo os riscos causados pela chuva e a propagação de doenças.
RubimSchmidt
Bom dia/tarde/noite :)
(Sou apenas alguém como você, em busca de conhecimento. Portanto, absorva as criticas nesse contexto e tire suas conclusões.)
~Já adianto que não compreendi o tema da redação, era sobre a importância da conscientização? Problema do lixo?~
[Introdução]
O repertório utilizado ficou muito vago, fica difícil compreender como ele se conecta com o tema: Por que o aumento da quantidade de lixo no ambiente urbano é consequência da Revolução industrial? E como esse problema se configura no Brasil contemporâneo?
Falta-te um projeto de texto que seja estruturado desde a introdução: Onde está a tese? Não fica explícito a sua opinião sobre o assunto.
{Dicas:} Tente detalhar mais a sua introdução, fazendo paralelos entre o repertório utilizado com a realidade do Brasil atual. Não se esqueça de encaixar a sua tese no fim do parágrafo, formulando as opiniões que serão desenvolvidas nos parágrafos de desenvolvimento.
(deposito = depósito); (refletiu-se nos dias atuais = o verbo “refletir” no pretérito não se comunica com o texto, sugiro: reflete-se); (o qual = o pronome é indevido por não ter uma conexão anterior que faça sentido).
[Desenvolvimento 1]
Falta de conectivo introdutório
Citação imprecisa: “Alguns cientistas”. Quais cientistas?
Conectivo “semelhantemente” é inadequado, preferível conectivo de ênfase: “De certo”, “Por certo”, “Certamente”.
Falta, no contexto geral do parágrafo, uma relação com o tema da redação. Onde se encontra a conscientização?
(“Gerando um problema”: Gerando problemas, no plural, é recomendável.) (“é as tartarugas marinhas”: São as tartarugas marinhas); (“pelos humanos, nas praias afetam”: pelos humanos nas praias, afetam. Repare na vírgula); (“ao ingerirem”: ao ingerir. Está sendo feita uma referência á “animal”, no singular.).
[Desenvolvimento 2]
Bom uso do conectivo;
Repertório bem colocado;
(“é notável a percepção”: redundância.); (“problemas urbanos causada”: problemas urbanos causados.).
[Conclusão]
Alguns erros de coesão e gramática
De que Modo/Meio a proposta será posta em prática?
{Dicas} Recomendo que crie apenas uma proposta, mas bem desenvolvida. (É melhor do que criar duas propostas incompletas);
Trabalhe mais no Detalhamento e na apresentação do Modo/Meio.
Obrigado pela atenção, e nunca desista dos seus sonhos, você consegue!!
*NOTAS*
Competência 01: 120 pontos
Competência 02: 120 pontos
Competência 03: 80 pontos
Competência 04: 120 pontos
Competência 05: 160 pontos
TOTAL: 600 Pontos.
Kl43
Olá!
INTRODUÇAO: E perceptível sua capacidade de relacionar alusões históricas com o tema abordado, no entanto, sua tese não ficou explicita no texto, proporcionando uma dificuldade em entendimento do seu desenvolvimento. Mas também, preste atenção nas palavras utilizadas o uso de redundâncias ,repetição das palavras , vai fazer vc perder pontos.
DESENVOLVIMENTO: Escolha melhor seus argumentos para o seu texto e tente fazer sempre uma revisão usando a cartela do Enem. outra coisa.
CONCLUSAO: De acordo com a cartilha do Enem, sua redação não esta ruim ,mas falta alguns agente necessários para obter nota máxima nessa competência sendo: efeito e detalhamento. Todavia, com tudo isso continue praticando acredito que será capaz de chegar ao 1000 pontos na redação.